O telefone evoluiu bastante desde que foi inventado por Alexander Graham Bell em 1876. Passamos de máquinas bastante grandes, com operadores que precisam prendê-lo sob o capô para um retângulo que pode caber no seu bolso e fazer muito mais do que simplesmente fazer chamadas.
Por causa dessa evolução e pela facilidade e acessibilidade dos telefones celulares, muitos estão pensando em desconectar completamente o telefone fixo. Mas você deveria fazer isso?
Prós
No mundo moderno, há uma série de vantagens em abandonar o que alguns consideram o envelhecimento da tecnologia em favor de apenas ter um telefone celular. Muitas dessas vantagens são coisas aparentemente pequenas, mas certamente se somam.
Maurizio Pesce Flickr
A primeira coisa é o fato de que os usuários precisam apenas lembrar um número de telefone e ter apenas um número para fornecer. Certamente é verdade que não é tão difícil lembrar números de telefone, mas apenas ter um número de telefone para lembrar e fornecer pistas leva a outra vantagem, que talvez seja a mais importante. Esse é o fato de que, se você sempre tiver seu telefone, nunca perderá uma ligação.
Claro, outro grande motivo é o fato de os telefones custarem dinheiro. Por que um telefone que está lhe custando dinheiro quando você pode perder chamadas quando está fora? Não é incomum uma linha telefônica custar US $ 40 ou mais por mês, o que totaliza quase US $ 500 por ano. Não é uma quantia trivial, e o dinheiro certamente poderia ser melhor utilizado quando não for mais necessário pagá-lo.
Um ponto importante a destacar é que alguns podem estar preocupados em manter o número de telefone fixo quando se mudam. Em muitos casos, isso pode ser possível e algo que deve ser discutido com o seu provedor de serviços telefônico atual.
Há, no entanto, várias vantagens em ter um telefone fixo.
Contras
Uma das primeiras coisas a considerar quando se trata de um telefone fixo é quantas pessoas estão na casa. Um telefone fixo pode ser especialmente útil para pessoas com crianças com idade suficiente para ficar em casa sozinhas, mas que ainda não tenham idade para possuir seu próprio smartphone. Não apenas isso, mas se houver idosos em casa, eles podem não saber como usar um smartphone e podem preferir ter um telefone fixo para usar.
Daniel Oines Flickr
Embora exista muita conveniência quando se trata de possuir apenas um smartphone e não perder chamadas, também existem vantagens em se ter um telefone fixo. Por exemplo, muitas pessoas têm vários telefones conectados à mesma linha em toda a casa, para que, se uma chamada for recebida e o usuário estiver em outra sala do telefone principal, não haverá problemas. Aqueles com o hábito de sempre ter seu smartphone sobre ou ao redor deles não terão problemas com isso. No entanto, aqueles que tendem a colocar o telefone na mesa quando chegam em casa e o deixam lá podem.
Outro grande engodo para se tornar apenas móvel é o fato de que às vezes os celulares não têm conexão. Se você mora em uma área onde a recepção de celulares é irregular, considere manter um telefone fixo. Isso pode ser algo com o qual você pode lidar no dia-a-dia, mas, em caso de emergência, isso se torna um problema sério.
Então vem o principal motivo para manter um telefone fixo - a segurança. Os telefones celulares funcionam com baterias e, se a bateria acabar em uma situação de emergência onde a energia acabou, isso pode ser um grande problema. Não só isso, mas em uma situação de emergência em larga escala, como um tiroteio ou algo semelhante, as torres de celular podem ficar congestionadas devido à quantidade de tráfego que estão passando. Com um telefone fixo, isso geralmente não é um problema, pois os fios de cobre das linhas geralmente são enterrados no subsolo. Obviamente, se você não conseguir passar em uma emergência de larga escala, é provável que as autoridades tenham sido alertadas sobre a situação, mas ainda há algo a considerar.
Conclusões
Sou um rapaz bem jovem que não possui um telefone fixo desde que me mudei da casa dos meus pais e não tive uma situação em que senti falta de ter um. Dito isto, há muitas pessoas que não são muito boas em manter seus celulares carregados, o que pode ser um grande problema.
Minha recomendação é que, se você estiver em cima do muro, desconecte seu telefone fixo por um mês e veja como ele se sente. Se você decidir optar apenas por dispositivos móveis, mantenha o telefone carregado e talvez compre uma bateria externa para carregar o telefone em caso de falta de energia ou algo semelhante.
Você ficou completamente móvel ou mantém seu telefone fixo por enquanto? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo ou iniciando um novo tópico em nosso fórum da comunidade.