Anonim

Se você ouvir muitos tipos diferentes de mídia no seu PC com Windows - música, YouTube, podcasts etc. -, poderá achar que todos estão em volumes diferentes, alguns muito silenciosos e outros muito altos. Isso obriga a ajustar o volume do PC ou do alto-falante com frequência.
Uma solução para isso é um recurso interno do Windows chamado Equalização de Loudness . Semelhante aos "modos noturnos" encontrados nos receptores de home theater, o Loudness Equalization analisa o áudio do seu PC em tempo real e ajusta automaticamente os níveis de áudio para que tudo permaneça em um volume relativamente consistente. Em outras palavras, torna os sons mais baixos cada vez mais altos, garantindo que não haja surpresas ao ouvir muitas fontes diferentes.
Um recurso como esse, embora útil em muitos casos, reduz necessariamente a faixa dinâmica do áudio de origem. Em algumas situações, é importante manter a faixa dinâmica original. Portanto, você definitivamente não deseja ativar esse recurso se estiver executando tarefas como edição de vídeo ou mixagem de áudio ou se quiser assistir a um filme ou ouvir um álbum com a faixa de áudio pretendida pelos produtores.
Ainda assim, para a maioria dos usuários, a Equalização da sonoridade pode realmente melhorar a experiência geral, especialmente em situações em que você não deseja nenhum barulho inesperadamente alto, como em um escritório compartilhado ou à noite.

Habilitar equalização de volume no Windows

  1. Na área de trabalho do Windows, use o menu Iniciar para procurar som . Abra o resultado associado ao painel de controle.
  2. Selecione a saída principal do alto-falante ou fone de ouvido na lista.
  3. Clique em Propriedades .
  4. Selecione a guia Aprimoramentos na parte superior da janela.
  5. Marque a caixa Equalização de volume .
  6. Clique em Aplicar para salvar suas alterações e, em seguida, em OK para fechar a janela.

Depois de ativar esse recurso, você deverá observar uma redução significativa na faixa dinâmica de suas fontes, com sons mais baixos amplificados e sons mais altos atenuados. Observe, no entanto, que nem todas as configurações de áudio oferecem suporte ao uso de aprimoramentos de áudio do Windows. Algumas placas de som de terceiros têm seus próprios efeitos de equalizador e aprimoramento, e algumas conexões de áudio digital não passam pelos aprimoramentos de áudio.
Se você não gostar do intervalo dinâmico reduzido oferecido pela Equalização de volume, simplesmente repita as etapas acima e desmarque a opção correspondente na guia Aprimoramentos ou marque a caixa Desativar todos os aprimoramentos . Se você não notar nenhuma alteração, verifique se selecionou o dispositivo de áudio correto na Etapa 2.

Normalize os níveis de volume nas janelas com equalização de volume