Anonim

Os discos rígidos evoluíram continuamente nos últimos anos, assim como os aplicativos e softwares que executamos em nossos computadores. Como usuário de Mac, existem apenas algumas coisas mais aterrorizantes do que receber a caixa de notificação de que você está ficando sem espaço no disco. Mas agora o armazenamento gratuito é conhecido como Purgeable no macOS Sierra.

Antecipando essa necessidade, a Apple atualizou seu MacOS Sierra com um recurso especial, projetado para redefinir a noção de “espaço livre” e a maneira como um dispositivo Mac avaliaria seu espaço livre disponível.

Mas essa mudança é realmente para o melhor? Esse recurso oferece mais espaço livre na unidade? Vamos ver como funciona e o que outros usuários têm a dizer sobre isso, agora que eles têm a chance de testar o macOS Sierra que pode ser removido.

A diferença entre espaço removível e espaço livre no macOS Sierra

Como você já deve saber, existem alguns lugares diferentes onde você pode verificar o espaço livre disponível para armazenamento de dados no seu MacOS:

  • Você pode definir suas preferências do Finder para mostrar esse recurso, simplesmente ativando “Mostrar informações do item” diretamente no painel “Exibir opções” com o Command-J;
  • Você pode ativar a barra de status e ela deve exibir o espaço livre disponível na parte inferior da janela;
  • Você pode acessar o menu Apple, vá para "Sobre este Mac" e toque na guia "Armazenamento";
  • Você pode ir para a janela "Desktop" ou "Computer" com "Command-Shift-C" ou "Computer" e clicar em "Get Info" ou executar o Command-I;
  • Você pode até ativar o Siri no seu MacOS Sierra e pedir para informar quanto espaço livre você ainda tem disponível.

Algumas das mudanças ocorridas no novo MacOS Sierra estão relacionadas a algumas das funções acima. Por exemplo, ao acessar a guia "Sobre este Mac", você notará uma reformulação significativa:

Além de obter mais informações sobre o que você tem no seu disco…

  • Você também tem mais detalhes sobre os aplicativos e processos que estão consumindo a maior parte do seu espaço.
  • Você pode obter informações privilegiadas surpreendentes sobre como o backup do iTunes ou o GarageBand está destruindo seu espaço.
  • Além disso, existe esse botão "Gerenciar" que você pode usar, sentado acima do lado direito do gráfico, de onde você pode agir e liberar mais espaço.
  • Por último, mas não menos importante, a área irritante e sem noção do gráfico de armazenamento, anteriormente rotulada como "Outro", agora se foi.

No entanto, a guia "Sobre este Mac" também é onde você pode ver, cara a cara, os dois itens controversos: espaço livre para armazenamento de dados, marcado com branco; e espaço purgável, também rotulado com branco, mas com um padrão cinza extra na diagonal.

A noção de armazenamento gratuito não deixa espaço para confusão, pois simplesmente define a área do seu disco rígido onde não há absolutamente nada armazenado. O espaço purgeable do macOS Sierra, por outro lado, é uma história totalmente diferente.

Simplificando, este define as áreas do seu disco onde você armazenou arquivos que também possui em outro lugar; ou arquivos que você raramente usa. Mesmo que você tenha movido alguns arquivos na nuvem, eles permanecerão para ocupar esse espaço chamado de eliminação, até que o sistema operacional precise desse espaço para outra coisa. Enquanto isso, todos os arquivos estão à sua disposição:

  • Fontes grandes e mal usadas;
  • Dicionários que você não está mais usando;
  • Até os vídeos, músicas ou filmes que você já ouviu ou assistiu

… há realmente muita coisa que você pode encontrar lá.

Em poucas palavras, o espaço purgável do macOS Sierra é onde o Mac armazena o que a Apple rotula como "descartável". Como mencionado, o sistema decidirá se e quando excluir esses arquivos, sem avisar você sobre essas decisões, apenas para liberar espaço em disco. E está fazendo isso porque você sempre pode fazer o download desses arquivos novamente, a qualquer momento depois.

O que há de novo no MacOS Sierra?

A novidade é que toda vez que você tentar ver quanto espaço livre você tem, a quantidade mostrada também incluirá o espaço removível. Se você tiver 100 GB de espaço livre e outros 100 GB de espaço purgável, será falsamente informado que você tem 200 GB de espaço livre.

O que há de tão ruim nisso, você quer saber?

É confuso. Não apenas para o usuário final, mas também para o próprio sistema. É por isso que você pode tentar fazer backup de alguns dados sem êxito - o sistema acha que você não tem espaço suficiente quando realmente o faz.

Se você ainda acha que é um problema menor, aguarde até que ele comece a incomodá-lo. Até então, sim, você poderia considerar as atualizações do MacOS Sierra inofensivas. Felizmente, você não ficará inseguro com o que resta no seu Mac.

Armazenamento purgável do macos sierra alterado do espaço livre