Procurando mais armazenamento na nuvem? Deseja começar a armazenar suas coisas na nuvem, mas não sabe qual serviço escolher? Você está no lugar certo se estiver como 'OneDrive x Google Drive x Dropbox - Qual é o melhor?' procura lhe dizer exatamente isso.
Consulte também o nosso artigo Dropbox sem sincronização - Como corrigir
A mudança inexorável para a nuvem continua em ritmo acelerado. Mais plataformas, software e jogos passam para os modelos online ou sempre conectados, e os instalados nos dispositivos estão se tornando poucos e distantes entre si. O armazenamento em nuvem não é novidade e já existe há tempo suficiente para todos estarmos familiarizados e confiar nele. Mas qual é o melhor serviço?
O Microsoft OneDrive, o Google Drive e o Dropbox não são os únicos provedores de armazenamento em nuvem do mundo, mas são alguns dos mais conhecidos. Além do iCloud, que é principalmente para usuários da Apple, embora você ainda possa usá-lo na Web, se quiser, esses três são os maiores nomes do armazenamento em nuvem.
Quando procuramos armazenamento em nuvem, geralmente usamos os seguintes critérios:
- Armazenamento grátis
- Armazenamento pago
- Fácil de usar
- Segurança
Dependendo do uso do armazenamento, você pode usar alguns ou todos esses critérios. Eu vou usá-los também. Avaliarei o Microsoft OneDrive, o Google Drive e o Dropbox nesses quatro recursos e depois direi quem eu acho que faz melhor em cada um.
Armazenamento na núvem
Se você nunca usou o armazenamento em nuvem antes, aqui está um rápido explicador. Qualquer coisa descrita como 'nuvem' significa que é baseada na internet. Armazenamento na nuvem significa que você pode armazenar seus arquivos digitais em uma parte alocada de um servidor e acessá-lo de qualquer lugar, a qualquer momento.
Você pode fazer upload de arquivos manualmente ou usar um programa para sincronizar automaticamente determinados arquivos na nuvem. O benefício é que você obtém uma cópia digital de um arquivo armazenado em outro local. Se algo acontecer no seu computador, disco rígido ou em casa, os dados armazenados na nuvem ainda estarão seguros.
Esse provedor de armazenamento em nuvem também toma precauções razoáveis para manter seus dados seguros.
Armazenamento grátis
As permissões de armazenamento gratuito costumavam ser muito generosas, mas cada provedor reduziu a quantidade de espaço livre que eles permitem novos usuários e alocam aos existentes.
O Microsoft OneDrive permite 5 GB de armazenamento gratuitamente como parte do Outlook. Se você usa o Office 365, você recebe mais, mas em troca de uma assinatura, isso realmente não conta. O OneDrive oferece um programa de referência que recompensa você com até 10 GB por indicar amigos à plataforma.
O Google Drive oferece até 15 GB de graça. Isso inclui qualquer documento que você cria no Google Docs e qualquer imagem usada pelo Google Fotos. Se você usa o Gmail ou outro aplicativo do Google, obtém o Google Drive como parte do acordo, mas todos eles contam para armazenamento.
O Dropbox oferece apenas 2 GB de graça quando você se inscreve. No entanto, você pode ganhar até 16 GB teóricos por saltar por uma longa série de argolas e recomendar amigos. Para cada novo membro que você recomenda, você recebe 500 MB de armazenamento extra. Além de concluir o tutorial e outras etapas, você obtém mais armazenamento.
O vencedor: Google Drive. Você obtém 15 GB do bastão sem precisar inscrever todos em sua vida e sem ter que pular em bastidores. Para a maioria de nós, 15 GB é o máximo que precisaríamos.
Armazenamento pago
As opções pagas funcionam para indivíduos e empresas e oferecem uma variedade de opções de armazenamento e recursos, dependendo de quanto você deseja pagar. A alocação de armazenamento gratuito é grande, mas se você é uma pequena empresa ou um fotógrafo que precisa do espaço, terá que pagar.
O Microsoft OneDrive oferece uma variedade de planos que atualmente incluem 50 GB por US $ 23, 99 por ano, 1 TB por US $ 69, 99 por ano e 5 TB por US $ 99, 99 por ano. Cada um fornece muito armazenamento para o que você precisa, enquanto os planos de terabytes vêm com as assinaturas do Office 365 Home como um bônus adicional.
O Google Drive oferece 100 GB por US $ 19, 99, 1 TB por US $ 99, 99 e 10 TB por US $ 1199, 99. Existem dois planos de negócios, o Basic, que oferece 30 GB por US $ 5 por usuário por ano, o Business, que oferece armazenamento ilimitado por US $ 10 por usuário por ano. As opções de negócios também oferecem o G Suite, semelhante ao Office 365.
O Dropbox oferece planos premium individuais e empresariais. Dropbox Plus para indivíduos com 1 TB de armazenamento por US $ 9, 99 por mês. O Dropbox for Teams possui uma conta Standard com 2 TB a US $ 150 por ano, Advanced com armazenamento ilimitado a US $ 240 por ano e uma conta Enterprise para grandes empresas.
O vencedor: desta vez não é tão claro. O Dropbox não pode competir e oferece apenas uma conta para indivíduos. O OneDrive é mais barato que o Google Drive e oferece uma assinatura do Office 365 como parte do pacote. O Google Drive oferece mais planos e até 30 TB de armazenamento.
Se você não possui uma cópia atual do Microsoft Office, o OneDrive é um bom negócio. No entanto, se você é um usuário pesado de armazenamento em nuvem, ter mais de 1 TB de armazenamento pode funcionar a seu favor. Somente você pode decidir este.
