O Puppy Linux é uma distribuição Linux pequena (por design) que cabe facilmente em um pendrive. Se o seu computador tiver a capacidade de inicializar a partir de um pen drive (o que muitos fazem), isso poderá beneficiá-lo de várias maneiras.
1. Se o seu disco rígido falhar, você ainda tem um computador em funcionamento.
Obviamente, nenhum de nós deseja que isso aconteça, mas, caso isso aconteça, você pode simplesmente inicializar no stick até obter outro disco rígido. Você terá conectividade completa à Internet (incluindo conexão sem fio), navegação na Web, mensagens instantâneas e várias outras coisas úteis. É um sistema operacional completo de verdade.
2. Útil para laptops que possuem uma unidade óptica interrompida e nenhuma óptica baseada em USB disponível.
Nos laptops, a unidade óptica (mais conhecida como unidade de CD / DVD) geralmente é o primeiro item "grande" a falhar. E como todos sabem que tentou substituir uma dessas unidades finas, é proibitivamente caro. Mesmo que você opte por adquirir uma unidade óptica externa baseada em USB, ela ainda atingirá muito a carteira (por uma decente).
Se você tem um laptop que ainda é bom, mas não pode instalá-lo devido à unidade interrompida e à falta de opções ópticas externas baseadas em USB, o Linux em um stick salvará o dia.
3. Ótima maneira de experimentar o Linux usando um método gravável de "drive".
Quando você inicializa a partir de um LiveCD, não é possível salvar nada em nenhum lugar (de qualquer maneira, não é fácil). Com um pen drive, você pode. Você pode salvar suas configurações quando quiser, gravar arquivos e assim por diante. Muito conveniente. E barato.
O que você precisa
1. Um computador que pode inicializar a partir de um dispositivo USB.
Muitos desktops e laptops têm essa capacidade, mesmo que seu computador tenha sido fabricado há alguns anos atrás. E mesmo se você tiver um computador OEM como um Dell ou HP, ele pode ter a opção.
Por exemplo, eu tenho um Dell Inspiron 6000 mais antigo, construído em 2005. No BIOS, existe a opção de inicializar via USB.
Falando em BIOS, é aí que você precisa verificar se tem a capacidade de inicializar a partir do USB ou não. Na maioria dos computadores, você pode acessá-lo alguns segundos após a inicialização e antes do sistema operacional, pressionando a tecla Delete ou F2 (seu computador informará qual tecla pressionar para entrar em "Configuração").
Uma vez dentro do BIOS, você precisará localizar a ordem de inicialização . Normalmente, é listado como disquete (se presente), unidade de CD / DVD e disco rígido nessa ordem. Você pode modificar uma das configurações para USB, USB-HDD ou USB-FLOPPY. Se a opção estiver lá, você deseja definir isso como o primeiro na ordem de inicialização.
2. Um dispositivo USB.
Usei um Sandisk Cruzer mini de 512 MB. Você pode ficar tão baixo quanto um stick de 128 MB, mas eu não o recomendaria. Como os pendrives são tão baratos hoje em dia, você pode comprar 512 MB por menos de 10 dólares.
Como você faz
Comparado com a forma como um stick USB inicializável era no passado, o Puppy Linux o torna ridiculamente simples.
Etapa 1. Baixe o ISO do Puppy Linux.
Faça o download do Puppy Linux aqui. Eu escolhi fazer o download do puppy-4.00-k2.6.21.7-seamonkey.iso, que é a versão mais recente no momento da redação deste artigo.
Etapa 2. Usando um utilitário de gravação ISO para gravá-lo em CD-ROM.
Se estiver usando o Windows, pegue o ImgBurn para isso. Se você quiser algo mais simples, use o ISO Recorder. Ambos são gratuitos e fáceis de usar.
Etapa 3. Inicialize no Puppy Linux no seu computador.
Coloque o disco queimado e inicialize sua caixa.
Etapa 4. Dentro do Puppy, clique em “Setup” no “Puppy Universal Installer”.
Nesse ponto, basta seguir os pontos e instruir que você estará instalando em um pendrive. O sistema solicitará que você insira o stick no PC (se ainda não estiver lá), detecte, formate e particione adequadamente para torná-lo inicializável.
Sério, não fica mais fácil. Você não precisa executar o método CFDISK da velha escola de particionamento manual. O Puppy fez isso com apenas alguns cliques do mouse, depois transferiu as informações para o stick e está pronto.
Depois que você desligar o Puppy, retire o disco e inicialize no stick.
Consegui fazer isso com sucesso. Leva de 3 a 8 minutos para transferir as informações para o stick, para que a instalação seja rápida e rápida.
Usando filhote de cachorro
Como é o Puppy Linux? Muito melhor do que você pensa. É muito parecido com o Windows XP no que diz respeito à interface e isso não é uma coisa ruim.
Para quem tem laptop: o Puppy conseguiu detectar meu monitor widescreen de 15 polegadas no meu Dell Inspiron 6000 sem problemas. Ele também detectou o som e a rede facilmente. Tudo funcionou.