Anonim

Se você é como a maioria dos consumidores de música atualmente, há uma boa chance de você ter mudado das bibliotecas pessoais do iTunes para serviços de streaming como Spotify, Google Play Music ou Apple Music. Esses aplicativos, nos últimos anos, explodiram em popularidade, devido às opções gratuitas de streaming de música que aplicativos como o Spotify fornecem para reduzir a pirataria de música que correu desenfreada pela indústria ao longo dos anos 2000. E embora as ofertas do Spotify ou do Google possam ser fáceis, baratas e convenientes para a maioria dos ouvintes, há um argumento a ser argumentado de que, em 2017, a melhor maneira de ouvir música ainda é manter o controle de sua própria biblioteca local. Atualmente, a maioria dos smartphones (exceto, principalmente, a linha Pixel do Google) possui slots para cartões microSD que permitem armazenamento barato e expansível e uma maneira fácil de localizar todas as suas músicas em um só lugar.

Consulte também o nosso artigo Como bloquear um número e chamadas de spam no Android

Se você passou horas e horas de sua vida criando meticulosamente a biblioteca perfeita do iTunes - tags, descritores de álbuns, talvez até letras coladas em seus metadados -, talvez você não esteja pronto para migrar para a nuvem. Nesse caso, você precisará de um ótimo media player para acompanhar sua coleção - e para onde mais recorrer, exceto o Poweramp, um dos aplicativos de música mais antigos e confiáveis ​​disponíveis na Play Store. Embora você possa saber exatamente o que está entrando com o Poweramp, especialmente se você foi um dos primeiros a adotar o Android, sempre há a possibilidade de não saber exatamente o quão realmente esse aplicativo é cheio de recursos. Então, sente-se, coloque alguns fones de ouvido de qualidade e baixe a versão de avaliação gratuita do Poweramp. É hora de dar uma olhada em um dos aplicativos de música mais robustos disponíveis no Android.

Aparência

O visual das ações do Poweramp é, com toda a justiça, bastante datado. A maioria dos aplicativos de música modernos apresenta algum tipo de design de material, o tema central do Android desde 2014. Em comparação com um aplicativo como o Google Play Music ou o Pulsar, o aplicativo parece que geralmente pertence ao Gingerbread. A boa notícia para aqueles de nós que preferem aplicativos focados em design: o Poweramp também possui um mecanismo de tema embutido no aplicativo. Pessoalmente, não esperei muito tempo para instalar uma capa grátis focada em material no meu player. A capa que escolhi ofereceu opções de material claro e escuro, e fez um bom trabalho para que o aplicativo parecesse muito mais moderno. Não é perfeito - você não encontrará menus de navegação deslizantes ou outras opções de material - mas as cores e os ícones no Poweramp foram atualizados e certamente pareciam melhores do que tinham anteriormente. Uma pesquisa rápida na loja do Google Play revelará dezenas de temas gratuitos ou de baixo custo disponíveis para a plataforma, e eu não poderia estar mais feliz. A maioria dos temas não faz muito além de recolorir o aplicativo, mas isso pode ajudar bastante a fazer o Poweramp parecer um aplicativo criado para 2017. Também é importante notar que o Poweramp 3 está atualmente em teste alfa e você pode fazer o download a versão mais recente dentro das configurações do aplicativo Poweramp atual. Embora ele inclua vários recursos novos, incluindo um mecanismo de áudio reformulado e suporte para plugins de terceiros, o visual real do aplicativo permanece o mesmo.

Navegando no aplicativo

Infelizmente, achei que navegar no aplicativo era um saco misto. Por um lado, o aplicativo parece desconsiderar uma das principais regras do Android: o botão voltar sempre deve enviar você de volta à tela anterior. No caso do Poweramp, no entanto, o botão Voltar é frustrantemente inconsistente. Na tela Em execução, pressionar o botão Voltar envia-me para minha tela inicial. Para voltar à minha biblioteca de músicas, tenho que clicar no canto esquerdo de quatro botões no canto superior direito da tela. Quando estou lá, o aplicativo me dá a opção de selecionar músicas em um navegador de arquivos ou na minha biblioteca, com uma visão mais semelhante ao iTunes em todos os meus álbuns. Se eu estiver nesta tela, pressionar para trás leva minhas costas para a tela Em Execução. Da mesma forma, clicar de volta nas configurações internas funciona como pretendido. Não tenho dúvidas de que passar algumas semanas com o Poweramp como meu único music player me daria tempo para me acostumar com as funções e a navegação do aplicativo, mas os leitores devem saber que as primeiras duas horas explorando o aplicativo podem resultar em experiências frustrantes de navegação .

