Anonim

O processador é uma parte muito importante do seu computador, no entanto, os processadores não têm suas desvantagens - ou pelo menos as coisas que você precisa considerar. Por exemplo, um processador geralmente gera muito calor. Mas há muito mais do que isso - não é apenas que os processadores geram calor, é que determinados componentes reagem com o calor muito mais do que outros.

Os parâmetros térmicos de um processador são uma coisa importante a considerar se você quiser se aprofundar um pouco nos processadores, como eles funcionam e com o que eles podem lidar. Aqui está um resumo dos parâmetros térmicos do processador e o que esses parâmetros significam.

Temperatura ambiente

A temperatura ambiente é, como o nome indica, a temperatura média do ar ao redor do processador. Normalmente, a temperatura ambiente é medida a uma distância específica do próprio processador e, no laboratório, é medida a 30 cm do processador. A temperatura ambiente é geralmente indicada por TA.

Temperatura da caixa

A temperatura da caixa também mede uma temperatura ao redor do processador, mas em vez do ar, ela mede a temperatura da caixa. Diferente da temperatura ambiente, onde há uma distância especificada do processador, a temperatura da caixa é medida geralmente onde a caixa é mais quente. Como observa a Intel, deve-se tomar um cuidado especial ao medir a temperatura do gabinete para não confundi-lo com a temperatura ambiente, pois o gabinete pode perder calor por radiação ou condução com outras superfícies com as quais entra em contato. A temperatura da caixa é indicada por T C.

Temperatura da junção

Os processadores são constituídos por milhões de minúsculos transistores, todos interconectados por peças metálicas. Juntos, isso é chamado de matriz do processador - e a temperatura da matriz é o que é "temperatura de junção". A temperatura da junção é superior à temperatura ambiente ou da caixa, pois normalmente é o que aumenta a temperatura ambiente e da caixa em primeiro lugar. A temperatura da junção é ditada por TJ .

Resistência térmica

O quarto e último parâmetro térmico em um processador é a resistência térmica e é basicamente uma medida da capacidade do processador de resistir ao calor ao longo do caminho do fluxo de calor e entre a matriz de silício e o exterior do processador. A resistência térmica depende em grande parte do material do processador, da geometria do processador e da localização do processador no gabinete do computador. A resistência térmica também depende das configurações de resfriamento do computador e da localização do dissipador de calor.

Potência térmica de projeto

A energia térmica do projeto, também conhecida como TDP, é a quantidade de energia que um processador dissipa para evitar superaquecimento. O que isso significa? Bem, por exemplo, uma peça TDP de 12 W precisará de um pequeno ventilador ou até apenas um dissipador de calor passivo para ser resfriada, enquanto uma parte TDP de 95 W precisará de um dissipador de calor dedicado ou de um ventilador maior. O TDP costuma anexar a folha de especificações de uma CPU ou GPU, no entanto, não se limita ao processador - ou mesmo às peças do computador.

É importante observar que a energia do projeto térmico não é igual ao consumo de energia, mesmo que os dois sejam medidos em watts. Se você estiver montando um computador, é importante ter em mente o TDP - não para a unidade de energia, mas para o resfriamento do computador.

Conclusões

O processador é uma parte complexa do computador, e como um processador lida com o calor é apenas um aspecto de um processador em geral. Felizmente, porém, este guia fornecerá uma compreensão um pouco mais profunda dos processadores.

Visão geral dos parâmetros térmicos do processador e seus significados