Anonim

A Microsoft anunciou que lançará seu próximo sistema operacional - Windows 10 - no final de julho deste ano. Como seus antecessores, esta versão do Windows também incluirá uma série de novos recursos, incluindo maior segurança (ou seja, suporte à autenticação de dois fatores), áreas de trabalho virtuais, um assistente digital pessoal chamado “Cortana” e o novo Microsoft Navegador de borda (também conhecido como Projeto Spartan). Você pode sobre esses recursos na página do Windows 10 da Microsoft. Uma grande coisa que a Microsoft fez nos últimos anos é disponibilizar versões de pré-visualização de seus próximos sistemas operacionais para o público experimentar. Fazer isso faz muito sentido da parte da Microsoft - quanto mais feedback a empresa puder obter sobre o sistema operacional antes do lançamento real, melhor e mais suave será a transição para usuários e clientes. O Windows 10 prova não ser exceção: a Microsoft mais uma vez disponibilizou uma versão prévia para download para o público.

Muitos de nós provavelmente estão curiosos sobre o Windows 10 e gostariam de saber se vale a pena atualizar, principalmente porque a atualização pode ser realizada gratuitamente. No entanto, nem todo mundo pode querer instalar um sistema operacional que ainda esteja em desenvolvimento em um PC que funcione de outra forma. Uma opção, é claro, seria instalar uma versão prévia em um segundo sistema que atualmente não está sendo usado, mas para aqueles de nós que não têm outro PC por perto, existe uma opção igualmente atraente (se não mais): Ao utilizar uma tecnologia de virtualização gratuita disponível da Oracle chamada VirtualBox, é possível visualizar facilmente o Windows 10 dentro de uma instalação existente do Windows sem muito tempo e esforço. Neste breve guia faça-você-mesmo, vou orientá-lo em algumas etapas fáceis para fazer exatamente isso. Continue lendo para saber mais.

Configuração do ambiente

Antes de começar, verifique se a virtualização está ativada para o seu sistema. Embora a maioria dos sistemas modernos o suporte, geralmente é desativado por padrão no BIOS. Você quer ter certeza de que está ligado (se não tiver certeza da localização da configuração, consulte o manual da placa-mãe).

Feito isso, o próximo passo é baixar e instalar todo o software necessário. Acesse o Virtualbox.org para baixar a versão apropriada do VirtualBox para o seu sistema. Por exemplo, se você já estiver usando o Windows, baixará os hosts do VirtualBox for Windows. Os requisitos mínimos do sistema para executar o VirtualBox podem ser encontrados em seu site aqui. Lembre-se de que para executar o Windows 10 com êxito, é altamente recomendável um processador com vários núcleos, 30 GB + de espaço livre no disco rígido e 8 GB de memória do sistema (2 a 4 GB grátis). Isso pode ser feito com menos, mas não será uma experiência tão boa para o usuário. Os requisitos mínimos exatos do sistema para instalar o Windows 10 podem ser encontrados no site da Microsoft aqui.

Depois que o download terminar, instale o VirtualBox e inicie o software. A tela do VirtualBox deve ficar essencialmente assim (menos as máquinas virtuais existentes no lado esquerdo que eu já configurei e instalei anteriormente).

Antes de prosseguir para as próximas etapas, fará sentido baixar também a imagem de disco da versão de pré-visualização do Windows 10. Para fazer isso, visite a página Microsoft Windows 10 Insider Preview e siga as instruções indicadas. Você precisará ingressar no Windows Insider Program se ainda não é um membro. Em seguida, prossiga para baixar a imagem de disco do Windows 10. Uma palavra de cautela: O download pode demorar algum tempo, pois a imagem do disco tem aproximadamente 3, 5 GB de tamanho.

Criando uma máquina virtual

Depois que tudo tiver baixado, você estará pronto para criar sua primeira máquina virtual. Para criar uma máquina virtual para Windows 10, inicie o VirtualBox e clique em "Novo" no canto superior esquerdo. Em seguida, você será solicitado a escolher um nome, tipo e versão para a máquina virtual. Escolha o nome que você deseja (por exemplo, Windows 10 Preview), o tipo será “Microsoft Windows” e a versão seria Windows 10 de 32 bits ou Windows 10 de 64 bits (dependendo da configuração de hardware do sistema).

Em seguida, você será solicitado a escolher a quantidade de memória para a máquina virtual. Recomenda-se 2 GB, mas eu daria mais do que isso (por exemplo, 4 GB) se o seu sistema tiver os recursos necessários.