Há um pouco de uma curva de aprendizado para saber exatamente qual ação desencadeia o quê. Por exemplo, para editar os metadados de um álbum, você não pode simplesmente pressionar e segurar a arte do álbum. Você precisa inserir o álbum e pressionar uma música para encontrar a opção de informações. A partir daí, você pode editar cada música individualmente, mas, como você pode imaginar, isso transforma as edições em massa em um processo lento. Eu adoraria ver as informações do álbum editando a partir do Poweramp no futuro, talvez na versão completa do Poweramp 3.

Suporte a arquivos, recursos e equalizadores

Aqui é onde chegamos ao pão com manteiga sobre o que o Poweramp é realmente bom. O aplicativo suporta quase todos os tipos de arquivos baseados em áudio que você poderia esperar, desde arquivos .mp3 e .m4a padrão (m4a é o tipo de arquivo comum encontrado na loja iTunes), a tipos de arquivos de ponta, incluindo suporte sem perdas através de .flac (no Windows) e .aiff (no Mac). Qualquer que seja o tipo de arquivo da sua biblioteca, você pode quase garantir que o Poweramp não tenha problemas ao reproduzi-lo.

Além do amplo suporte do Poweramp para tipos de arquivos, também é um aplicativo carregado de recursos bonitos. Na tela Reproduzindo Agora, você pode obter acesso à maioria dos melhores recursos do Poweramp. Por um lado, possui um ótimo equalizador, com várias predefinições para seu prazer auditivo. As opções de baixo, por exemplo, realmente fizeram o baixo se destacar no “untitled 03” de Kendrick Lamar sem abafar as letras de Lamar, enquanto habilitar o rock predefinido durante “Ball and Biscuit” do The White Stripes trouxe notas na fenda da guitarra do White I ' não tenho certeza de ter notado ao ouvir a pista no meu carro. Ambas as faixas permaneceram limpas e sem distorção ao usar o EQ. Foi impressionante, e cada predefinição também é editável individualmente. Você pode encontrar absolutamente uma configuração de que gosta, esteja ouvindo alto-falantes ou fones de ouvido.

Ao lado do equalizador, você encontrará algumas opções de tom e volume, incluindo um botão de volume virtual (caso você não queira usar o seu controle de volume), uma opção para tocar música no modo mono (útil se você quiser para compartilhar fones de ouvido com alguém próximo a você) e um botão de equilíbrio. Esses recursos não são tão avançados quanto o equalizador, mas são úteis - especialmente em telefones que não têm opções para reprodução mono ou se seus fones de ouvido ficam desequilibrados.

Pressionar o botão de menu no canto superior direito exibirá opções de predefinições, configurações de exibição e muito mais. Nem tudo aqui vale a pena mencionar, então, em vez disso, destacarei algumas características únicas que você não encontrará em todos os jogadores. Por um lado, há um temporizador. Outros jogadores têm isso, mas eu realmente gosto de ter um acessível na tela Em Execução. Para usar o mesmo recurso no Google Play Music, por exemplo, você precisa minimizar a música atual, deslizar a gaveta de navegação, acessar as configurações e encontrar o temporizador. O Poweramp também é um pouco mais rico em recursos do que o do Google - por exemplo, permite selecionar a música final a ser tocada até o fim, de modo que, se você estiver tentando adormecer, não se afaste do repentino desaparecimento de som. Vindo de alguém que usa música e podcasts para adormecer quase todas as noites, adoro ter essa opção disponível. Outra ótima opção oculta no menu é a busca de letras; no entanto, a menos que as letras já estejam escritas nos metadados da faixa selecionada, você precisará instalar o Musixmatch, um aplicativo separado, para utilizar o recurso de maneira eficaz. Felizmente, o Musixmatch é um download gratuito.

Claro, também vale a pena observar o que o aplicativo não faz: você não pode baixar músicas para ele na nuvem, como no Google Play Music ou no Apple Music. Esse é um caso estritamente conectado, como a forma como você gerenciava a música quando todos possuíam um iPod. Você não encontrará nenhuma estação de rádio on-line, como a que conseguiria com o Pandora, e definitivamente não assinará uma assinatura mensal de streaming de música, como poderia com o Spotify. Para algumas pessoas por aí, isso pode ser uma coisa boa, permitindo que o Poweramp forneça um aplicativo utilizável e rico em recursos sem ficar atolado com o conteúdo adicionado que você simplesmente não precisa nem deseja. Para outros, no entanto, isso pode ser um pouco trabalhoso em 2017 para colocar música no seu telefone. O consumidor médio só quer ouvir música de suas bandas favoritas e, se termos como taxa de bits ou metadados não significam muito para você, é melhor procurar um aplicativo como o Spotify.

