Você já se deparou com o 'No Route to Host' ao tentar acessar um servidor no Linux? Este erro de conexão de serviço pode ser irritante, mas você pode corrigi-lo depois de identificar a causa.
Consulte também o nosso artigo Como excluir um diretório no Linux
'No Route to Host' indica um problema de rede, geralmente um que aparece quando o servidor ou host não está respondendo. Isso pode ocorrer devido a problemas de rede ou devido a uma configuração inadequada.
Suas configurações de rede estão corretas?
Antes de analisarmos as causas mais específicas desse problema, verifique se as configurações de rede estão corretas. Você pode se conectar à web? O seu DNS está configurado corretamente?
Execute este comando para descobrir:
systemd-resolve –status
Se você encontrar algum problema de DNS lá, volte para a configuração de rede e refaça-a, se necessário. Se você estiver usando uma rede padrão com um IP dinâmico, os números DNS deverão ser atualizados automaticamente.
Para configurar manualmente o seu DNS, vá para o Network Manager e insira manualmente o endereço IP na guia IPv4.
Se a sua distribuição Linux não tiver uma área de trabalho gráfica, vá para "/etc/systemd/resolved.conf". E encontre a linha DNS.
Altere os números com os números do DNS desejado e faça outras configurações, se necessário.
Além disso, se você configurou um IP estático, convém reverter para um IP dinâmico e permitir que sua rede obtenha as informações de conexão através do DHCP.
Não se esqueça de reiniciar o computador antes de tentar se conectar ao host novamente. Se você ainda está recebendo 'No Route to Host', continue lendo.
O servidor host está online?
O próximo passo é verificar se o host ao qual você está tentando se conectar está realmente online. Afinal, uma das causas mais frequentes do erro é que o serviço não está sendo executado como resultado de manutenção ou de algum outro problema.
Se o serviço não estiver online, verifique se o host está. Às vezes, o serviço pode ter parado ou não ter sido iniciado, mesmo que não haja nada de errado com o próprio servidor.
Usando systemd, execute o comando…
sudo systemctl status servicename
Se o serviço estiver em execução, você precisará procurar outra causa.
Você está se conectando à porta certa?
Verifique novamente toda a documentação que o host possa ter fornecido. É uma prática comum para gerentes de servidor bloquear portas que não são usadas para melhorar a segurança do servidor. Os invasores costumam usar portas comuns para direcionar os serviços Linux.
Se você estiver tentando se conectar ao seu próprio servidor, poderá rastrear o serviço até a porta correta. Para fazer isso, você precisa instalar uma ferramenta de segurança que possa ajudá-lo a ver portas abertas - NMAP.
Aqui estão os comandos para instalar o NMAP em diferentes distribuições Linux:
CentOS: yum install nmap
Debian: apt-get install nmap
Ubuntu: sudo apt-get install nmap
Depois de instalar o NMAP, verifique as portas abertas com o seguinte comando:
sudo nmap -sS destino-servidor-ip
Se você não tiver acesso direto ao servidor, precisará entrar em contato com o host. Mas antes de fazer isso, dê uma olhada em algumas das outras possíveis causas do erro 'No Route to Host' no Linux.
O nome do host está correto?
Você também pode receber o erro 'Sem rota para o host' se o computador e o servidor que você está tentando conectar usar nomes de host diferentes. Ambas as máquinas devem ser configuradas para se conectarem.
Além da configuração usual de hosts, você deve prestar atenção aos arquivos hosts.deny e hosts.allow em "/ etc". Se você estiver tentando se conectar a um novo servidor, verifique se o nome do host está correto.
O iptables está bloqueando a conexão?
O iptables é bastante útil quando você deseja configurar as tabelas de firewall do kernel do Linux. O controle total que ele oferece sobre o tráfego que entra e sai do seu computador é ótimo.
Mas, com um simples erro de configuração, o iptables pode bloquear a conexão com a porta que você deseja acessar e dar origem ao erro 'No Route to Host'.
Para verificar se o iptables é o culpado, execute o seguinte comando:
sudo iptables -S
Veja se as regras do iptables que você definiu bloqueiam a conexão. Talvez você precise adicionar uma regra de aceitação à cadeia INPUT padrão.
Para limpar as regras de firewall de um firewall externo, você pode usar este comando:
iptables -F
Pensamentos finais
Como você pode ver, pode demorar um pouco para chegar ao final do erro 'Sem rota para hospedar', mas as etapas acima devem ajudá-lo. Embora possa parecer um problema complexo, geralmente é o resultado de configurações conflitantes ou problemas simples de rede.
Você já encontrou outras causas e correções possíveis para esse erro? Deixe-nos um comentário e conte-nos sobre isso.