Anonim

O mercado de GPUs para desktops está em declínio e agora é uma corrida estatística entre a AMD e a NVIDIA, de acordo com um relatório recente da Jon Peddie Research. A análise da empresa revelou um declínio trimestral de 5, 4% nas remessas para o mercado em geral e um declínio de 5, 2% em relação ao ano passado.

Olhando para a participação de mercado geral, a NVIDIA continuou ocupando o primeiro lugar em relação à rival AMD, no segundo trimestre, com 62% da participação no mercado de GPUs em comparação aos 38% da AMD. O Matrox e o S3, mais de uma década afastados de seu auge, ainda podem ser encontrados em alguns milhares de sistemas, mas detêm um zero por cento do mercado estatisticamente arredondado em comparação com as dezenas de milhões de placas AMD e NVIDIA atualmente em uso.

Participação de mercado GPU AIB
Fonte: Pesquisa Jon Peddie
2º trimestre de 20131º trimestre de 20132º trimestre de 2012
NVIDIA62, 0%64, 3%59, 3%
AMD38, 0%35, 7%40, 3%
Matrox0, 0%0, 0%0, 3%
S30, 0%0, 0%0, 1%

Enquanto seus negócios discretos de GPU ocupam um segundo lugar, as coisas estão começando a parecer melhores para a AMD em geral. O declínio do mercado atingiu a NVIDIA mais do que seu concorrente em Sunnyvale, e a participação de 38% do mercado da AMD no segundo trimestre representa um aumento de 2, 3% em relação ao último trimestre.

Ambas as empresas, no entanto, estão enfrentando uma concorrência cada vez mais forte da Intel e de sua linha de GPUs integradas. Com a mais recente arquitetura de consumo da Intel, Haswell, a linha de GPU integrada é bastante capaz e espera-se que ela pesa bastante nas vendas de gama baixa e média de GPUs discretas.

A AMD também oferece opções gráficas integradas atraentes (de fato, tanto o PS4 quanto o Xbox One serão equipados com APUs da AMD), mas seus processadores acompanhantes são amplamente superados pelos da Intel.

Jogadores avançados e usuários de estações de trabalho ainda recorrem a GPUs discretas, mas a maioria espera que o mercado continue em declínio. O avanço no desempenho das opções gráficas integradas, de baixo consumo de energia e com foco em dispositivos móveis é uma área de foco para a indústria, e a NVIDIA poderá em breve se encontrar no topo de uma indústria significativamente reduzida.

Gráfico do teaser via DigitalVersus .

Nvidia obtém 62% de participação de mercado de GPUs discreta no segundo trimestre de 2013