Embora seja um membro original da Blu-ray Disc Association, a Apple nunca adotou o formato, chamando-o de “saco de mágoa” e preferindo orientar os clientes em direção ao seu próprio conteúdo de “alta definição” na iTunes Store. Os proprietários de Mac ainda podem usar unidades ópticas de Blu-ray, embora não haja suporte oficial no OS X para o formato comercial de vídeo em Blu-ray.
Mesmo assim, determinados fãs de mídia ótica de alta qualidade e alta capacidade se resignaram a conectar unidades de Blu-ray externas a seus iMacs ou MacBooks via USB ou FireWire. Os proprietários de Mac Pro também tiveram a oportunidade de instalar uma unidade Blu-ray interna.
Essas soluções funcionaram, mas eram desajeitadas (exceto pelos sortudos proprietários do Mac Pro). Agora, assim que a Apple se afasta completamente dos discos ópticos, a MCE Technologies, com sede na Califórnia, finalmente entregou o que muitos donos de Mac sempre sonhavam: um drive Blu-ray interno. A unidade de carregamento de slots é compatível com as raças anteriores do iMacs (início de 2009 até o final de 2011) e Mac minis (final de 2009 até meados de 2010) por US $ 79, 99.
A instalação de qualquer componente além da RAM em um iMac ou Mac mini é relativamente desafiadora e requer a remoção de muitos componentes delicados. Aqueles com alguma experiência em atualizar ou reparar computadores ainda devem achar o processo factível, especialmente quando executados usando os excelentes guias passo a passo do iFixit . Aqueles que não desejam abrir seus Macs também podem ter a unidade instalada em uma das instalações da MCE ou em centros de atualização autorizados.
Depois de instalados, os fãs do filme podem começar a reproduzir discos Blu-ray comerciais por meio do software de reprodução incluído ou usar outros meios para acessar os dados de vídeo para backup em um servidor de mídia (desde que o backup de discos comerciais esteja em conformidade com as leis locais).
Infelizmente, a Apple está indo além da tecnologia de discos ópticos, e não seria surpreendente ver os MacBooks Pro que não são da Retina perderem sua unidade óptica como parte das atualizações esperadas na WWDC da empresa em junho. Para os consumidores com Macs mais antigos, no entanto, o MCE Internal Blu-ray Player será uma adição bem-vinda e uma atualização relativamente barata para aqueles que precisam ou desejam suporte para Blu-ray.
Portanto, livre-se daquela distraída unidade externa de Blu-ray e confira a unidade interna do MCE, que começa a ser vendida em 27 de maio.