Em um esforço para otimizar seu pacote de drivers, a NVIDIA deixará de oferecer suporte a muitas GPUs mais antigas em seus lançamentos de drivers do Windows. Após o próximo driver NVIDIA, versão 340, e a partir da versão 343, qualquer GPU mais antiga que a série GTX 400 não será mais suportada.
Proprietários de cartões antigos não serão completamente cortados, no entanto. Embora essas placas não recebam novos recursos ou aprimoramentos de desempenho, a NVIDIA promete liberar qualquer correção crítica de bug até 1º de abril de 2016.
A NVIDIA tradicionalmente oferece suporte a produtos mais antigos, mas, à medida que a tecnologia gráfica continua evoluindo, manter essas placas mais antigas às vezes pode dificultar os avanços, além de ocupar os recursos dos engenheiros de software da NVIDIA que estão trabalhando no futuro do 4K, tecnologias de vários monitores e G-SYNC. A NVIDIA também, sem dúvida, espera que a perda do suporte contínuo dê a alguns jogadores o ímpeto de atualizar para uma GPU mais nova.
Aqueles com placas mais antigas podem continuar a usá-las, é claro, mas ficarão bloqueados na versão 340 do driver NVIDIA e perderão novos recursos ou melhorias de desempenho. A lista completa de placas que perderão suporte sob a nova política pode ser encontrada no site de suporte da NVIDIA.
O atual driver certificado da NVIDIA é a versão 335.23, lançada em 10 de março.