Anonim

Macs e OS X têm uma reputação de "simplesmente funciona", mas mesmo os melhores sistemas operacionais podem ter problemas, com aplicativos congelando ocasionalmente. Quando isso acontece, os métodos padrão de encerramento de um aplicativo podem não funcionar mais e você pode sentir que é necessária uma reinicialização forçada para fechar ou redefinir o aplicativo congelado. Mas se é apenas um aplicativo em particular congelado e o OS X permanece responsivo por trás do aplicativo congelado, convém forçar o encerramento do aplicativo com mau comportamento. Aqui estão cinco maneiras de forçar o encerramento de um aplicativo no OS X.

The Dock

Normalmente, quando você clica com o botão direito do mouse em um aplicativo em execução no OS X Dock, você vê uma opção para “Quit”. Entretanto, isso pode não funcionar com um aplicativo congelado. Para forçar a saída de um aplicativo, mantenha pressionada a tecla Opção no teclado enquanto clica com o botão direito do mouse no ícone Dock do aplicativo e você verá que "Sair" agora é "Forçar Encerramento". Clique nele para forçar o encerramento do aplicativo.


Lembre-se de que não há aviso quando você força o encerramento de um aplicativo e que os prompts habituais de "salvar" não aparecem antes que o aplicativo seja fechado. Portanto, tenha cuidado ao fazer sua seleção e verifique duas vezes para garantir que você saia da aplicação congelada correta. Se você forçar o encerramento acidental de um aplicativo em que está trabalhando, perderá dados ou alterações não salvas.

A janela de encerramento forçado

O OS X possui uma janela especial dedicada ao tratamento de aplicativos que precisam ser forçados a sair. Você pode acessar esta janela de duas maneiras, primeiro, clicando no logotipo da Apple na barra de menus e selecionando Forçar encerramento . Como alternativa, você pode abrir essa mesma janela usando o atalho de teclado Command-Option-Escape .


A janela exibirá todos os aplicativos em execução e identificará em texto vermelho os aplicativos que "não estão respondendo". Basta destacar um aplicativo e clicar no botão Forçar Encerramento para encerrá-lo. Como mencionado acima, não há aviso quando você força a saída de um aplicativo, portanto, tenha cuidado ao fazer sua seleção.

Monitor de Atividade

O aplicativo Activity Monitor oferece muitas informações sobre o status atual do seu Mac, seus recursos e aplicativos, mas também permite que você force o encerramento de aplicativos congelados. Basta localizar o aplicativo na lista de processos ( dica: você pode usar a caixa de pesquisa na parte superior direita da janela para filtrar a lista), selecione-a para destacá-la e pressione o botão X na parte superior esquerda da janela.


Você verá duas opções: Sair e Forçar encerramento. Se possível, tente Sair primeiro, pois isso tentará encerrar o aplicativo normalmente e preservar os dados do usuário. Se isso falhar, use Force Quit, que atuará da mesma maneira que as etapas mencionadas acima.

O comando 'Kill' no terminal

Se você preferir um método de linha de comando a lidar com aplicativos que não respondem, você pode usar o comando 'kill' no Terminal. Para usar esse método, você precisará determinar o ID do processo (PID) do aplicativo, um valor numérico que o OS X usa para acompanhar cada aplicativo exclusivo. A maneira mais fácil de encontrar o PID de um aplicativo é através do Activity Monitor, onde ele será listado na coluna PID. Se você estiver usando o Activity Monitor para encontrar o PID, no entanto, poderá usá-lo para forçar o encerramento do aplicativo, conforme descrito anteriormente.
Em vez disso, você pode usar o comando 'top' para gerar uma lista de processos em execução diretamente no Terminal. Você pode usar modificadores para ordenar a lista por critérios definidos pelo usuário (consulte esta página de manual para todas as opções). Se seu aplicativo estiver congelado, há uma boa chance de que ele esteja consumindo os recursos da CPU, portanto, um bom método de classificação para começar é 'cpu'. Abra uma nova janela do Terminal e digite o seguinte comando:

top -o cpu

Uma lista de todos os aplicativos e processos em execução será exibida no Terminal, ordenada pelo uso atual da CPU. Vamos usar o iTunes como exemplo. Ele está listado na parte superior (porque atualmente está consumindo recursos da CPU) e seu ID de processo é 5472 (nota: os PIDs são exclusivos para cada circunstância, e o OS X gera um novo PID cada vez que um aplicativo é executado. Isso significa que o PID mudará sempre que um aplicativo é iniciado e é quase certo que o iTunes no seu próprio Mac terá um PID diferente).


Com o ID do processo agora identificado, pressione Q para sair do topo ou abra uma nova sessão do Terminal e digite o seguinte para forçar o encerramento do aplicativo:

mate

Em nosso exemplo do iTunes, digitaríamos:

matar 5472

Pressione Return para executar o comando e seu aplicativo será forçado a sair.

Atalho do teclado

Você pode forçar o encerramento direto de um aplicativo por meio de um atalho de teclado, sem nenhuma das etapas mencionadas nos métodos anteriores. Portanto, esse pode parecer o melhor e mais óbvio método, mas há uma razão pela qual está listado aqui por último. O uso do atalho de teclado abaixo forçará imediatamente o encerramento do aplicativo ativo ou principal. O problema é que é muito fácil perder o controle de qual aplicativo está ativo, especialmente ao lidar com um ou mais aplicativos congelados ou que não respondem. Portanto, esse método é o mais arriscado do ponto de vista de perda de dados, pois é muito mais provável que um usuário cometa um erro e inadvertidamente force o encerramento do aplicativo errado.
Mas, se você entender esse risco e for cuidadoso, esse atalho para sair da força é o método mais rápido. Para usá-lo, verifique se o aplicativo congelado está ativo e mantenha pressionada a tecla Command-Option-Shift-Escape (você notará que este é simplesmente o atalho Force Quit Window com o modificador de tecla Shift ativado). Assim como em outros métodos de encerramento forçado, o aplicativo ativo será encerrado imediatamente.
Às vezes, problemas de hardware ou grandes erros do OS X causam tanta instabilidade que a única maneira de colocar o Mac em funcionamento novamente é reiniciar. Ausente nessas circunstâncias relativamente raras, no entanto, você poderá controlar facilmente qualquer aplicativo congelado ou que se comporte mal ao forçá-lo a sair por meio de um dos métodos acima. Salve seu trabalho sempre que possível e verifique suas etapas para evitar sair do aplicativo errado.

Overkill: 5 maneiras de forçar o encerramento de um aplicativo no mac os x