O serviço de vídeo Netflix divulgou resultados positivos na segunda-feira para seu primeiro trimestre de 2013 e a empresa agora está se movendo para expandir seu apelo a uma base de clientes ainda mais ampla. Como esperado, a Netflix anunciou um novo plano familiar para acomodar usuários mais pesados de seu serviço de streaming.
Como parte do pacote somente de streaming de US $ 7, 99 da empresa, os usuários estão limitados a dois fluxos de vídeo simultâneos. À medida que o streaming on-line se torna mais popular a cada ano, e à medida que a biblioteca de vídeos da Netflix cresce, mais assinantes atingem o limite de 2 transmissões, de acordo com o CEO da Netflix, Reed Hastings. Até segunda-feira, a única solução para essas famílias era criar uma conta adicional da Netflix.
Com o novo plano familiar, ao preço de US $ 11, 99 nos EUA, esse limite de transmissão é dobrado para quatro. Embora isso não atenda a todos os usuários, o switch oferece a grupos maiores de assinantes um pouco mais de espaço ao gerenciar seus fluxos do Netflix.
A mudança para quatro fluxos de vídeo simultâneos não afeta a política liberal de logon. Embora as contas da Netflix estejam limitadas a dois ou quatro fluxos simultâneos, não há limite para o número de computadores ou dispositivos que podem fazer login em uma conta individual. Como resultado, famílias numerosas, pais com filhos na faculdade ou até mesmo um grupo de amigos que moram em partes separadas do país podem compartilhar uma única conta, desde que nem todos estejam assistindo ao mesmo tempo.
Antes do relatório da empresa na segunda-feira, alguns esperavam que a Netflix instituísse uma mudança na política para lidar com essa supervisão discutível. Michael Pachter, analista da Wedbush Securities, estima que atualmente 10 milhões de pessoas aproveitam essa política para assistir a transmissões da Netflix sem pagar. Mas a Netflix provavelmente enfrentaria outra reação negativa do consumidor, semelhante ao fiasco do Qwikster no final de 2011, por mudanças.
O relatório de segunda-feira também foi o primeiro desde que a Netflix lançou sua primeira produção original, House of Cards, um drama político baseado nas minisséries da BBC de 1990 com o mesmo nome. Em uma atitude ousada, a Netflix lançou todos os 13 episódios da primeira temporada do programa de uma só vez, permitindo que os usuários assistissem ao programa sem interrupções semanais da mesma maneira que os usuários assistem às temporadas anteriores de outros programas na Netflix.
CEO da Netflix, Reed Hastings
Apesar de oferecer testes gratuitos de um mês que permitiriam que os clientes em potencial assistissem facilmente a temporada inteira de graça e depois cancelassem, Hastings disse aos investidores que o cronograma de lançamento realmente funcionava a favor da empresa, “reforçando nosso atributo de marca, oferecendo aos consumidores controle completo sobre como e quando eles desfrutam do entretenimento. ”Segundo Hastings, “ menos de 8.000 pessoas, de milhões de testes gratuitos no trimestre ”.
A empresa também informou que começaria a lançar "perfis" individuais, um recurso aguardado nos próximos meses. Os perfis dariam aos usuários individuais de uma única conta uma experiência única, adaptada a seus gostos específicos, enquanto navegavam na biblioteca da Netflix.
Embora a Netflix pareça estar disparando em todos os cilindros, seu sucesso ressurgente pode levar à decepção de seus usuários, pois a empresa adota uma nova abordagem para acordos de conteúdo. Nos últimos anos, a Netflix ficou refém de empresas de conteúdo que pretendem cobrar taxas significativamente maiores pelos direitos de streaming de seus filmes e programas de televisão, ou se recusam a licenciá-los completamente.
Com o sucesso inicial de seu experimento de conteúdo original e seu golpe para obter os direitos de estreia dos filmes da Disney no final do ano passado, a Netflix agora parece mais confiante em sua abordagem às empresas de conteúdo. Como exemplo, Hastings disse aos investidores que a empresa deixaria um acordo "amplo" para o conteúdo da Viacom no próximo mês, embora as duas empresas continuem negociando licenças para shows específicos. Isso levaria a uma perda imediata de conteúdo de streaming popular, incluindo favoritos infantis como Dora the Explorer .
Ainda assim, os 29, 2 milhões de assinantes da empresa parecem satisfeitos por enquanto, e Wall Street recompensou a empresa com um aumento que elevou o preço das ações (NFLX) quase 23% no momento da publicação.