Anonim

Se você possui seu próprio site, provavelmente transfere arquivos via FTP de vez em quando. Não seria legal se você pudesse armazenar seus documentos, planilhas ou qualquer outra coisa que o OpenOffice possa fazer lá?

Você pode.

Observe antes de continuar: eu só tentei isso com a versão Windows do OpenOffice, mas presume-se que isso funcione na versão Linux ou Mac OS X exatamente da mesma maneira.

Passo 1.

Inicie o OpenOffice Writer e vá para o painel Opções. No Windows, isso é feito clicando em Ferramentas e depois em Opções .

Uma vez lá, expanda OpenOffice e clique em Geral . Ao lado de Abrir / Salvar caixas de diálogo , marque a opção Usar caixas de diálogo OpenOffice.org .

Se parece com isso:

Clique em OK quando terminar.

Passo 2.

Antes de usar o FTP, sugerimos que você faça o login através do cliente FTP de sua escolha e crie um diretório não público. Por uma questão de simplicidade, nomeei meus documentos . Você pode nomear o seu ou qualquer outro nome que desejar. Crie esta pasta na raiz do FTP (não confunda com a raiz do servidor).

Em inglês simples: se você fizer login no servidor FTP por meio de um cliente, verá uma lista de diretórios. Seu diretório de documentos deve estar no "primeiro nível", para que você não precise digitar várias coisas apenas para chegar aonde precisa ir.

Etapa 3.

Digite um documento de teste no Writer, clique em Arquivo e em Salvar como…

Quando a janela Salvar aparecer, você deverá abrir o servidor FTP antes de salvar. No campo Nome do arquivo , você digitaria:

ftp: //

Se você criou a pasta docs , seria:

ftp: /// docs

Depois de clicar em Abrir, você será solicitado a fornecer sua senha de FTP. Entre e você estará pronto.

Notas Adicionais

Isso é seguro?

Não. Isso é autenticação FTP de texto sem formatação. Mas para a maioria das pessoas isso não deve ser um problema.

As transferências são rápidas?

Sim. O OpenOffice transfere arquivos via FTP, como faria um cliente normal.

Preciso continuar digitando meu nome de usuário / senha repetidamente e / ou alternando entre diretórios para carregar / salvar?

Não. O OpenOffice lembrará o último diretório conhecido em que você estava.

Posso fazer o OpenOffice "esquecer" a senha do FTP?

Sim. Basta fechar todos os aplicativos do OpenOffice e a senha do FTP será "esquecida". Lembre-se de que isso também inclui o aplicativo residente do QuickStarter (no Windows: clique com o botão direito do mouse no OpenOffice QuickStarter ao lado do relógio, escolha sair).

Isso funcionará para qualquer aplicativo OpenOffice?

Sim. Se você está compondo um documento, planilha, apresentação ou banco de dados, desde que a opção "Usar diálogos do OpenOffice.org" esteja marcada na seção Geral de Opções, todos têm a capacidade de salvar e carregar via FTP.

Existe alguma desvantagem em salvar via FTP?

Além do material de autenticação de texto sem formatação, não há nenhum medidor de progresso de transferência de arquivos como em um cliente FTP. Para arquivos grandes, pode ser um pouco chato não saber quando as transferências serão concluídas. Minha sugestão é permanecer abaixo da marca de 1 MB para carregar e salvar rapidamente.

Você pode ter mais de um usuário acessando um arquivo de uma só vez via FTP?

Sim, mas as sessões serão separadas. Não é como carregar um arquivo através de uma LAN. Eu recomendo fortemente que vários usuários acessem os mesmos arquivos por FTP. Factível? Sim. Recomendado? Não.

Eu não tenho um servidor FTP, mas gosto da idéia de salvar minhas coisas em um servidor remoto. Existe alguma outra opção?

Google Docs usando a extensão OpenOffice.org2GoogleDocs. Essa extensão não apenas inclui o Google Docs, mas também a conectividade Zoho e WebDAV. Esta extensão foi atualizada pela última vez em 8 de abril de 2009, por isso é muito recente e ativamente desenvolvida.

Abrir / salvar um documento do openoffice via ftp