Depois de interromper voluntariamente as vendas no início de abril, a Nest devolverá seu detector de fumaça Nest Protect às prateleiras das lojas nas próximas semanas, informou a empresa ao The Guardian na quarta-feira.
A Nest parou de vender o Nest Protect no mês passado depois de saber que o recurso "Nest Wave", que permite ao usuário silenciar um alarme com um aceno de mão, pode ser acionado inadvertidamente durante um incêndio real. No blog da empresa no momento do anúncio do recall:
Na Nest, realizamos testes regulares e rigorosos para garantir que nossos produtos sejam da mais alta qualidade. Durante os recentes testes de laboratório do alarme de fumaça Nest Protect, observamos uma combinação única de circunstâncias que nos levaram a questionar se o Nest Wave (um recurso que permite desativar o alarme com um aceno de mão) poderia ser ativado acidentalmente. Isso poderia atrasar um alarme disparando se houvesse um incêndio real.
Os proprietários existentes do Nest Protect são instados a executar uma atualização de software em seu dispositivo para desativar o Nest Wave, limitando a conveniência do produto, mas garantindo a operação adequada durante uma emergência.
Parece, no entanto, que a Nest não conseguiu encontrar uma solução completa para o problema, pois as unidades Nest Protect programadas para retornar à cadeia de varejo são as mesmas do design inicial, mas com o recurso Nest Wave desativado na fábrica.
A Nest trabalhou com a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA (CPSC) para recuperar ou atualizar os aproximadamente 440.000 Nest Protects em uso. O relatório da CPSC sobre a situação informa os clientes a conectar seus Nest Protects existentes às suas redes sem fio e vinculá-los a uma conta Nest. Fazer isso fornecerá automaticamente a atualização do software e desativa o recurso Nest Wave.
O Nest Protect é o segundo produto a sair da Nest, empresa fundada em 2010 pelos ex-engenheiros da Apple Tony Fadell e Matt Rogers. A empresa também lançou duas gerações de termostatos “inteligentes” que podem trabalhar em conjunto com o Nest Protect para monitorar a atividade doméstica e definir temperaturas apropriadas de economia de energia. Antes do recall, o Nest Protect custava US $ 129 por unidade; presumimos que a Nest manterá o mesmo preço assim que o produto voltar às lojas.