Nossos iPhones e iPads estão repletos de mais aplicativos do que nunca, e um novo recurso no iOS 11 tornará o gerenciamento desses aplicativos muito, muito mais fácil. Por fim, após anos sendo forçado a mover e organizar aplicativos um por um, o iOS 11 introduz a capacidade de mover vários aplicativos de uma vez nas telas iniciais do iPhone ou iPad.
Aqui está como isso funciona.
Mover vários aplicativos de uma só vez
O processo para mover vários aplicativos ao mesmo tempo no iOS 11 começa da mesma forma que o antigo método de mover aplicativos um por um. Portanto, encontre o primeiro aplicativo que você deseja mover e toque e segure até ver os aplicativos começarem a tremer.
Observe que, se você tiver um iPhone compatível com 3D Touch, precisará descansar e segurar o dedo na tela, pois pressionar com firmeza pode ativar esse recurso. Se estiver com problemas, tente desativar a sensibilidade ao toque em 3D ou desativar o recurso, pelo menos temporariamente.
Com seus aplicativos sacudindo, mantenha o aplicativo inicial pressionado e toque levemente em outro aplicativo que você também gostaria de mover. Isso pode ser um pouco complicado, por isso é melhor usar as duas mãos, se possível, com um polegar pressionando o aplicativo inicial e o polegar ou o dedo na outra mão, selecionando os aplicativos adicionais.
Quando você seleciona outro aplicativo, vê-lo passar para o aplicativo selecionado inicialmente e ingressá-lo, com um pequeno número de identificação aparecendo no canto superior direito, que mostra o número total de aplicativos selecionados. Novamente, o truque aqui é tocar levemente nos aplicativos adicionais que você deseja selecionar. Pressionar com muita força, muitas vezes, não seleciona o aplicativo com êxito e levará a um pouco de frustração ao tentar dominar esse processo.
Continue selecionando aplicativos adicionais até estar pronto e, quando terminar, você terá um ícone oscilando que representa todos os aplicativos que você selecionou. É importante não remover o dedo da tela, pois isso desmarca e solta todos os aplicativos no local atual. Mas, enquanto você mantém o dedo neste ícone para vários aplicativos, você pode tratá-lo como os ícones tradicionais para aplicativos únicos com os quais está acostumado. Você pode movê-lo para outra tela inicial, soltá-lo (ou removê-lo) de uma pasta ou usá-lo para reorganizar suas telas iniciais, movendo vários aplicativos para a parte inferior, por exemplo.
Estranhamente, pelo menos por enquanto, a única coisa que você não pode fazer é excluir o grupo de aplicativos, pois não há um ícone "x" mesmo quando você selecionou aplicativos que poderiam ser excluídos do seu dispositivo. Provavelmente é o melhor, pois impede a exclusão acidental de vários aplicativos ao mesmo tempo, mas é possível que a Apple encontre uma maneira de adicionar esse recurso em uma atualização futura.
Como obter o iOS 11
Na data deste artigo, o iOS 11 ainda estava na versão beta. Se você estiver ansioso para experimentar novos recursos, como a capacidade de mover vários ícones de aplicativos de uma só vez, inscreva-se no programa Apple Public Beta. Observe, no entanto, que este é realmente um software beta que pode conter bugs que podem corromper seus dados ou interferir nas principais funções do seu dispositivo. Portanto, não instale o iOS 11 beta em um dispositivo usado para trabalhos de missão crítica.
Se você não estiver interessado em mexer com o software beta, o iOS 11 será uma atualização gratuita para todos os dispositivos compatíveis quando a versão final for lançada neste outono.