Anonim

Pesquise qualquer grupo de entusiastas de PCs e a maioria dirá que a maneira mais rápida de aumentar o desempenho de um computador antigo é trocar o HDD por um SSD. Nos últimos dois anos, as unidades de estado sólido caíram de preço a ponto de agora serem opções de atualização viáveis ​​para a maioria dos consumidores. Se você está procurando acelerar um PC antigo, eu também sugeriria um SSD - mesmo um barato de US $ 30 que mal é grande o suficiente para suportar o sistema operacional. Porém, para aqueles que simplesmente se recusam a lançar um hardware perfeitamente funcional, existe uma técnica pouco conhecida chamada "golpe curto" que pode melhorar o desempenho das unidades de disco rígido tradicionais.

O que é curso curto?

A idéia por trás do toque curto é que os dados próximos à borda externa do disco rígido podem ser lidos mais rapidamente do que os dados próximos ao centro. Isso ocorre porque as faixas externas armazenam mais dados do que as faixas internas devido à sua maior circunferência. Como a velocidade de rotação do disco é limitada a um RPM específico, mais dados podem ser lidos por rotação ao ler de faixas externas versus faixas internas. Portanto, se você conseguir colocar os arquivos mais frequentemente usados ​​na borda externa, isso ajudará a otimizar as taxas de leitura de dados. E se você puder evitar manter arquivos críticos nos trilhos internos, isso reduzirá a distância que a cabeça de leitura / gravação precisa percorrer. O “curso” do braço do atuador é efetivamente “reduzido” - acelerando, assim, o tempo de acesso aos dados.

Diagram por Surachit

Comparação e Particionamento de Disco Rígido

Como um disco rígido começa na borda externa e termina na borda interna, manter arquivos importantes próximos à borda externa significa simplesmente armazená-los no início do disco. Isso pode ser conseguido dividindo o disco em várias partições, com o sistema operacional e os arquivos principais entrando na primeira partição. Mas como sabemos onde dividir as partições? Um utilitário de benchmarking do disco rígido como o HD Tune pode ajudar.

Na captura de tela acima, o utilitário de benchmarking mostra que os dados são lidos a 73 MB / s no início do disco e a 37 MB / s no final. Se você examinar o gráfico da esquerda para a direita e notar uma queda precipitada na linha azul, o ponto em que a primeira queda ocorre é um limite adequado para sua partição principal. Essa não é uma regra rígida, mas geralmente você deseja encontrar um ponto ideal que permita uma partição suficientemente grande para que os dados possam ser lidos a uma velocidade decente. Os arquivos armazenados na partição à esquerda da queda acentuada sempre podem ter boas taxas de transferência. Na imagem acima, há uma queda considerável (embora não muito dramática) que ocorre na marca de 30%, o que para um disco de 320 GB significa a marca de 96 GB. Portanto, criar duas partições, 96 GB para a primeira partição "otimizada" e 224 GB para a segunda partição "lenta" faz sentido nesse caso.

Lembre-se de que, se o seu disco tiver uma recuperação ou outra partição no início, convém diminuir o tamanho da partição otimizada para que ela ainda caiba completamente na parte mais rápida do disco. A falha em limitar a partição válida à seção mais rápida do disco significa que os arquivos localizados no final da partição podem demorar mais para serem lidos. No exemplo acima, qualquer dado armazenado nos primeiros 30% do disco deve ser lido em 69 MB / s ou mais rápido.

Conclusão

O toque curto é um método de baixo custo para aumentar o desempenho do disco rígido. Existem alguns estudos de referência online que mostram que os ganhos de curta duração são bastante significativos. Obviamente, os resultados da vida real podem variar, pois os usuários de computador raramente passam o dia copiando os arquivos repetidamente. E, embora o curto-circuito não custe nada financeiramente, a necessidade de reparticionar um disco rígido pode tornar a tarefa inconveniente e demorada. Porém, para os usuários avançados que buscam levar os HDDs ao limite, o curto-circuito deve ser uma excelente otimização até que você esteja pronto para a atualização do SSD.

Arte preta de ajuste de desempenho: como dar um golpe curto em um disco rígido