Em maio de 2016, a Netflix lançou seu próprio teste de velocidade da Internet - fast.com. O serviço era conveniente porque tinha um URL fácil de lembrar, não dependia do Flash e iniciou imediatamente o teste em um servidor determinado automaticamente assim que você carregou a página.
No entanto, o teste de velocidade da fast.com Netflix foi limitado, pois apenas testou a velocidade de download do usuário, ignorando outros fatores, como velocidade de upload e latência da conexão. Embora isso faça sentido - do ponto de vista do usuário da Netflix, o fator mais importante de longe é a velocidade de download - a Netflix apresentou nesta semana algumas atualizações para o serviço que a equiparam a outros serviços de teste de velocidade da Internet, como o Speedtest.net.
O novo teste de velocidade da Netflix
A partir de agora, os usuários que navegam para fast.com com um navegador da Web moderno ainda verão o tradicional teste de velocidade de download:
Após a conclusão desse teste, no entanto, os usuários podem clicar no botão Mostrar mais informações . Fazer isso iniciará um segundo teste de velocidade que relata a latência e a velocidade de upload:
Clicar no ícone Configurações revela opções adicionais para o número de conexões paralelas com as quais testar e a duração mínima e máxima do teste, o que pode ser bom para identificar problemas com largura de banda inconsistente ou para situações nas quais um provedor de serviços de Internet oferece um modo de "reforço" que inicialmente fornece velocidades mais altas, mas rapidamente se instala em uma velocidade geral mais baixa à medida que a transferência continua.
Para usuários que sempre desejam ver a latência e as velocidades de upload durante o teste de velocidade da Netflix, existe a opção Sempre mostrar todas as métricas e salvar as opções de configuração desse dispositivo por meio de um cookie.
A parte interessante dessa nova funcionalidade é que, como mencionado anteriormente, a experiência atual de streaming da Netflix não depende muito da velocidade ou latência de upload do usuário. Esses são fatores muito mais importantes durante as atividades da Internet em tempo real, como a transmissão de um evento ao vivo, bate-papo por vídeo ou jogos online. A introdução desses testes no serviço de teste de velocidade interno da Netflix pode, portanto, indicar que a empresa está se preparando para expandir sua oferta de serviços para incluir algum tipo de conteúdo em tempo real.