Anonim

Um computador Apple I raro e totalmente funcional, assinado pelo co-fundador da Apple, Steve Wozniak, deve ser leiloado este mês, e os especialistas estimam que o histórico da computação vai custar entre US $ 260.000 e US $ 400.000. A casa de leilões alemã Breker está cuidando do evento.

O Apple I, na época conhecido simplesmente como “Apple Computer”, foi o primeiro produto comercial da Apple vendido pelos co-fundadores da empresa Steve Jobs e Steve Wozniak. Projetado com placas de circuito construídas à mão que exigiam que os clientes comprassem ou construíssem seu próprio estojo, o computador foi colocado à venda em julho de 1976 a um preço único de US $ 666, 66. Cerca de 200 unidades Apple I foram produzidas e apenas 6 de uma estimativa de 40 a 50 unidades sobreviventes ainda estão funcionando.

Como resultado de sua raridade e importância no desenvolvimento da indústria de computação pessoal, os computadores Apple I obtiveram preços notavelmente altos em leilão. Um leilão de 2010 realizado pela Christie's em Londres trouxe US $ 210.000, um recorde que foi quebrado em junho de 2012 quando a Sotheby's leiloou outra unidade por US $ 374.500. O registro da Sotheby's não demorou muito, no entanto. Breker quebrou o recorde em novembro de 2012 com um preço inesperadamente alto de US $ 640.000. Várias unidades Apple I que não funcionam também foram vendidas ao longo dos anos, com preços relativamente mais razoáveis, de US $ 100.000 a US $ 125.000.

O leilão atual, programado para 25 de maio, inclui uma placa Apple I em funcionamento, manual original e uma carta de Steve Jobs ao proprietário original do computador, Fred Hatfield, da Computer Data Systems. Como mencionado acima, a unidade também possui uma assinatura claramente visível que diz "Woz", apelido de Steve Wozniak.

As fotografias do computador podem ser encontradas no site da Breker e um vídeo do YouTube que acompanha, incorporado abaixo, mostra a unidade em operação.

Um dos seis computadores Apple i a serem leiloados este mês