Anonim

Última atualização: fevereiro de 2013

No ano passado, gerenciei um site que passou de consumir 500 GB de dados por mês para 100 TB de dados por mês. Aqui está a progressão das CDNs pelas quais passei e meus pensamentos sobre cada uma. Este não é, de modo algum, um guia abrangente para todas as redes CDN existentes, mas aprendi muito com meu tempo em cada uma.

Cloudfront

Deixe-me começar dizendo: eu nunca usaria o Cloudfront como CDN, a menos que você queira jogar dinheiro no vaso sanitário.

É aqui que começamos, é o Amazon Web Services, eu já estava intimamente familiarizado com os serviços deles. Precisávamos de 500 GB por mês, então nada muito louco. Nesse ponto, tínhamos começado a implementar uma CDN para servir nossos grandes arquivos de imagem que já foram enviados para o S3. 12 centavos por GB não pareciam tão caros naquela época, mas havia também um custo adicional por 10.000 solicitações. Mais uma vez, a quantidade de solicitações era insignificante na época, então acredito que nosso custo total era inferior a US $ 100 / mês, o que era completamente aceitável.

Começamos a encontrar outros itens que tornavam o uso do Cloudfront frustrante. Não há como invalidar itens por meio da interface online da AWS. Você precisa usar as ferramentas de linha de comando ou escrever um script para limpar um arquivo específico do cache. Não é grande coisa, mas é bom poder fazer login diretamente no seu provedor. Tive que escrever um script para limpar alguns arquivos em um cronjob de qualquer maneira, tão fácil quanto montar uma pequena interface para limpar também os itens especificados pelo usuário. Os relatórios também não são bons, não foi exatamente nisso que eles se concentraram.

Então começamos a crescer. Primeiro, movemos todos os nossos arquivos estáticos menores, como nossos arquivos CSS e javascript. Em breve, até movemos nossos arquivos HTML reais para serem espelhados no Cloudfront (isso não é ideal, mas isso é uma discussão para outro dia). 500 GB a 5 TB a 10 a 50. Você faz as contas, isso aumenta rapidamente. Não apenas incorremos em 12 centavos nos primeiros 10 TB, depois 8 centavos nos próximos 40, mas também estávamos acumulando uma fatura pesada na quantidade de solicitações. Chegou ao ponto em que nossa taxa efetiva por GB era de quase 18 centavos. Não há negociação com a Amazon para editores menores (pelo menos acho que não) e, mesmo que houvesse, seus preços estavam tão distantes que eu nem me incomodaria. Adoro tudo sobre a AWS na maioria dos meus projetos, mas usar o Cloudfront para distribuir arquivos não é um deles.

MaxCDN / NetDNA

Deixe-me dizer, primeiro, que eu amei o MaxCDN. Sua interface de back-end é uma alegria de usar. Eles têm bons gráficos em praticamente todas as métricas que você deseja. A invalidação de um item no cache é fácil como torta. Logo após o início do relacionamento, fomos transferidos para o NetDNA, que é o guarda-chuva em que eles colocam seus clientes maiores e tentam prendê-lo em um contrato de longo prazo. De qualquer forma, são exatamente os mesmos sites que eu posso dizer. Acredito que nossa taxa final negociada chegou a cerca de 5 a 6 centavos de dólar por GB, embora não me prenda exatamente a isso.

Isso me leva ao item mais importante sobre preços da CDN, que você deve negociar. Aparentemente, o mundo da CDN é muito cruel, e eles são muito fáceis de reproduzir um do outro. Na verdade, isso me lembrou a última vez que recebi uma cotação de hipoteca, tendo representantes da conta pedindo para ver o contrato do outro e tal. Quando recebi cotações de preço do MaxCDN / NetDNA, pude negociar um preço sem o benefício de outro concorrente que estava concorrendo. Acabei de obter uma cotação melhor porque tento nunca pagar o preço total, se possível. De qualquer maneira, o MaxCDN realiza excelentes ofertas promocionais o tempo todo para clientes novos e existentes.

No final, houve algumas limitações em relação ao armazenamento em cache de conteúdo real que estava causando falha em uma certa seção do nosso aplicativo, o que foi um desagradável para nós. Não vou entrar em detalhes, mas eles recebem um joinha em termos de serviço, interface do usuário e preço. Isso funcionaria para 99% dos meus casos de uso, mas não para essa instância específica.

Edgecast

A Edgecast é uma empresa muito grande, possui uma rede muito boa e preços muito competitivos. O sistema deles conseguiu lidar com o problema que estávamos enfrentando com o NetDNA, então negociamos um acordo e o assinamos. Seus preços não eram tão bons quanto o NetDNA, mas seu back-end permite muita flexibilidade. É um back-end que foi definitivamente construído por desenvolvedores para desenvolvedores. A interface do usuário deixa muito a desejar, mas você pode fazer qualquer coisa que possa imaginar do ponto de vista de armazenamento em cache. Com o NetDNA, eu me sentiria confortável com um login de pessoa não técnica para limpar o cache de um arquivo, com o Edgecast eu não me sentiria tão seguro com isso.

Eles tentam níquel e centavo apenas um pouco com alguns recursos adicionais, em vez de ter tudo embutido no preço. Não me lembro exatamente do que tudo, mas, por exemplo, relatórios em tempo real. Novamente, é isso que estamos usando no momento e eles têm preços excelentes e flexibilidade excelente do ponto de vista do desenvolvimento. Se você pudesse criar minha CDN perfeita, seria o preço e a interface do usuário do NetDNA com a flexibilidade da administração do Edgecast

Arredondar para cima

Não vou entrar em comparações rápidas. Fiz um pequeno teste de velocidade e a velocidade em todos os casos teve uma diferença quase insignificante. Todos os três foram muito rápidos e, segundo todas as contas, pareciam ter redes muito robustas.

Há duas coisas que você deveria ter conseguido com isso:

  1. Não use o Cloudfront
  2. Negociar preço
  3. Eu prefiro o MaxCDN / NetDNA, mas ele realmente se resume às suas necessidades

E sim, é claro, existem muitas outras redes CDN, mas isso não é sobre elas.

Minha progressão cdn