O Mac OS X inclui alguns recursos de captura de tela muito úteis e poderosos. Por padrão, o uso das ferramentas de captura de tela do Mac coloca a imagem capturada na área de trabalho ou em outro diretório definido pelo usuário. Às vezes, no entanto, você deseja usar imediatamente essa captura de tela em outro aplicativo, como editá-la no Photoshop ou compartilhá-la via Mail. Nesses casos, a criação do arquivo de captura de tela é simplesmente uma etapa desnecessária no processo de obter a captura de tela em seu destino final.
Uma solução para esse arquivo intermediário é a capacidade do Mac de salvar uma captura de tela capturada na área de transferência, onde pode ser colada diretamente no aplicativo desejado sem a necessidade de criar e colocar o arquivo na área de trabalho. A boa notícia é que essa funcionalidade extra também é incorporada diretamente no Mac OS e usa uma modificação simples dos já conhecidos atalhos de captura de tela do Mac. Aqui está como isso funciona.
Copiando uma captura de tela do Mac para a área de transferência
Para salvar a captura de tela do Mac na área de transferência, e não em um arquivo na área de trabalho, a chave mágica é Control (exibida em alguns teclados antigos do Mac como ⌃ ). Você simplesmente pega um atalho de teclado de tela existente e adiciona Controle à mistura.
Por exemplo, o atalho de teclado para capturar a tela inteira é Shift (⇧) + Command (⌘) + 3 . Pressionar essa combinação de teclas captura a tela inteira e coloca a imagem como um novo arquivo PNG na área de trabalho. No entanto, se você usar Control (⌃) + Shift (⇧) + Command (⌘) + 3, nada aparecerá na área de trabalho e, bem, nada parecerá acontecer. Mas se você abrir um aplicativo que aceite uma imagem colada, como Páginas, e tentar colar o conteúdo da área de transferência ( Command + V ), verá a captura de tela.
Este truque da área de transferência também funciona com outros tipos de captura de tela, incluindo Seleção ( Controle (⌃) + Shift (⇧) + Comando (⌘) + 4 ) e Janela ( Controle (⌃) + Shift (⇧) + Comando (⌘) + 4 + Barra de espaço ). Ao se ajustar a esse novo atalho, lembre-se de adicionar a tecla Control à mistura.
Pressionar a tecla Control juntamente com as outras teclas de atalho comuns é um pouco estranho do ponto de vista do posicionamento dos dedos, mas descobrimos que é fácil ajustar com um pouco de prática. O benefício de aprender essa abordagem é que você pode levar sua captura de tela mais rapidamente para o aplicativo correto, economizando tempo, especialmente se você fizer muitas capturas de tela ao longo do dia. Como bônus, esse método também mantém a área de trabalho livre de desordem! Se você precisar salvar a captura de tela do Mac em um arquivo, é claro, sempre poderá abrir mão da tecla Control, conforme necessário.
Personalize os atalhos de captura de tela do seu Mac
Se você gosta da idéia de salvar uma captura de tela diretamente na área de transferência, mas odeia ter que contorcer os dedos para alcançar as teclas necessárias, pode aproveitar a excelente função de mapeamento de teclado do Mac para criar seus próprios atalhos de captura de tela.
Basta ir até Preferências do sistema> Teclado> Atalhos . Selecione Capturas de tela na lista do lado esquerdo da janela e você verá as opções de captura de tela do Mac e suas combinações de atalhos de teclado padrão no lado direito.
Encontre o atalho do comando de captura de tela que você deseja modificar e clique duas vezes no atalho listado à direita. Agora, pressione a nova combinação de teclas que você deseja associar ao comando. Por exemplo, você pode deixar os atalhos normais em paz, mas altere os "salvar na área de transferência" para Control + Shift + 3/4 . Como alternativa, se você acha que usará o método da área de transferência com mais frequência do que o método de arquivo, poderá alternar as combinações, tornando o modificador Control aplicável apenas ao método de arquivo. Certifique-se de verificar se a combinação de atalhos desejada não é usada por outro aplicativo. O OS X avisará você com um triângulo de alerta amarelo se o atalho digitado já estiver em uso, mas o sistema operacional não pode ser responsável por todos os aplicativos de terceiros.
Depois de fazer as alterações, basta fechar a janela Preferências do Sistema e continuar com as capturas de tela! Se você quiser saber mais sobre como tirar capturas de tela do Mac, consulte nosso guia completo para obter dicas sobre como alterar o formato do arquivo, a nomeação e muito mais.