O Plex, o popular serviço de mídia, foi originalmente projetado para permitir aos usuários gerenciar e reproduzir facilmente seus próprios arquivos de mídia existentes, de filmes caseiros a coleções de música digital e cópias extraídas de seus Blu-rays e DVDs. E enquanto o Plex se destaca nessa tarefa, sempre faltava um componente-chave que impedia que ela fosse uma verdadeira solução de corte de cabo: TV ao vivo .
Felizmente, essa deficiência foi sanada nos últimos anos, com o Plex introduzindo um recurso de DVR pela primeira vez no final de 2016, antes de adicionar um componente de TV ao vivo completo no ano passado. O Plex Live TV se integra diretamente à sua biblioteca de mídia existente e oferece alguns recursos muito interessantes, embora existam várias advertências e problemas ainda hoje, mais de um ano após o seu lançamento inicial.
Porém, após testar extensivamente o recurso nos últimos meses, sentimos que os benefícios do Plex Live TV superam seus poucos problemas para muitos usuários que procuram cortar o fio. Continue lendo para ver a Plex Live TV e por que achamos que ela deve fazer parte da configuração de qualquer cortador de cabo.
Requisitos de TV ao vivo Plex
Embora o Plex Media Server e muitos de seus clientes de reprodução sejam gratuitos, a empresa restringe determinados recursos e funcionalidades aos assinantes pagos do Plex Pass, e o Live TV é um desses recursos restritos. Os preços do Plex Pass variam de US $ 14, 99 por três meses a US $ 39, 99 por um ano. Há também uma opção "Lifetime" atualmente com preço de US $ 119, 99 e, ocasionalmente, a Plex anuncia descontos especiais para associações ao longo da vida com preços tão baixos quanto US $ 74, 99. Como assinante pago do Plex Pass por muitos anos, acho que os benefícios valem bem o custo, mas você precisará pesar seus próprios usos planejados do Plex em relação ao preço da assinatura do Plex Pass, pois é improvável que um recurso como o Live TV escapará do paywall tão cedo.
Além do Plex Pass, você também precisará de algum hardware para usar o Plex Live TV e DVR, especificamente um sintonizador de TV e antena (para transmissões pelo ar) ou um sintonizador compatível com cabo e alimentação ativa para cabo sinais. Observe, no entanto, que o Plex não é compatível com os sinais de TV a cabo criptografados que são cada vez mais comuns nos Estados Unidos; portanto, você pode não receber todos os seus canais se seguir esta rota.
O Plex mantém uma lista de sintonizadores de TV compatíveis, com opções de várias empresas, incluindo HDHomeRun, AVerMedia e Hauppauge. Em nossos testes, estamos usando um HDHomeRun, especificamente o HDHomeRun Connect Duo, que é um modelo de dois sintonizadores. Os preços dos sintonizadores de TV variam de US $ 50 a US $ 150 para as opções de sintonizador quad-high-end. Você precisará de um sintonizador para cada transmissão simultânea ao vivo ou gravada, portanto, leve isso em consideração ao escolher um dispositivo.
Quanto às antenas, o Plex e o seu sintonizador de TV funcionarão com qualquer antena digital, basta escolher uma que seja poderosa o suficiente para receber os canais locais desejados. Devido a fatores como elevação, obstáculos naturais e artificiais e materiais de construção, você não saberá ao certo se uma antena específica funcionará para você até você experimentá-la, mas um bom lugar para começar é o AntennaWeb. Usando a calculadora de recepção do site, você pode digitar seu endereço e ver uma localização mapeada na localização e distância de suas torres de transmissão local. O site também recomenda certas classes de antenas com base no tamanho e na potência que você provavelmente precisará para ajustar um canal específico. Novamente, não é um cálculo perfeito, mas fornece um bom ponto de partida para encontrar a antena certa.
Se você quiser pausar e gravar a TV ao vivo, precisará do Plex Media Server configurado com acesso ao armazenamento adequado, como as unidades internas do computador que está executando o software do servidor, um disco rígido externo, ou um NAS. A quantidade de armazenamento depende de quanto você planeja gravar. Para muitos usuários, uma simples unidade externa de 1 TB pode ser suficiente, enquanto os viciados em TV podem querer considerar algo mais robusto. Se você já está usando o Plex para a mídia local, deve estar pronto. Mas os novos no Plex vão querer levar em consideração o custo potencial de armazenamento.
