A Apple citou o desejo de oferecer aos clientes acesso fácil às tecnologias mais recentes quando anunciaram que o OS X Mavericks, a versão mais recente do venerável sistema operacional para desktops, seria gratuito para todos os usuários, e parece que a empresa alcançará seu desejo. Acontece que “grátis” é um poderoso motivador e, de acordo com a empresa de análise Chitikia, a adoção do Mavericks é três vezes mais rápida que a do seu antecessor, OS X Mountain Lion.
Os dados da taxa de adoção, com base no número de Macs detectados on-line pela rede de publicidade da Chitika, mostram que o Mavericks foi responsável por 5, 5% de todo o uso do OS X nos EUA e no Canadá, após apenas 24 horas de disponibilidade. Isso é o triplo da taxa do Mountain Lion, que atingiu apenas 1, 6% de adoção 24 horas após seu lançamento em julho de 2012. A empresa de análises GoSquared mostra uma imagem ainda mais positiva e relata que mais de 13% dos Macs ativos estão executando o Mavericks (embora o sistema da GoSquared rastreie apenas sua própria rede e, portanto, pode sobre-representar o tráfego do Mavericks).
O OS X Mavericks representa o culminar da agressiva estratégia de preços da Apple. Após anos cobrando mais de US $ 100, 00 por atualizações do sistema operacional, a Apple trocou de marcha em 2009 e lançou o OS X 10.6 Snow Leopard por US $ 30. A empresa continuou essa estratégia lançando o OS X Lion como um download somente digital pelo mesmo preço em 2011 e depois reduziu o preço para apenas US $ 20 para o Mountain Lion no ano passado. Agora, todos os usuários com Macs compatíveis podem adquirir o Mavericks gratuitamente, independentemente da versão do OS X instalada.
O Mavericks já está disponível na Mac App Store. Confira os requisitos de sistema relativamente generosos no site de suporte da Apple.