O que começou anos atrás, como rumores de um aparelho de televisão da Apple, se concentrou neste ano em um novo modelo especulado da Apple TV, que adiciona amplo suporte a aplicativos no estilo iOS, TV ao vivo e controladores de jogos sem fio. Também existem rumores de que um novo dispositivo semelhante à Apple TV mesclará a funcionalidade da Apple TV e AirPort Express existentes, o pequeno roteador e extensor Wi-Fi da empresa que foi deixado de fora das atualizações 802.11ac que sua contrapartida maior, o AirPort Extreme, recebido no verão passado.
Enquanto a Apple raramente telegrafa produtos futuros, a empresa recentemente começou a exibir a Apple TV de forma mais proeminente em sua loja on-line, dando ao produto - uma vez classificado publicamente como meramente um "hobby" - o mesmo status que as outras principais categorias de produtos da Apple: Mac, iPad, iPhone e iPod (a Apple TV era anteriormente rebaixada sob o cabeçalho do iPod). Hoje, também aprendemos que a Apple está lançando uma promoção de uma semana para a Apple TV, oferecendo aos compradores americanos do produto um iTunes Gift Card de US $ 25 (25% do preço total de varejo do dispositivo).
Muitos tentaram oferecer aos clientes a solução definitiva para “cortar cabos”, mas talvez a Apple tenha a melhor chance de ter sucesso.
Apesar dos relatos recentes em contrário, e da surpreendente proposta de fusão da Comcast e da Time Warner (havia rumores de que a Time Warner era um parceiro-chave nos planos da Apple para o dispositivo), muitos observadores da Apple apontam para o aumento da atividade da empresa em torno da Apple TV como prova de que o lançamento de um novo modelo é iminente. As recentes iniciativas da Apple foram interpretadas como um esforço para lembrar os clientes sobre a categoria do produto, bem como um esforço para limpar o inventário não vendido dos modelos existentes antes que a unidade atualizada seja lançada nas próximas semanas ou meses.
É impossível conhecer todos os detalhes dos planos da Apple, e a fusão da Comcast-Time Warner pode realmente ter afetado o cronograma de lançamento ou o conjunto de recursos da empresa, mas tenho uma interpretação diferente dos movimentos recentes da Apple, um que muitos Apple TV existentes os proprietários podem ficar felizes em ouvir. Com a Apple agora tentando mover um número maior de unidades da Apple TV, é mais provável que a funcionalidade principal de uma futura Apple TV esteja disponível para os proprietários existentes do modelo de terceira geração por meio de uma atualização de software.
Obviamente, isso não se aplica aos recursos de hardware, como a integração proposta da funcionalidade AirPort Express, mas não acho que um roteador integrado seja o principal recurso deste novo dispositivo. Também houve rumores de que o novo produto incluirá um sintonizador de cabo embutido (em parceria com a Time Warner) para permitir recursos de TV ao vivo e DVR, mas isso parece improvável quando a Apple poderia trabalhar com um provedor de cabo para fornecer aos clientes IP. TV ao vivo e acesso sob demanda, da mesma forma que os clientes da Time Warner podem acessar TV ao vivo no Xbox, Roku e iPad hoje.
A Apple tem sido surpreendentemente ativa no suporte a clientes com dispositivos mais antigos
Em vez disso, se os rumores mantiverem um pingo de verdade, os recursos verdadeiramente desejáveis de uma nova Apple TV evoluirão em torno de aplicativos e jogos de terceiros, algo que o processador A5 da Apple TV de terceira geração (uma versão única do mesmo processador que alimenta o iPhone 4S e o iPad 2, produtos que a Apple ainda suporta hoje) provavelmente poderiam manipular. Os usuários podem não ter a melhor experiência em comparação com aqueles que compram o novo modelo previsto, mas essa mesma dicotomia de mercado já existe agora com usuários ainda executando dispositivos mais antigos; eles podem usar a maioria dos softwares encontrados na App Store, mas nem sempre com a melhor qualidade ou taxa de quadros.
Jogar em um Apple TV novo ou existente também pode exigir um controle, embora as possibilidades de uma segunda tela semelhante ao Wii U por meio de um iPhone ou iPad sejam interessantes. Mas aqui também a Apple TV existente deve funcionar bem. Os novos controladores de jogos iOS usam Bluetooth 2.1 para conectividade, um recurso que a Apple TV desfruta desde o modelo de segunda geração.
O processador da Apple TV de terceira geração e o suporte a Bluetooth para os atuais controladores de jogos sem fio podem oferecer aos proprietários existentes uma nova e atraente experiência sem precisar atualizar para um novo modelo. E essa é a chave.
Não sabemos como a Apple irá precificar os futuros modelos da Apple TV, mas com os modelos atuais anunciados com destaque por apenas US $ 99, pode ser difícil para a empresa apresentar um novo modelo, por mais bem caracterizado, a um preço muito mais alto. ponto. Portanto, é provável que a Apple procure obter ganhos monetários nos serviços de uma nova Apple TV em vez do hardware , uma mudança notável da estratégia da empresa com a iDevices e as lojas de música e aplicativos do iTunes, onde as vendas de software e conteúdo de baixa margem impulsionaram vendas de hardware altamente lucrativas.
Nesse cenário, mesmo que uma nova Apple TV não esteja programada para ser lançada até o final do ano ou mais tarde, por que a empresa tentaria vender um número significativo de Apple TVs existentes apenas para manter sua base de clientes expandida de quais novos recursos estão surgindo? Apesar da percepção de alguns oponentes da Apple, a empresa tem surpreendentemente ativo no suporte a clientes com dispositivos mais antigos, especialmente no espaço móvel em rápida mudança, e sua venda continuada do iPhone 4S e iPad 2 (e suporte para iOS 7 no iPhone 4 ) demonstra claramente que a Apple não tem nenhum problema em oferecer aos clientes a maioria dos recursos mais recentes, mesmo com uma experiência abaixo do ideal.
É possível, no entanto, que a Apple pense que um número suficiente de clientes novos e existentes se apresse em comprar uma nova Apple TV, especialmente se for lançada a um preço de US $ 99. Mas a Apple espera ganhar tanto com uma base de clientes expandida que não consigo vê-los colocando lucro potencial em hardware com a oportunidade de trazer milhões para o novo ecossistema da Apple TV no primeiro dia com uma atualização de software gratuita.
Muitos tentaram oferecer aos clientes a melhor solução para “cortar cabos”, mas talvez a Apple tenha a melhor chance de sucesso. Uma plataforma altamente sofisticada que dá aos clientes acesso a suas bibliotecas de mídia existentes, novas compras, TV ao vivo, aplicativos de terceiros e jogos para celular extremamente populares podem ser uma grande influência no setor (se não a mudança inovadora provocada por Steve Jobs) biografia). E estou apostando agora que talvez você não precise comprar um novo hardware para participar da festa.