Do Dock ao Desktop e ao Spotlight, não faltam maneiras de iniciar aplicativos no OS X. Cada método tem suas próprias vantagens e desvantagens, e a maioria dos usuários está familiarizada com eles. Mas há outra maneira de iniciar aplicativos no OS X, e é um pouco menos conhecido: a barra de ferramentas do Finder.
Por padrão, no OS X, o Finder apresenta várias opções e botões úteis em sua barra de ferramentas, e alguns aplicativos como o Dropbox podem instalar seus próprios itens úteis. Mas você também pode fixar seus aplicativos Mac diretamente na barra de ferramentas do Finder, o que apresenta algumas oportunidades interessantes de produtividade e melhoria do fluxo de trabalho.
Para começar, basta abrir uma janela do Finder e navegar para a pasta Aplicativos. Em seguida, mantenha pressionada a tecla Comando (⌘) no teclado e arraste e solte o ícone de um aplicativo em um espaço vazio na barra de ferramentas do Finder. O ícone do aplicativo aparecerá na barra de ferramentas do Finder, ao lado dos botões e opções usuais. Basta clicar no ícone para iniciar o aplicativo, exatamente como faria se o ícone estivesse localizado no Dock.
Para remover ou reorganizar um ícone de aplicativo na barra de ferramentas do Finder, mantenha pressionada a tecla Comando novamente e clique e arraste-a para reposicioná-la ou arraste-a para fora da barra de ferramentas para removê-la.
Então, por que fixar aplicativos na barra de ferramentas do Finder quando o Dock ou o Spotlight já está disponível? Primeiro, alguns usuários preferem ocultar o Dock, e isso dá a eles outro método para acessar rapidamente seus aplicativos favoritos sem precisar recuperá-lo.
Segundo, muitos aplicativos podem ser interagidos soltando arquivos em seus ícones. Os exemplos incluem soltar um arquivo nos aplicativos Mail ou Messages, o que cria uma nova mensagem com o arquivo anexado ou soltar um arquivo de imagem no Photoshop, que inicia o aplicativo e abre a imagem. Ter esses ícones de aplicativos diretamente no Finder enquanto você navega por seus arquivos pode ser mais prático do que confiar no Dock.
Indo ainda mais longe, você pode usar ícones de aplicativos na barra de ferramentas do Finder para gerenciar vários aplicativos que executam a mesma função. Voltando ao exemplo de imagens acima, digamos que você tenha o Pixelmator e o Photoshop instalados, mas prefere alternar entre os aplicativos, dependendo do tipo de arquivo ou projeto. O OS X pode definir apenas um desses aplicativos como padrão para um tipo de arquivo específico, mas você pode controlar manualmente qual aplicativo abre qualquer arquivo, fixando-os na barra de ferramentas do Finder e arrastando e soltando sua imagem no aplicativo que desejar. usar. Obviamente, isso também funciona quando esses aplicativos estão no Dock, mas, como mencionado, geralmente é mais rápido e fácil usar os ícones diretamente no Finder.
Por fim, você pode até fixar aplicativos do Automator da mesma maneira, o que abre um mundo inteiro de tarefas personalizadas, como converter imagens ou excluir arquivos antigos. Novamente, essas ações também podem ser executadas com os aplicativos do Automator no Dock, mas é muito mais rápido localizá-los a apenas uma polegada dos arquivos na barra de ferramentas do Finder, especialmente se você estiver executando frequentemente as mesmas tarefas.
Se você achar que os ícones de aplicativos na barra de ferramentas do Finder são mais perturbadores do que úteis, basta pressionar a tecla Command no teclado e arrastar cada ícone da barra de ferramentas para o seu "poof" de destruição familiar. Observe, é claro, que, assim como remover ícones do Dock, a remoção de um aplicativo da barra de ferramentas do Finder deixa o aplicativo original intacto.