Se você usa computadores há muito tempo, provavelmente tem uma impressora antiga em algum lugar. E provavelmente é verdade que o único motivo pelo qual você não o usa é porque:
- É grande demais para caber na mesa.
- Ele usa um cabo incrivelmente grosso com um conector Centronics para conectar ao seu computador.
- O seu computador (especialmente se for um laptop) não tem a porta na qual esse cabo incrivelmente grosso deve ser conectado.
Supondo que você possa adquirir uma fita da impressora (se matriz de pontos) ou um toner de reposição (se laser), poderá ressuscitar a impressora usando a tecnologia moderna.
Convertendo Centronics em USB : leva apenas um cabo para fazer isso. E, como a impressora é antiga, é mais ou menos garantido que o seu computador seja reconhecido sem a necessidade de instalar nenhum driver.
Conecte a impressora diretamente ao roteador : Requer um servidor de impressão em miniatura. Isso se conecta via Ethernet diretamente ao roteador e habilita a impressora em rede. Não é necessária nenhuma conexão com o computador (mas é necessário que ocorra alguma configuração).
Conecte a impressora via Bluetooth sem fio : Requer um adaptador (caro). Também pode exigir outro adaptador USB Bluetooth (não tão caro) se o seu PC não estiver ativado para Bluetooth. O adaptador mencionado para a impressora usa Centronics e USB! O alcance sem fio é de 100 metros (328 pés), mas em aplicações práticas você está "seguro", com no máximo cerca de 25 metros (82 pés). Funciona bem na maioria dos casos. A melhor parte é que você pode ter a impressora em uma sala completamente separada, deixando mais espaço na mesa.
Algumas verdades rápidas sobre impressoras mais antigas
As impressoras matriciais enquanto altas e com velocidade lenta de PPM (página por minuto) têm duas vantagens distintas.
- O papel de alimentação do trator, se disponível, é muito barato.
- Você pode facilmente passar o ano inteiro sem precisar trocar a fita da impressora.
As impressoras HP LaserJet de nível comercial mais antigas também têm um PPM lento, mas têm as seguintes vantagens.
- O novo toner, surpreendentemente, às vezes é mais barato que os cartuchos de reposição para jato de tinta.
- O toner dura muito mais tempo do que os cartuchos de jato de tinta.
- Os LaserJets de classe Biz podem ser facilmente reparados. As chances são altas de que exista um técnico local certificado da HP perto de onde você mora - e ele faz chamadas domésticas.
- LaserJets mais antigos não exigem drivers proprietários estúpidos porque o suporte é incorporado ao sistema operacional. Windows, Mac e Linux "verão" essas impressoras sem problemas, sem confusão.