Na transmissão ao vivo, periodicamente me perguntam qual webcam eu uso e como faço para que a imagem tenha uma boa aparência.
Informo que sim, uso um Microsoft Lifecam VX-3000. Ele faz o trabalho e faz bem para a transmissão ao vivo.
No entanto, serei o primeiro a admitir que não é perfeito. Existem desvantagens nas webcams, como:
Lente minúscula
A lente itty bitty permite apenas o mínimo de distância focal. Nos termos do leigo, isso significa que qualquer coisa a mais de três metros de distância provavelmente estará fora de foco. Se você está sentado na frente do seu computador, está pronto. Se estiver longe … bem … não espere uma imagem perfeita.
Supercompensação leve
Além do anel de foco manual na maioria das webcams, todas as funções da webcam são baseadas em software. Embora isso seja conveniente, é ao mesmo tempo muito frustrante.
A maior reclamação de quem usa uma webcam é que “estático” aparece quando a luz é muito baixa. O que a webcam tenta fazer nesse momento é “pegar” a luz de qualquer lugar do quadro e, se não encontrar nenhuma, literalmente fabricará pseudo-luz que parece estática para os olhos.
Transferência mínima de dados
Sua webcam provavelmente está conectada via especificação USB 2.0. Como se sabe, o USB é ótimo, mas não exatamente rápido em relação à velocidade de transferência. Sua melhor aposta é manter a resolução 320 × 240. Algumas webcams fazem 640 × 480 (e até 800 × 600 para algumas), mas o resultado final é que você está usando o USB 2.0.
Se você já se perguntou: "Por que meu vídeo fica tão melhor em uma taxa de quadros baixa em comparação à alta?", É porque as taxas de quadro mais baixas permitem quadros de dados maiores maiores, em detrimento da taxa de quadros.
As vantagens de usar uma câmera de vídeo
Lente grande com verdadeiro foco óptico
A lente maior faz uma enorme diferença e, além disso, possui um verdadeiro foco óptico. Mesmo se você estivesse em pé a 10 metros da câmera, você ainda estaria focado.
Auto-foco
A grande maioria das webcams não possui foco automático. As filmadoras fazem isso e elas se ajustam muito rapidamente.
Cores que parecem mais "reais"
Novamente, isso é da lente maior; é capaz de capturar mais da aparência da imagem real e a diferença pode ser vista facilmente.
Firewire
O Firewire (IEEE 1394) é obviamente superior ao USB em todos os aspectos. Você pode transferir muito mais dados por fio.
Microfone imensamente superior
O microfone integrado em quase todas as câmeras de vídeo possui redução e compressão de ruído integradas. Se você estiver ao lado da câmera, é quase o mesmo que falar em um microfone vocal.
Infelizmente, mesmo nas webcams mais caras, os microfones são lixo absoluto. Não é assim nas filmadoras.
Alguma desvantagem?
Existem dois.
A câmera de vídeo é volumosa e geralmente precisa ser montada em um tripé. Se você puder lidar com a volumosidade da câmera de vídeo, vá em frente.
A conexão de dispositivos através do Firewire, embora excelente, às vezes pode fazer com que o seu computador e / ou software "pensem" mais por causa da alta taxa de transferência de dados. O USB 2.0 nunca tem esse problema. Embora seja verdade que você pode executar uma webcam baseada no Firewire e ainda realizar multitarefas sem problemas, periodicamente você pode encontrar um bloqueio de software (geralmente o software da câmera). Isso acontece independentemente do sistema operacional que você estiver usando, seja Windows ou OS X.