velocidades Wi-Fi em breve poderá facilmente ultrapassar no nível do consumidor rede com fio, de acordo com a fabricante wireless Quantenna Communications. A empresa esta semana revelou planos para lançar um novo chipset Wi-Fi em 2015 que pode chegar a um máximo teórico de 10 gigabits por segundo, quase oito vezes mais rápido do que a velocidade máxima teórica oferecida pelo 802.11ac atual implementações Wi-Fi.
A Quantenna planeja atingir essas novas velocidades com a introdução de um projeto de oito antenas de entrada múltipla / saída múltipla (8 × 8 MIMO). Muitos dos roteadores e dispositivos 802.11ac de hoje suportam apenas 3 × 3 MIMO, para um total de cerca de 1.3Gbps (com cerca de 4 × 4 MIMO projetos atingindo 1.7Gbps). novo 10 gigabit de Quantenna Wi-Fi ainda apoiará 802.11ac, mas o seu aumento do número de antenas, bem como de design e melhorias de eficiência, resultará em largura de banda drasticamente mais rápido.
Tal avanço será especialmente importante para pequenas empresas e consumidores. Atualmente, a rede com fio padrão atinge o máximo de 1Gbps Ethernet. existem opções mais rápida de redes, tais como 10-gigabit Ethernet (10GbE) e Thunderbolt, mas eles são ou custo proibitivo no caso do primeiro, ou limitada a curtas distâncias no caso deste último. Uma opção sem fio que oferece largura de banda muito superior à atual Ethernet de 1 Gbps seria, portanto, significativa para aplicativos de rede doméstica e empresas.
A desvantagem? O chipset futuro planejado pela Quantenna será muito sedento de poder para suportar dispositivos móveis, movidos a bateria. Também é provável que ser caro no início, por isso, enquanto a empresa tem planos para a tecnologia para, eventualmente, transformá-la em dispositivos direcionados ao consumidor, à espera de ver a primeira ou duas rodadas de produtos voltados diretamente para clientes corporativos.