Anonim

A saga de hackers e espionagem da NSA continua a se desenrolar em 2014, com o The New York Times divulgando esta semana que a agência do governo nem precisa confiar na Internet para manter o controle de seus objetivos. Fontes afirmam que a NSA possui tecnologia baseada em rádio que permite espionar diretamente mais de 100.000 computadores que não estão conectados à Internet.

Com o codinome “Quantum”, a suposta tecnologia está em uso desde 2008 e utiliza placas de circuito e cartões USB que a agência esconde dentro dos computadores antes da entrega aos alvos. Os supostos "bandidos", com medo do monitoramento do governo, podem não conectar o hardware a uma rede externa, mas esses transmissores ocultos ainda fornecem à NSA acesso através de "estações de retransmissão do tamanho de maletas que as agências de inteligência podem estabelecer a quilômetros de distância".

Embora a credibilidade da NSA atualmente seja mínima, as fontes do relatório afirmam que a tecnologia não está sendo usada nos Estados Unidos e, em vez disso, concentra-se em grupos criminosos estrangeiros, como hackers na Rússia e na China, e cartéis de drogas no México. É importante notar que a Quantum esteve envolvida nos estágios iniciais do mapeamento da usina de enriquecimento de urânio Natanz do Irã, ajudando a estabelecer as bases para o desenvolvimento do infame verme Stuxnet.

A invasão governamental de redes de computadores estrangeiras ou criminosas não é novidade, mas os relatórios sobre Quantum apontam para um novo fator na equação geral, conforme explicado por James Andrew Lewis, especialista em cibersegurança do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais:

O que há de novo aqui é a escala e a sofisticação da capacidade da agência de inteligência de acessar computadores e redes aos quais ninguém jamais teve acesso antes. Algumas dessas capacidades já existem há algum tempo, mas a combinação de aprender a penetrar nos sistemas para inserir software e aprender a fazer isso usando frequências de rádio deu aos EUA uma janela que nunca havia tido antes.

Quando aplicados adequadamente para impedir organizações criminosas e governos desonestos, programas como Quantum podem ser inestimáveis ​​para proteger os EUA e seus aliados. Mas, com a recente série de revelações da NSA, não temos certeza se podemos confiar em alguém da agência para entender o verdadeiro significado da palavra.

A NSA está usando rádios ocultos para espionar computadores offline