Eu tive que visitar um site cliente outro dia por causa de um problema com o ntoskrnl.exe nos computadores com Windows 7. Ignorando o fato de que eles deveriam ter atualizado seu sistema operacional anos atrás, o problema que eles estavam enfrentando era que o processo estava causando falhas regulares na tela azul. Se você também vir o Ntoskrnl.exe causando falha aqui, é como corrigi-lo.
O que é o Ntoskrnl.exe?
Ntoskrnl.exe é um processo central do Windows 7 que é um legado do Windows NT, daí o nome. O kernel é um processo central que cuida das funções essenciais do Windows. Nesse caso, gerenciamento de memória, processos principais e virtualização.
Para a maioria dos computadores de consumo, a virtualização não é usada; portanto, o Ntoskrnl.exe será parcialmente responsável pelos processos de RAM e Windows. O Windows não pode funcionar sem esse processo, por isso precisamos corrigi-lo para usar o computador. Como o erro está causando falhas e no BSOD (Blue Screen of Death), temos que corrigi-lo de qualquer maneira.
Como de costume, embora a sintaxe do erro possa mencionar Ntoskrnl.exe, não é o kernel que está causando o problema. Geralmente é outra coisa. Dado que o Ntoskrnl.exe cuida da memória, geralmente isso afeta a memória que causa o travamento do Ntoskrnl.exe. As causas comuns são overclock, drivers e hardware de memória. Na maioria das vezes, são os dois primeiros e não o final que é o problema.
Corrigir Ntoskrnl.exe causando falha
Para corrigir a falha, precisamos fazer uma de duas coisas. Se você fizer um overclock no sistema, tente executá-lo sem o overclock para verificar se ele está estável. Se estiver, execute um aplicativo de estabilidade ou overclock para identificar uma velocidade do relógio de memória mais estável e teste novamente.
Se isso não funcionar, ou você não estiver fazendo overclock, precisamos fazer outra coisa. As chances são de que seja um driver que está causando as falhas, portanto devemos atualizar todas elas. Poderíamos criar um minidump que dirá exatamente o que está acontecendo, mas que pode ser uma dor. Se você quiser seguir esse caminho, confira esta página no site da Microsoft.
Caso contrário, vamos atualizar todos os nossos drivers. Como isso faz parte das tarefas domésticas do Windows 7, é um tempo bem gasto.
Abra o Gerenciador de dispositivos e percorra a lista de dispositivos. Você deve atualizar o driver gráfico, o driver de áudio, o driver de rede, o driver do chipset, o utilitário de gerenciamento de disco, se tiver um, qualquer driver periférico para impressoras, webcams, scanners ou discos rígidos externos.
Em seguida, execute uma atualização do Windows para garantir que você tenha todas as atualizações disponíveis. A Microsoft não publica mais as atualizações do Windows 7, mas precisamos garantir que você tenha as disponíveis. Por fim, reinicie o computador e verifique se todas as unidades estão ativas.
Se a atualização de todos os drivers não impedir que o Ntoskrnl.exe cause falhas, verifique a integridade dos arquivos do Windows.
- Abra uma linha de comando como administrador.
- Digite a pasta 'dism / online / cleanup-image / restorehealth' e pressione Enter.
- Deixe o processo completo.
Este é o utilitário de verificação de arquivos do Windows que verificará a integridade das bibliotecas e arquivos do Windows. Se houver algum ausente ou corrompido, o Windows fará o download de uma nova cópia enquanto estiver disponível.
Se isso não funcionar, precisamos usar o MemTest86 +. Este é um utilitário de verificação de memória, o melhor da classe na verificação de RAM.
- Faça o download do MemTest86 aqui. Se você deseja gravá-lo em um CD, escolha a cópia apropriada. Caso contrário, use a opção binária de inicialização para USB.
- Crie a unidade inicializável e reinicie o computador. Deixe a mídia no lugar.
- Selecione para inicializar a partir dessa mídia quando solicitado e permita que o MemTest86 + seja carregado.
- Execute o teste três vezes separadas e observe os erros encontrados.
Se o MemTest86 + encontrar erros, troque os sticks de RAM entre os slots e execute o teste novamente. Se o MemTest86 + ainda encontrar erros, você precisará identificar se é RAM ou o slot da placa-mãe. Se o erro se mover com a RAM, pode estar com defeito. Se os erros permanecerem no mesmo local, pode ser a placa-mãe.
Se você possui RAM sobressalente ou o suficiente para executar o computador sem o stick causando erros, faça-o por um tempo para verificar se o erro desaparece. Se parece que o slot de RAM na placa-mãe está causando o erro, use outro e monitore-o.
A maioria dos erros do Ntoskrnl.exe ocorre em computadores Windows 7. Embora o kernel ainda esteja presente no Windows 8, parecia muito mais estável nessa versão. Se, por algum motivo, você ainda estiver executando um computador com Windows 7 e vir esses erros, agora já sabe o que fazer.
Existem outras maneiras de corrigir o Ntoskrnl.exe causando falhas? Conte-nos sobre eles abaixo, se o fizer.