Anonim

Se você está procurando uma DSLR de nível de entrada, há várias opções no mercado. As grandes empresas, Nikon e Canon, oferecem algumas opções diferentes, sem mencionar as oferecidas pelos outros caras. Eu comprei recentemente minha primeira DSLR e acabei com a Nikon D3200. Embora eu tenha usado muitas câmeras no passado, esta é a primeira que eu possuía.

Claro, a câmera tem alguns anos, mas isso não significa que ainda não seja uma ótima opção.

Fácil de usar

A D3200 é um pouco menor do que algumas outras DSLRs do mercado, especialmente quando se trata de câmeras com especificações mais altas. A câmera oferece uma forma de corpo muito fácil de entender, mesmo trabalhando para fotos com uma mão, se você escolher. Uma coisa que me surpreendeu é que, mesmo nesse preço, a câmera ainda grita qualidade.

A própria câmera vem com uma lente 18-55mm f / 3.5-5.6 VR, que se encaixa facilmente na parte frontal da câmera, desde que você siga as instruções para não danificar sua nova e brilhante câmera. Essa lente oferece muito para o fotógrafo amador. Uma das grandes vantagens é que ela oferece “redução de vibração” (daí a VR), o que é bom, considerando o fato de que o corpo do D3200 não oferece nada em termos de estabilização de imagem.

Na parte superior da câmera encontra-se o disco do modo principal, e a câmera oferece vários modos diferentes. Embora seja tolo abordar todos eles em detalhes, após algumas leituras leves no manual de instruções da câmera, é fácil entender o que cada modo oferece. Os modos mais avançados são os que você deseja usar se estiver tentando aprender sobre fotografia, e os modos de prioridade de abertura e obturador são uma ótima maneira de aprender sobre as configurações enquanto ainda deixa a câmera fazer parte do trabalho. quando se trata de tirar uma boa foto.

O botão Compensação da exposição e o volante de controle estão posicionados adequadamente, permitindo fácil acesso sem muita reflexão - o volante com o polegar direito e o botão Compensação da exposição com o dedo indicador.

A maioria dos outros botões no corpo da câmera é bastante autoexplicativa e, se você não entender o que eles significam, consulte as instruções. Ou mexer com eles e ver o que acontece.

No que diz respeito ao software das câmeras, novamente, as coisas são fáceis de entender com alguma referência ao manual de instruções. Um “modo guia” também está presente, com o objetivo de ajudá-lo a contornar a câmera de maneira rápida e fácil, seja você iniciante ou avançado.

Qualidade da imagem

Uma das grandes vantagens da câmera é que ela oferece uma excelente qualidade de imagem para um dispositivo com preço tão baixo. Na ISO 100 a 400, basicamente, não há ruído na imagem e, embora comece a chegar a cerca de ISO 1000, ainda é uma imagem muito clara. Mesmo nas configurações mais altas, embora exista muito mais ruído, as configurações ainda são muito úteis.

A câmera é capaz de obter uma variedade de qualidades de arquivo - desde JPEGs “básicos” a “finos”, além de fotos RAW, se você preferir.

A câmera inclui um flash e, embora, como iniciante, seja raro encontrar uma foto bonita usando o flash embutido, ela tem seus usos, como tirar retratos.

Bem, a câmera também possui recursos de gravação de vídeo bastante decentes, capazes de lidar com vídeos de até 1080p. Certamente, não é o vídeo 4K disponível em muitas câmeras atualmente, mas é suficiente para alguém que, por exemplo, faz análises técnicas.

Conclusões

A Nikon D3200 é uma excelente opção para o fotógrafo iniciante e, possivelmente, o intermediário. Oferece uma variedade de modos, perfeitos para quem começa com a fotografia, é fácil de manusear e produz uma excelente qualidade de imagem. Claro, a câmera é um pouco antiga, mas pelo preço ainda é uma das melhores opções. Você pode obtê-lo em um pacote com várias outras coisas aqui. Você também pode encontrar algumas fotos de exemplo abaixo.

Nikon d3200 hands-on review: uma ótima câmera para o fotógrafo iniciante