Um popular ajuste oculto da interface do usuário para o Mac OS X não funcionará mais no próximo OS X Mavericks. “Flat” pode ser o princípio do design por trás do iOS 7, mas os usuários de computadores de mesa ficarão presos ao Dock 3D pelo menos no próximo ano.
Quando a Apple introduziu um efeito 3D para o OS X Dock no OS X 10.5 Leopard de 2007, os usuários encontraram rapidamente um comando Terminal para restaurar a aparência 2D tradicional. Embora a aparência exata dos modos 3D e 2D do Dock tenha variado desde então, o mesmo comando sempre funcionou, incluindo o OS X Mountain Lion.
Mas quando a Apple lançou o OS X Mavericks na WWDC em junho, os desenvolvedores relataram que o comando surpreendentemente não funcionou, deixando o Dock preso no modo 3D quando configurado para ser exibido na parte inferior da tela. Não ficou claro se a mudança foi permanente ou se foi apenas o resultado do status "beta" inicial do Mavericks. Com o lançamento da versão Golden Master do sistema operacional para os desenvolvedores na semana passada, ficou claro que a ineficácia do venerável comando do Terminal 2D chegou para ficar.
O Dock 2D nunca foi uma opção oficial de interface de usuário pós-OS X Tiger, mas muitos usuários, incluindo a equipe do TekRevue , preferiram o visual como mais estruturado e definido em comparação com a versão 3D. Os usuários do Mavericks ainda podem ter um Dock 2D, mas precisam fixá-lo no lado esquerdo ou direito da tela. Não está claro por que a Apple decidiu desativar a opção em seu próximo sistema operacional, mas com os rumores de uma nova reformulação do iOS 7 para o sucessor do Mavericks, os usuários poderão ver novamente uma Dock 2D em algum momento no futuro.