No iOS, os usuários podem adicionar rapidamente um ponto final ao final de uma frase tocando duas vezes na barra de espaço. Esse atalho adiciona um período seguido por um único espaço, para que você possa digitar sua próxima frase. Agora, com o macOS Sierra, esse recurso também está disponível no Mac.
Como esse recurso seria um desvio drástico das convenções de digitação de longa data no OS X, felizmente é desativado por padrão. Se você quiser habilitá-lo, no entanto, primeiro verifique se está executando o macOS Sierra. Em seguida, vá para Preferências do Sistema> Teclado> Texto .
Na lista de opções à direita, localize e marque a caixa Adicionar período com espaço duplo . Você não precisa reiniciar, mas precisará encerrar e reiniciar os aplicativos antes que este atalho funcione neles.
Para testá-lo, inicie um aplicativo que aceite entrada de texto, como Notes ou TextEdit. Digite algumas palavras e, depois da palavra final, toque duas vezes na barra de espaço. Um ponto será adicionado ao final da sua última palavra, seguido por um único espaço.
Bem-vindo, usuários do iOS
Os usuários antigos de Mac podem estar se perguntando por que a Apple traria esse recurso ao macOS. Afinal, o atalho de espaço duplo no iOS 10 existe para ajudar a melhorar a eficiência ao usar o pequeno teclado virtual em um iPhone ou iPad. Os usuários de Mac com um teclado físico de tamanho normal não têm as mesmas preocupações.
A resposta é que a Apple vende significativamente mais dispositivos iOS do que Macs e, portanto, possui uma base de clientes iOS muito maior. É do interesse da empresa fazer com que os usuários do iOS se sintam em casa no Mac, incentivando a adoção adicional dos produtos da Apple em sua base de usuários existente. Para usuários para os quais o iPhone é o principal dispositivo de computação, manter convenções semelhantes entre os dispositivos é essencial para criar mais usuários de Mac no futuro.
Obviamente, esse novo recurso pode causar estragos para aqueles que usam vários espaços juntos, como programadores ou aqueles que trabalham com layouts de documentos. Para esses tipos de usuários, é melhor manter essa opção desativada no macOS. Também é uma boa idéia evitá-lo se você trabalha regularmente com outros sistemas operacionais como Windows, Linux ou mesmo versões anteriores do OS X. A memória muscular pode ser poderosa e você provavelmente se arrependeria de se acostumar com o espaçamento duplo por um período quando você alterna para um sistema operacional que não suporta o recurso.