O primeiro grande obstáculo pós-contrato entre a Microsoft e a Nokia foi concluído, com os acionistas da Nokia aprovando o acordo que fará com que a Microsoft absorva o negócio de hardware móvel da empresa finlandesa. Com um valor de aproximadamente US $ 7, 2 bilhões, o acordo lançará a Microsoft diretamente no setor de fabricação de smartphones, dando à empresa a oportunidade de aproveitar os benefícios verticais usufruídos pela rival Apple. Ele também verá o retorno à Microsoft do ex-CEO da Nokia, Stephen Elop, que liderou a Divisão de Negócios da Microsoft antes de assumir o cargo na Nokia em 2010.
A aquisição, prevista para ser concluída no início do próximo ano, ocorre em meio a grandes mudanças organizacionais na Microsoft. Após uma reorganização em toda a empresa sob a bandeira "One Microsoft" no verão passado, o antigo CEO Steve Ballmer anunciou sua aposentadoria da empresa. O conselho da Microsoft está agora procurando alguém para se tornar o terceiro CEO da história da empresa, e Elop está na lista de candidatos, juntamente com o CEO da Ford, Alan Mulally, o CEO do Skype, Tony Bates, Satya Nadella, da Microsoft, e Mike Lawrie, CEO da CSC.
Ainda não há informações sobre quando o conselho planeja fazer uma seleção, mas já existem rumores de que Elop desligaria o Xbox da Microsoft e venderia (ou mataria) a divisão de busca da empresa na Bing. Ambas são decisões controversas que colocam os interesses imediatos dos acionistas contra a flexibilidade de longo prazo da empresa, embora seja necessário enfatizar que o Sr. Elop ainda não fez nenhuma declaração pública mostrando apoio de qualquer maneira a esse movimento.