Fácil de usar
A facilidade de uso é uma consideração importante ao escolher qualquer aplicativo ou plataforma. Afinal, você deseja usá-lo livremente da maneira que achar melhor. Você também deseja acessar seus arquivos rapidamente e com o mínimo de problemas.
O Microsoft OneDrive tem uma vantagem significativa se você é um usuário do Windows, pois é incorporado ao Explorer. Ele já está instalado no sistema operacional e tudo que você precisa fazer é fazer login e permitir que ele faça backup de seus arquivos. É o mesmo para o Office e o Office 365 também. Qualquer coisa que você sincronizar com a pasta do OneDrive é copiada.
Existem aplicativos para Android e iOS e um menos conhecido para Mac OS. Tudo isso funciona bem o suficiente e facilita o backup de seus arquivos. A única desvantagem do computador é que você não pode dizer ao OneDrive de onde fazer o backup. É a pasta do OneDrive ou nada. Você pode usar uma ferramenta de sincronização de terceiros para copiar, mas é uma omissão flagrante.
O Google Drive está integrado ao Android e ao conjunto de aplicativos do Google online. A sincronização de arquivos de um telefone é simples e pode ser configurada para funcionar automaticamente sem entrada. Fazer backup a partir de laptop ou desktop é um pouco mais complicado. A interface da Web não é a mais fácil de trabalhar, mas é simples e organizada. Baixe o aplicativo de desktop e as coisas ficam mais fáceis. Basta arrastar e soltar arquivos para fazer backup.
O Google Drive está em desvantagem em comparação com o OneDrive, pois requer algumas etapas extras para fazê-lo funcionar. Depois de fazer, o processo é simples o suficiente para usar. Se você usa o Google Docs ou o G Suite, a integração é perfeita.
O Dropbox pode ser acessado via web ou aplicativo. O aplicativo é super simples e funciona em telefones e computadores. Você precisará fazer o download e instalar, mas uma vez configurado, ele cuidará de tudo para você. A experiência é a mesma em dispositivos móveis e computadores, e a interface do usuário de ambos é fácil de usar e gerenciar.
O Dropbox tem uma desvantagem ainda maior, pois não possui escritório ou conjunto de produtividade próprio. Ele supera o fato de ter criado um aplicativo simples que faz o trabalho com o mínimo de confusão.
O vencedor: para usuários do Windows, o OneDrive tem uma clara vantagem. Ele é incorporado, funciona automaticamente e é integrado ao Windows Explorer. Enquanto alguns podem considerar uma vantagem injusta, isso funciona para os consumidores.
O Google Drive é direto, mas exige que você use o Google Docs ou a Web para tirar o melhor proveito dele. O Dropbox também é o segundo colocado aqui, pois você precisa do aplicativo ou navegador para fazer o trabalho. Embora nenhum dos dois seja difícil de usar, nada supera o suporte interno.
Segurança
A segurança é sem dúvida o critério mais importante a ser usado ao selecionar um provedor de armazenamento em nuvem. Mesmo que você não esteja armazenando informações particulares ou privilegiadas, elas são suas e merecem ser protegidas.
O Microsoft OneDrive utiliza criptografia TLS e AES de 256 bits para transferir seus arquivos. Este é um bom nível de segurança para usar. No entanto, apenas clientes comerciais se beneficiam da criptografia de armazenamento. Os indivíduos não têm a opção de armazenar dados criptografados; eles são armazenados de forma limpa. A inclusão do 2FA (autenticação de dois fatores) é útil e todos devem usá-lo.
Dada a quantidade de produtos-alvo da Microsoft, não criptografar dados de indivíduos em repouso é um pouco decepcionante. Isso é especialmente verdade, pois esse fato realmente não está claro.
O Google Drive usa criptografia TLS e AES de 128 bits para transferir seus arquivos. Esse também é um bom nível de segurança, já que até a criptografia de 128 bits exigiria várias centenas de anos de tempo do supercomputador para quebrar. O Google Drive também usa AES de 256 bits para criptografar dados armazenados para todos os usuários também. A autenticação de dois fatores é uma opção para todos os aplicativos do Google.
O Dropbox também usa criptografia TLS e AES de 128 bits para transferir seus arquivos. Os dados em repouso são descriptografados e criptografados mais uma vez usando o AES de 256 bits. Esse também é um bom nível de segurança para seus arquivos, com uma exceção. Todos os metadados do arquivo, nome, data, tipo e tamanho do arquivo são armazenados de forma clara. Isso é bom para a maioria dos usuários. A autenticação de dois fatores é uma opção no Dropbox.
O vencedor: o Google Drive vence este, com o Dropbox chegando em segundo. Não há desculpa para não criptografar os dados do usuário em repouso; portanto, o OneDrive perde muito tempo aqui. O Dropbox fica em segundo lugar apenas devido ao armazenamento de metadados de maneira clara, pois em outros aspectos é muito seguro, principalmente por ter aprendido lições com o hack de 2012.
OneDrive x Google Drive x Dropbox - Qual é o melhor?
Dos três serviços, agora está claro que cada um tem vantagens e desvantagens. O OneDrive está embutido no Windows e é muito fácil de usar, mas deixa os dados expostos para contas individuais. Isso anula na minha opinião. A facilidade de uso é boa, mas não deve ser priorizada em relação à segurança.
O Google Drive e o Dropbox oferecem boa segurança, facilidade de uso decente e uma variedade de opções de armazenamento. Dos dois, o Google Drive atende mais a usuários pesados, enquanto o Dropbox sincroniza arquivos mais rapidamente e os aplicativos são muito simples de usar. O melhor deles depende do que você prioriza pessoalmente.
Qual você acha que é a melhor opção de armazenamento em nuvem? OneDrive, Google Drive ou Dropbox? Nos diga o que você pensa abaixo!