Anonim

Depois que rumores anteriores sugeriram que o próximo Xbox da Microsoft será equipado com uma GPU AMD, novas informações apontam para uma CPU AMD também, abrindo a porta para uma oferta integrada avançada da fabricante de chips em dificuldades. Segundo fontes conversando com a Bloomberg, a Microsoft usará uma solução AMD que combina a tecnologia de CPU Jaguar da empresa com uma GPU da série 7000. Isso se aproxima das especificações de hardware do PlayStation 4 da Sony, anunciado no final de fevereiro.

O atual Xbox 360 da Microsoft, lançado em 2005, utiliza uma CPU baseada em PowerPC. A troca da Sony e da Microsoft para CPUs baseadas em x86 é motivada por preocupações de custo e um esforço para facilitar o processo de desenvolvimento de jogos e aplicativos. Isso significa potencialmente mais jogos para os proprietários do Xbox, mas também significa que os títulos da geração anterior, escritos para a arquitetura PowerPC, não poderão ser executados nativamente no próximo console do Xbox.

A mudança para uma CPU x86 significa mais jogos, mas também significa que os títulos da geração anterior não poderão ser executados nativamente no próximo console Xbox.

A compatibilidade com versões anteriores tem sido um recurso desejado para os proprietários de console. O Xbox 360 mantinha compatibilidade com versões anteriores da maioria dos jogos originais do Xbox, e o PlayStation 2 podia jogar quase todo o catálogo de jogos originais do PlayStation. O PlayStation 3 também foi lançado com compatibilidade com versões anteriores, mas a Sony removeu o recurso para economizar espaço e dinheiro após a segunda revisão no console.

Com a compatibilidade com versões anteriores, provavelmente ausente do próximo Xbox e PS4, os jogadores terão que confiar em métodos não convencionais para jogar jogos antigos em um novo hardware. Rumores sugerem que um futuro serviço de streaming semelhante ao OnLive, que é o malfadado, poderia fornecer aos proprietários de PS4 a capacidade de jogar jogos antigos remotamente.

Esse serviço está longe de ser uma solução perfeita, no entanto. Provavelmente terá os mesmos problemas de latência que afetaram o OnLive, são de qualidade inferior à renderização nativa e custam dinheiro. Para aqueles que querem jogar apenas jogos antigos pela primeira vez, esses problemas podem não ser um diferencial, mas aqueles que já possuem cópias de varejo dos jogos serão obrigados a pagar para jogá-los novamente. A melhor solução, portanto, parece ser manter um console antigo no gabinete de mídia, além de um novo PS4 ou Xbox.

Há rumores de que a Microsoft anunciará os detalhes de seu próximo console em dois meses, com o jornalista da Microsoft Paul Thurrott sugerindo que terça-feira, 21 de maio, é a provável data do anúncio. Espera-se que tanto o Xbox quanto o PS4 sem nome sejam enviados a tempo da temporada de férias de 2013.

Próximo xbox ganha CPU amd x86 e perde compatibilidade com versões anteriores de 360