Por fim, o Plex Live TV exige que seu dispositivo Plex Media Server seja capaz de transcodificar. Se o servidor estiver sendo executado em um PC, Mac ou NAS de ponta superior, você provavelmente estará bem (supondo que seja suficientemente poderoso). No entanto, alguns dispositivos NAS de extremidade inferior não suportam transcodificação.
Portanto, para recapitular, para usar o Plex Live TV e o DVR, você precisará:
- Plex Pass
- Sintonizador de TV compatível
- Antena digital
- Armazenamento adequado
- Plex Media Server com capacidade de transcodificação
Pode parecer uma grande lista, mas muitos usuários atuais do Plex provavelmente já possuem a maioria dos componentes necessários.
Configurando o Plex Live TV
O site da Plex possui instruções detalhadas para adicionar TV ao vivo e DVR ao seu Plex Media Server existente, mas a configuração básica é simples. Depois de instalar o sintonizador de TV e conectar a antena, basta iniciar a interface da Web Plex e vá para Configurações> Gerenciar> TV ao vivo e DVR .
O assistente de configuração deve detectar automaticamente o seu sintonizador e orientá-lo no processo de instalação, incluindo a busca de canais, a configuração da sua localização e o download dos dados do guia de programação.
Após o download de todos os dados do guia, você encontrará seus canais de TV ao vivo acessíveis na seção TV ao vivo e DVR da interface da Web Plex, ou qualquer cliente Plex que suporte TV ao vivo.
Além de navegar e assistir a transmissões ao vivo, você pode selecionar qualquer lista de guias para ver mais informações sobre o programa ou agendar uma gravação, como uma única vez para uma exibição ou como uma programação contínua para gravar todos os episódios desse programa. Você pode configurar o Plex para armazenar suas gravações em sua própria biblioteca separada ou armazená-las na sua biblioteca de programas de TV existente.
Essa última opção pode ser particularmente útil porque permite integrar a mídia local existente com gravações de TV ao vivo. Digamos, por exemplo, que você possui e copiou a primeira temporada de um programa de TV e importou esses arquivos para sua biblioteca Plex. Se esse programa ainda estiver transmitindo episódios novos ou sindicalizados, você poderá configurar o Plex para gravar todos os episódios ausentes desse programa que, com o tempo, preencherão pelo menos as temporadas que faltam na sua biblioteca de programas de TV existente.
O Plex também oferece recursos comuns encontrados nos DVRs decodificadores tradicionais, incluindo a capacidade de gravar gravações iniciando uma gravação programada antecipadamente ou continuando a gravar por um número definido de minutos após o término programado (particularmente útil para a gravação de eventos esportivos). Há também um recurso que tentará detectar e remover automaticamente comerciais de suas gravações. Isso pode ser incrivelmente útil, mas também nem sempre é preciso em sua detecção comercial, por isso você corre o risco de remover o comercial estranho ou potencialmente remover parte do programa real devido a um falso positivo.
Felizmente, existe a opção de integrar scripts personalizados ao processo Plex DVR, para que você possa configurar sua própria codificação e gerenciamento de pós-processamento ou integrar uma remoção comercial mais avançada por meio de ferramentas como MCEBuddy.
Menos que perfeito
No geral, o Plex Live TV e o DVR são fáceis de configurar e usar, e podem ser personalizados de maneiras que o tornam bastante poderoso. Mas ainda existem algumas desvantagens que podem tornar essa solução frustrante para alguns usuários.
A primeira questão é que o guia de programação no estilo de grade visto nas capturas de tela acima não está disponível para a maioria dos clientes Plex. Em vez disso, você verá um layout em estilo de pôster exibindo os programas que estão no momento e aqueles com base na categoria que serão exibidos em breve.
