Os usuários inteligentes do Windows colocam todos os arquivos em sua pasta de usuários porque, afinal, é para onde eles devem ir. Documentos, planilhas, arquivos baixados, fotos, vídeos e outros devem ser armazenados na pasta de perfil da mesma maneira que em uma pasta de usuário UNIX ou Linux.
(E se você está se perguntando, sim, o próprio Desktop conta como está fisicamente dentro da pasta de usuário do Windows.)
Supondo que você tenha sido um bom doobie e colocando seus arquivos na pasta do usuário como deveria estar fazendo, um comando 7-Zip de uma linha pode fazer backup dessa pasta inteira para facilitar o arquivamento.
Nota importante: Se você tem uma tonelada de arquivos na sua pasta de usuário, pode dividir em volumes do tamanho de DVD. Consulte Opções de volume abaixo.
Etapa 1. Feche qualquer programa aberto e inicie o 7-zip (ou instale o 7-Zip, se você não o tiver).
Etapa 2. Inicie um prompt de comando (deve ser 'Executar como administrador' se estiver usando o Vista ou 7).
Etapa 3. Digite CD% PROGRAMFILES% \ 7-Zip e pressione Enter.
Etapa 4. Digite 7z a -r -t7z backup.7z% USERPROFILE% e pressione Enter.
Etapa 5. Um monte de texto começará a voar pela janela do prompt de comando, pois ele arquiva tudo. Isso pode demorar um pouco. Aguarde até terminar.
Etapa 6. Depois de concluído, digite MOVE backup.7z% USERPROFILE% \ Desktop e pressione Enter. O arquivo concluído será movido para a área de trabalho e, a partir daí, você poderá copiá-lo para onde desejar.
Opções de volume
Se você tem uma tonelada de arquivos em sua pasta de usuário que deseja dividir em volumes do tamanho de CD ou DVD, isso é feito simplesmente adicionando a opção -v à linha de comando.
Para volumes do tamanho de CD:
7z um backup -r -t7z -v700m.7z% USERPROFILE%
Para volumes do tamanho de DVD5:
7z um backup -r -t7z -v4700m. 7z% USERPROFILE%
Observe que isso resultará em vários arquivos começando com backup.7z.001, backup.7z.002 etc., portanto, você precisará alterar a maneira como executa a etapa 6 acima.
Em vez de usar o MOVE backup.7z, você usa o MOVE backup *. *.
A linha completa seria backup MOVE *. *% USERPROFILE% \ Desktop . Dependendo de quantos arquivos foram criados, você pode acabar com um monte de arquivos compactados na área de trabalho (especialmente se você usou volumes do tamanho de um CD).
A maneira de abrir uma divisão por volume é colocar todos os arquivos em uma única pasta e, em seguida, usar o gerenciador de arquivos 7-Zip para abrir o arquivo 001. A abertura desse arquivo revelará o conteúdo de todo o arquivo.
Fazendo backup de um monte de porcaria que você não queria fazer backup?
Bem, é por isso que essa é uma maneira rápida e suja de fazer backup de um perfil de usuário do Windows. Esse método arquiva tudo dentro da pasta de perfil para incluir algumas coisas inúteis.
Você pode acelerar o backup excluindo propositalmente o cache do navegador para todos os navegadores que você usa antes de criar o arquivo morto.