Anonim

O Thunderbolt foi originalmente projetado para ser uma tecnologia totalmente óptica (a Intel recebeu o nome de Light Peak durante seu desenvolvimento), mas os custos e as limitações técnicas levaram à implementação baseada em cobre que dominou o mercado desde o seu lançamento pela Apple em 2011. Depois de mais de três anos, no entanto, os cabos ópticos Thunderbolt estão finalmente começando a chegar ao mercado. Passamos algumas semanas testando um cabo Thunderbolt óptico de 20 metros da Other World Computing. Leia para ver se os cabos ópticos Thunderbolt são exatamente o que seu fluxo de trabalho está esperando.

Em geral, os cabos ópticos Thunderbolt oferecem três benefícios principais:

  1. Eles estão disponíveis em comprimentos significativamente maiores do que os de cobre. A OWC e empresas como a Corning oferecem comprimentos de até 60 metros (197 pés), enquanto os cabos de cobre atuais chegam a 3 metros (10 pés).
  2. Eles são um pouco mais finos, mais leves (com comprimentos equivalentes) e mais flexíveis que os cabos Thunderbolt à base de cobre. Isso abre novas possibilidades de roteamento de cabos.
  3. Eles são completamente compatíveis com os dispositivos e chipsets Thunderbolt existentes, incluindo a nova especificação Thunderbolt 2, o que significa que você pode trocar os cabos ópticos na sua configuração atual sem problemas (com algumas exceções, identificadas abaixo).

Mas há também algumas ressalvas importantes a serem consideradas que podem tornar os cabos ópticos Thunderbolt menos atraentes que o cobre:

  1. Os cabos ópticos Thunderbolt não podem fornecer energia de barramento. Isso significa que dispositivos portáteis como a unidade externa Buffalo MiniStation não funcionarão quando conectados diretamente a um cabo óptico Thunderbolt. Você ainda pode adicionar dispositivos alimentados por barramento à sua cadeia Thunderbolt, mas precisará de um dispositivo de passagem alimentado, como o array RAID Promise Pegasus2, entre o cabo óptico Thunderbolt e o dispositivo alimentado por barramento e conecte os dois com um cabo de cobre. Observe, no entanto, que alguns cabos ópticos rotulados como "ativos" atuam como um híbrido entre ótico e cobre e podem fornecer algum nível de energia do barramento.
  2. A maioria dos produtos Thunderbolt são caros, especialmente quando comparados a tecnologias mais onipresentes como o USB 3.0, mas os cabos ópticos Thunderbolt levam as coisas a um nível totalmente novo. Embora esperemos que os preços caiam ao longo do tempo, os preços atuais dos cabos ópticos Thunderbolt custam cerca de US $ 300 por 10 metros, US $ 520 por 20 metros, US $ 650 por 30 metros e US $ 1.299 por 60 metros. Se o seu fluxo de trabalho precisar dos benefícios oferecidos pelos cabos ópticos Thunderbolt, no entanto, o preço pode ser justificado.

Voltando especificamente ao cabo OWC de 20 metros, a empresa obtém o cabo da Sumitomo Electric, uma empresa japonesa que foi uma das primeiras a começar a fabricar cabos ópticos Thunderbolt.

O cabo é embrulhado em uma caixa marrom sem descrição. Ao remover o cabo, você notará imediatamente que ele se sente muito mais leve e flexível do que os cabos Thunderbolt padrão à base de cobre. O design OWC / Sumitomo chega em uma bela cor preta com um acabamento de borracha macia. O familiar logotipo Thunderbolt aparece em um lado do conector de cada extremidade, enquanto a marca OWC é impressa no lado oposto.

Além do peso e da flexibilidade dos cabos, a principal diferença entre os cabos ópticos e de cobre Thunderbolt é o comprimento dos conectores. Os conectores compartilham medidas idênticas em todos os outros aspectos, mas o conector óptico Thunderbolt é cerca de 30% mais longo. Isso não deve ser um problema para a maioria dos usuários, mas aqueles com dispositivos posicionados perto de uma parede desejam garantir espaço suficiente para o comprimento extra do conector do cabo óptico.

Em termos de desempenho, medimos o desempenho sequencial de leitura e gravação em um array RAID Promise Pegasus2 Thunderbolt 2, comparando o cabo óptico Thunderwolt OWC de 20 metros com um cabo à base de cobre de 3 metros.

Há uma pequena diferença no desempenho, com o cabo de cobre melhor nas gravações e o cabo óptico melhor nas leituras, mas, como era de se esperar, não há diferença significativa no desempenho entre os dois.

E isso porque os benefícios dos cabos ópticos Thunderbolt, mencionados anteriormente, têm a ver com flexibilidade: flexibilidade para afastar seus dispositivos e computadores Thunderbolt da estação de trabalho, flexibilidade para usar o Thunderbolt Networking e flexibilidade literal para dobrar e rotear o cabos de maneira muito arriscada com cobre.

Para o TekRevue especificamente, a introdução de cabos ópticos Thunderbolt em nossa configuração de escritório permite mover todo o nosso grupo de dispositivos Thunderbolt - que atualmente inclui um Promise Pegasus2 R4, Promise Pegasus R6, Western Digital My Book Thunderbolt e LaCie Little Big Disk - para o canto mais distante da sala, dando-nos mais espaço perto de nossa mesa para trabalhar com produtos de revisão, scanners, documentos e assim por diante. O Thunderbolt é uma ótima tecnologia que usamos todos os dias, mas, até agora, sempre esteve intimamente ligada ao nosso Mac. Os cabos ópticos Thunderbolt serão, portanto, um benefício para os profissionais de mídia que precisam de alto desempenho e flexibilidade de posicionamento.

Obviamente, o alto custo e a falta de suporte de energia de barramento dos cabos ópticos indicam que os cabos Thunderbolt de cobre não chegarão a lugar algum em breve. Mas se você é um profissional que precisa de cabos Thunderbolt mais longos e pode justificar o custo, os cabos ópticos Thunderbolt OWC são de alta qualidade e simples de integrar ao seu fluxo de trabalho. Apenas certifique-se de ter em conta todos os seus dispositivos alimentados por barramento antes de começar a trocar os cabos.

Você pode pegar cabos ópticos Thunderbolt na OWC agora em comprimentos de 10, 20 e 30 metros por US $ 297, 99, US $ 519, 99 e US $ 649, 00, respectivamente. Todos os cabos incluem uma garantia OWC de 1 ano.

Os cabos ópticos de raio Owc podem renovar sua área de trabalho, por um preço