Se você é do tipo de viciado em tecnologia que gosta de cavar em seus registros de acesso à Internet para examinar suas conexões de entrada e saída da Internet, talvez tenha notado que o domínio “1e100.net” aparece de vez em quando, aparentemente sem rima ou Razão, motivo. Em alguns casos, você pode até ter uma conexão persistente com o 1e100.net, mesmo assim que iniciar o computador.
O que na Terra é 1e100.net? Bem, se você é um nerd de matemática, sabe que o símbolo "e" significa exponenciação, e "1e100" significa 1 × 10 à 100ª potência. É um número grande … de fato, é um número tão grande que é chamado de "googol" - um número seguido de 100 zeros. Hmmm, googol, googol … o que é familiar nessa palavra? Ah sim - soa como o Google. E isso porque o Google tem o nome de googol e o 1e100.net é um dos domínios do Google. Uma pesquisa WHOIS para esse domínio revela que ele pertence a eles.
Como muitos usuários avançados não estão cientes dessa conexão, sua primeira reação ao ver o 1e100.net aparecer em um programa de gerenciamento de rede, como um firewall baseado em software, é bloqueá-lo porque eles não sabem o que é. . Além disso, as pessoas ficam assustadas se elas aparecerem como uma conexão persistente da qual elas não conseguem se livrar. No entanto, é uma conexão perfeitamente inofensiva e não há necessidade de pânico. O domínio 1e100.net nunca será exibido por si só. Será sempre um subdomínio como server-name.1e100.net.
Instâncias em que você verá a conexão 1e100.net
(Por "ver", quero dizer visualização de um utilitário de rede que pode monitorar de perto todas as solicitações de rede.)
Qualquer página da web que incorporou vídeo do YouTube
Para o próprio YouTube (uma propriedade do Google) ou qualquer outro site que contenha um vídeo do YouTube, o 1e100.net será exibido mesmo que o vídeo não seja carregado. Quando o Flash player é iniciado, ele faz uma solicitação ao YouTube para a imagem em miniatura do vídeo e, portanto, envia uma solicitação ao 1e100.net para esses dados.
Firefox "navegação segura"
Esse recurso, por padrão, está ativado e usa um servidor do Google para verificar os sites que você carrega para ver se estão na lista "ruim".
Está localizado em Ferramentas / Opções / Segurança:
As duas caixas de seleção "Bloquear sites de ataque denunciados" e "Bloquear falsificações da Web denunciadas" permitem que o Firefox verifique todos os sites que você carrega em relação à lista "ruim" que o Google possui.
Desmarque essas duas caixas se não quiser que a sua navegação seja verificada na lista do Google.
Se você quiser ver os dados de configuração reais para isso, carregue o endereço about: config no Firefox e pesquise a navegação segura , assim:
Você não precisa necessariamente fazer nada aqui, mas se você quiser saber "Quanto Google existe no meu Firefox?", Aí está sua resposta.
Google Earth / Google Updater
O Earth e o Updater (que o Earth instala por padrão) farão conexões com o 1e100.net para verificar se há atualizações.
Você pode instruir o Updater a não fazer isso, se assim o desejar.
Outros lugares?
Tanto quanto sei, as três instâncias acima são onde você verá o 1e100.net aparecer. Agora que você sabe o que é e seu objetivo, agora sabe que não é spyware ou malware. É o Google. Usando um domínio estranho porque … hum … bem … é uma longa história e vamos deixar por isso mesmo. ????