Anonim

Como você deve saber, o Linux em si não é um sistema operacional como o Windows ou o Mac. Quando se trata disso, o Linux é apenas um kernel. Os sistemas operacionais ou distribuições completos vêm de desenvolvedores que estão construindo esse kernel. Com isso em mente, existem várias distribuições Linux disponíveis. E hoje, mostraremos a você o que algumas das populares estão por aí, bem como para que servem algumas das distribuições mais especializadas. Certifique-se de seguir abaixo!

Ubuntu

De todas as distribuições Linux, o Ubuntu é o mais popular, em grande parte porque é a opção mais amigável entre outras distribuições. O Ubuntu pode realmente ser usado para ambientes de desktop e servidor. É um sistema operacional sólido para ambas as situações e geralmente é uma escolha comum para os iniciantes no Linux, pois é o mais próximo possível do Windows e / ou Mac no que diz respeito às distribuições Linux.

Os novos lançamentos do Ubuntu são lançados a cada seis meses, mas essas compilações geralmente não são tão estáveis ​​quanto as opções de suporte a longo prazo (LTS). Esses lançamentos de longo prazo estão disponíveis a cada dois anos e são a versão mais estável do Ubuntu que você pode obter. Se você está pensando em dar um salto para o Ubuntu, vale a pena notar que ele possui sua própria App Store / Marketplace, onde você pode encontrar aplicativos que estenderão os recursos do Ubuntu, bem como apenas aplicativos que podem substituir os aplicativos tradicionais do Windows / Mac.

Red Hat Enterprise Linux

Red Hat é uma distribuição voltada para usos comerciais, geralmente usada em ambientes de servidor e estação de trabalho. A Red Hat é um dos sistemas operacionais empresariais mais confiáveis ​​do mercado e é empregado por muitas empresas diferentes da Fortune 500. Vale ressaltar que a Red Hat emprega a lei de marcas registradas para impedir que o software seja redistribuído. Ser destinado a fins comerciais, vai custar-lhe um pouco de dinheiro. Você pode encontrar uma lista de diferentes opções de preços aqui.

centOS

Se você gosta do som do Red Hat, mas não quer gastar dinheiro, pode valer a pena conferir o centOS. Essa distribuição utiliza o código principal da Red Hat, remove todas as marcas registradas e torna o download gratuito para todos. Quando se trata disso, essa é realmente apenas uma versão gratuita do Red Hat, tornando-a uma opção adequada para ambientes comerciais, como estações de trabalho e servidores.

IPCop

O IPCop é muito diferente do Ubuntu e até do Red Hat Enterprise Linux, pois é uma distribuição mais especializada. É essencialmente um sistema operacional leve, destinado a uma distribuição de roteador / firewall, oferecendo uma solução de firewall simples e fácil de usar. A versão 1.4 foi lançada em 2004, mas ainda é suportada hoje, com a última versão disponível no início de 2015. Porém, muita coisa mudou desde seu lançamento original em 2004. O IPCop 2.1.x foi lançado em 2009, o que trouxe um instalador completamente novo, uma nova interface de usuário e vários novos recursos / complementos.

Alpine Linux

O Alpine Linux, semelhante ao IPCop, é outra distribuição de roteador / firewall, mas com um objetivo diferente em mente, além de uma série de recursos diferentes. Os desenvolvedores dizem que "o Alpine Linux é uma distribuição Linux independente, não comercial e de uso geral, projetada para usuários avançados que apreciam a segurança, a simplicidade e a eficiência dos recursos". Construído em torno do musl libc e do busybox, você obtém uma distribuição completa do Linux, que ocupa muito pouco espaço. 130 MB de espaço em disco (e apenas 8 MB em um contêiner).

Vale ressaltar que, embora tenha sido voltado principalmente para aplicativos incorporados e de servidor, a visão deles para a distribuição ficou muito mais ampla nos últimos dias. Uma das coisas legais do Alpine Linux é que ele não é muito popular. É essencialmente um diamante bruto. Vale a pena dar uma olhada, pois possui seu próprio gerenciador de pacotes, é leve e a segurança é de primeira qualidade.

CAINE

O CAINE (Ambiente Investigativo Assistido por Computador), baseado no Ubuntu 14.04.01, é uma distribuição para aqueles que precisam fazer análise forense digital. O CAINE oferece ao investigador forense um ambiente forense digital completo. O objetivo é ajudar o investigador organizando ferramentas de software em módulos para facilitar o acesso, uma interface de usuário amigável e muitas ferramentas amigáveis ​​e fáceis de usar.

Definitivamente, é uma distribuição de nicho destinada a um grupo extremamente pequeno de pessoas, mas também é uma idéia interessante e maravilhosa.

Encerramento

Essas distribuições nem tocam a superfície de quantas estão por aí. Esteja você procurando algo de nicho ou uma distribuição com um foco mais amplo, há inúmeras opções diferentes. De fato, você pode ver uma lista bastante exaustiva do que está por aí aqui. Nesta lista, mostramos seis opções diferentes. Três são bastante populares e conhecidos, mas os outros três têm usos bastante específicos.

Antes de pular para um e instalá-lo, é sempre bom fazer sua pesquisa sobre qualquer coisa do Linux. Até a distribuição Linux mais fácil de usar do Ubuntu tem algumas peculiaridades que o leigo não será capaz de resolver. Dito isto, a pesquisa é definitivamente recomendada, além de ingressar em um fórum / comunidade on-line do Linux, onde você pode fazer perguntas e geralmente aprender como as coisas funcionam.

Visão geral das distribuições linux e seus propósitos