Essa é uma maneira única de visualizar os dados do guia de programação, e alguns usuários podem até preferir, mas eu e muitos outros com quem conversamos preferimos fortemente o layout da grade tradicional. A falta de um layout de grade para o guia foi inicialmente devido a uma questão de patente que cobria esse design, mas Plex aparentemente elaborou um arranjo que permite que eles usem o guia de estilo de grade. Infelizmente, apenas três clientes suportam o layout da grade até o momento: Plex Web, Apple TV e Android TV. A Plex prometeu expandir esse recurso para clientes adicionais, mas faz meses que não há progresso nessa área. Portanto, se você estiver usando um dos clientes mencionados, você se sentirá em casa. Caso contrário, você pode ficar parado explicando o guia incomum de programação em estilo de pôster para amigos e familiares até que Plex finalmente adicione o recurso.
O segundo problema que encontramos com o Plex Live TV é a troca lenta de canal. Como sua outra mídia Plex, você pode transmitir a TV ao vivo remotamente para seus dispositivos compatíveis, mas mesmo na rede local, descobrimos que a alternância entre os canais de TV ao vivo levava muito tempo. Em dispositivos como o Roku e o Apple TV, a troca de canais pode levar até 10 segundos. No Plex Web, a troca inicial era muito mais rápida, mas o fluxo era interrompido ou gaguejava por vários segundos, tornando o tempo total entre a troca de canais e a capacidade de assistir a algo não muito melhor.
Esse atraso na troca de canais provavelmente será uma das maiores frustrações que você encontrar, especialmente para aqueles que vêm de cabos tradicionais. Não é o fim do mundo, e depois que você sintoniza o canal desejado, tudo fica bem, mas o atraso torna o processo de "navegação de canal" bastante impraticável.
Plex TV ao vivo e cabo
Como mencionado anteriormente, o Plex suporta sinais de cabo, mas apenas aqueles que não são criptografados. Uma alternativa potencial ao tradicional cabo ou satélite é o HDHomeRun Premium TV, um serviço de streaming por assinatura recentemente lançado. Como outros serviços, como o DirecTV NOW ou o YouTube TV, o HDHomeRun Premium TV transmite canais a cabo pela Internet. Ao contrário desses outros serviços, no entanto, a oferta HDHomeRun se integra ao hardware do sintonizador de TV da empresa e, portanto, é compatível com o Plex.
Embora o serviço não exija Plex e funcione com uma variedade de aplicativos, ele também se integra muito bem ao Plex e fornece acesso a esses canais a cabo premium, juntamente com os canais locais sem fio. Você pode navegar, assistir e gravar os canais a cabo da mesma forma que faria com um canal sem fio, além de transmiti-los remotamente. A única desvantagem é que a qualidade da imagem, embora certamente aceitável, é um pouco menor do que alguns serviços de streaming concorrentes e sinais tradicionais de cabo e satélite.
Por US $ 35 por mês, a HDHomeRun Premium TV é atualmente a melhor maneira de manter todas as suas mídias gravadas e ao vivo contidas em um único aplicativo.
Conclusão
Quando cortamos o fio há vários anos, eu não tinha solução para a TV ao vivo, supondo que a nossa grande biblioteca Plex existente fosse suficiente. Mas minha esposa e eu rapidamente percebemos que ocasionalmente perdíamos a conveniência da TV ao vivo para coisas como notícias e esportes. Tentamos alguns serviços de streaming de assinatura, mas descobrimos que não os assistíamos o suficiente para justificar o custo.
Com o Plex Live TV, no entanto, não há taxas mensais além dos custos iniciais de hardware. Para os membros existentes do Plex Pass, é fácil experimentar pelo menos o serviço. E para aqueles que não possuem um Plex Pass, seu custo é pouco em comparação com a conta mensal típica de cabos. Mas o melhor de tudo é a integração de gravações de TV e DVR ao vivo em nossa biblioteca Plex existente. Não há necessidade de alternar entre diferentes aplicativos ou decodificadores; tudo o que queremos assistir pode ser encontrado em uma única interface, tanto no sofá em casa quanto em nossos dispositivos móveis enquanto viaja.
Aguardo ansiosamente a expansão do guia de programação no estilo de grade para mais dispositivos, e espero que futuras atualizações de software melhorem o tempo de troca de canal, mas, em geral, o Plex Live TV foi um ótimo complemento para a configuração de mídia doméstica e definitivamente vale a pena conferir por si mesmo.