Ouvindo música

Obviamente, todos os recursos e configurações do mundo não importam se um aplicativo de música não é bom para o que se destina: tocar música. Felizmente, para aqueles que procuram um aplicativo de música sólido, o Poweramp oferece muito dinheiro. Os recursos que detalhei acima - suporte especificamente robusto a arquivos - tornam o Poweramp um sonho, se tudo o que você precisa é de um aplicativo de música local com um conjunto de recursos avançados e opções de skin sólidas disponíveis.

Para testar o mecanismo de áudio do Poweramp, testei-o com três álbuns diferentes: A Moon Shaped Pool do Radiohead, Kendrick Lamar sem título e sem título e o clássico Elephant , do The White Stripe. Nos três casos, usei duas cópias separadas dos álbuns - uma do iTunes, rodando entre 192kb / se 320kb / s, dependendo do álbum, e outra em formato .flac, extraída de um CD, rodando em qualquer lugar entre 700 e 900kb / s. Se você nunca ouviu arquivos sem perdas antes, saiba que a diferença na qualidade do áudio realmente depende da qualidade dos alto-falantes ou fones de ouvido que você está usando para ouvir música. Por exemplo, tocar música sem perdas através do alto-falante no meu Galaxy S7 edge não soa diferente dos arquivos compactados com perdas que recebi do iTunes. Lembre-se também de que os arquivos sem perda são descompactados, o que significa que uma única música normalmente pesa megabytes de dois dígitos, enquanto que os arquivos com perda são tipicamente de 4-6 megabytes, dependendo da duração da música.

Com esse jargão técnico fora do caminho, eis o que eu pensei em ouvir música: foi realmente muito bom. Ouvindo um par decente de fones de ouvido da Sony, eu poderia dizer, sem dúvida, a diferença entre os dois tipos de arquivo. Especificamente no caso do Radiohead, notei vários aspectos diferentes de músicas que não encontrei anteriormente ao ouvir através de alto-falantes Bluetooth ou ao dirigir. E como observei anteriormente sobre The White Stripes, o trabalho de guitarra nesse álbum realmente se destaca quando se ouve sem perdas. Eu adoraria conferir algo como o Icky Thump ou o primeiro álbum solo de White no aplicativo também. Uma coisa que observarei: o álbum de Kendrick parecia mais nítido em .flac, mas a diferença entre os dois simplesmente não era tão grande quanto no caso do White Stripes ou do Radiohead. Suspeito que isso ocorra porque o álbum é, como o título deixa claro, desmascarado , e não porque o aplicativo não conseguiu lidar com hip-hop pesado com baixo.

Outra coisa que notei: as notificações interrompem a música, em vez de simplesmente diminuir o volume, como o Google Play Music. Isso pode ser alterado nas configurações em Áudio, mas como está desativado por padrão, considerei interessante.

Custo

O Poweramp tem uma avaliação gratuita, por isso, se alguma coisa mencionada acima o interessar no aplicativo, eu realmente sugiro que você vá ao aplicativo. O julgamento não é suportado por anúncios e nenhum dos recursos está bloqueado por um paywall, por isso é uma ótima maneira de se acostumar ao aplicativo se você estiver interessado em usá-lo, mas hesitar em gastar todo o dinheiro. A versão desbloqueada do aplicativo custa US $ 3, 99, mas é isso. Não há custo mensal ou anual, você nunca verá um anúncio e, de acordo com a descrição do aplicativo no Google Play, não precisará pagar mais pelo Poweramp 3.0 quando ele finalmente sair do modo alfa.

Pensamentos finais

Poweramp é, sem surpresa, não perfeito. O aplicativo não segue as diretrizes modernas de design do Android, pode ser um pouco exigente em seus controles e não possui o mesmo tipo de conveniência que os aplicativos de música baseados em nuvem oferecem. Mas, se você ainda não está pronto para deixar sua biblioteca do iTunes para trás ou possui uma grande quantidade de arquivos de áudio sem perdas que não deseja perder, não há um melhor tocador de música por aí do que o Poweramp. É bem suportado, customizado e repleto de recursos, e custará apenas uma taxa única de US $ 3, 99, sem compras ou aplicativos no aplicativo em qualquer lugar. Se você não está pronto para mudar para o streaming, o Poweramp é onde você quer estar.

Poweramp para android revisão