O VirtualBox solicitará que você crie um disco rígido virtual. Você terá a opção aqui de usar um disco rígido virtual existente ou criar um novo. Como esta é a primeira máquina virtual que você está criando, escolha “Criar um disco rígido virtual agora” e deixe o VirtualBox seguir em frente com o tamanho recomendado (32 GB). Isso pode ser alterado na tela de configuração posterior.

A próxima tela solicitará o tipo de arquivo do disco rígido - o padrão (VirtualBox Disk Image ou VDI) está correto aqui. A seguir, você terá a opção de aumentar o armazenamento dinâmico da máquina virtual (ou seja, aumentar conforme a demanda por armazenamento adicional) ou ter um tamanho fixo no início. Escolha sua opção preferida e clique em Avançar. Agora você terá a opção de alterar o tamanho do disco rígido virtual. Sinta-se à vontade para aumentar ou diminuir o tamanho como desejar, mas lembre-se dos requisitos mínimos de sistema para o Windows 10.

Por fim, clique no botão "Criar" e sua máquina virtual será criada. Você será levado de volta à tela principal e sua nova máquina virtual aparecerá na barra lateral esquerda. Se você deseja ajustar configurações adicionais (por exemplo, quantos núcleos de CPU devem ser utilizados, quantidade de RAM de vídeo etc.), clique com o botão direito do mouse na máquina virtual que você acabou de criar e escolha Configurações. Lá você pode fazer as alterações desejadas.

Agora, se desejar, tente iniciar a máquina que você acabou de criar (basta destacar a máquina e clicar em "Iniciar" acima), mas não acontecerá muita coisa, pois ainda não foi instalado nenhum sistema operacional, que é o foco da próxima seção do tutorial.

Instalando o Windows 10

Nesta seção, você instalará o Windows 10 na máquina virtual que você acabou de criar. Nesse ponto, as coisas parecerão bastante familiares, pois o processo de instalação do sistema operacional é muito semelhante e a máquina virtual se torna uma camada adicional de abstração.

Supondo que a imagem de disco ISO do Windows 10 tenha terminado o download, você deverá apontar sua máquina virtual para que ela possa ser iniciada e a instalação iniciada. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse na máquina virtual que você criou, escolha Configurações. Vá para Armazenamento e clique no campo "Vazio" abaixo de Controller: IDE.

Clique no ícone do CD e selecione “Escolha um arquivo de disco virtual para CD / DVD…”. Localize a imagem de disco ISO do Windows 10 no disco rígido do seu sistema e clique em Abrir. Em seguida, clique em OK para sair da tela Configurações e iniciar a máquina virtual para iniciar o processo de instalação. Após alguns momentos do tempo de carregamento inicial, você deve agora ser recebido com a tela de instalação do Windows 10.

Vá em frente e siga o processo de instalação até o final (será essencialmente o mesmo que instalar o Windows da maneira tradicional sem uma máquina virtual). Depois de concluir a instalação, você precisará remover a imagem de disco ISO da máquina virtual (ou seja, semelhante à ejeção de um CD / DVD físico). Para fazer isso, volte para Configurações da sua máquina virtual, selecione Armazenamento e clique no ícone do CD, escolhendo a opção “Remover disco da unidade virtual”.

Uma instalação importante Nota: Lembre-se de que este é um software de pré-lançamento e, portanto, ainda pode conter bugs. O processo de instalação pode falhar inicialmente e talvez você precise tentar novamente ou escolher opções diferentes durante a instalação para que as coisas funcionem.

Iniciando o Windows 10

Depois que o processo de instalação do Windows 10 for concluído, a máquina virtual deverá reiniciar uma última vez e, em seguida, solicitar uma tela inicial / de login semelhante à mostrada abaixo.

Em seguida, efetue login com as credenciais fornecidas durante a instalação e comece a desfrutar da sua cópia de pré-visualização do Windows 10!

Observe que, para desligar a máquina virtual, você deve seguir o mesmo procedimento normalmente para desligar o Windows (ou seja, através do menu Iniciar). Para iniciar o Windows 10 novamente, basta selecionar a máquina virtual dentro do VirtualBox e clicar em "Iniciar". Por último, mas não menos importante, a desinstalação do Windows 10 é bastante direta - tudo o que você precisa fazer é excluir a máquina virtual criada dentro do VirtualBox.

Com isso dito, espero que você tenha gostado deste rápido tutorial do tipo Faça Você Mesmo sobre como visualizar o Windows 10 usando o VirtualBox. Agora que você tem o Windows 10 em funcionamento, quais são as suas impressões sobre o próximo SO? Você planeja atualizar em julho? Deixe-nos saber compartilhando seus pensamentos e comentários abaixo ou em nosso fórum da comunidade.

Visualizar o Windows 10 usando o VirtualBox