Anonim

Concluí minhas atualizações de hardware para o novo Mac Pro. O sistema agora possui 5 GB de memória e uma segunda placa de vídeo. A segunda placa de vídeo agora me permite expandir além de dois monitores. Como eu tinha vários LCDs espalhados, decidi usá-los. Agora tenho quatro monitores conectados ao meu Mac Pro.

Por quê? Porque eu posso.

Mas, agora que estou fazendo isso, são todas rosas? Não. Então, qual sistema operacional é melhor nesse departamento? Windows XP ou Mac OS X?

Lei de Fitts

Uma das coisas que me impressiona constantemente sobre esse assunto é como os dois campos têm opiniões tão sólidas. Bem, verdade seja dita, parece que os usuários do OS X são os mais defensivos. A Apple é, obviamente, o rei do design de interface. Na maioria das áreas, eu concordo. Quando se trata de suporte para várias telas, eu discordo.

A lei de Fitts é frequentemente citada. A Wikipedia define como:

A lei de Fitts (freqüentemente citada como lei de Fitts ) é um modelo de movimento humano que prevê o tempo necessário para se mover rapidamente para uma área alvo, em função da distância ao alvo e do tamanho do alvo.

Tem uma equação e tudo. Em termos mais simples, a ideia é que, quanto maior o alvo, mais fácil é usar. Portanto, a idéia com a barra de menus superior no OS X é cobrir toda a parte superior da tela. O cursor do mouse não pode se mover além dele. Isso significa que qualquer movimento do mouse para cima chegará ao menu. Alvo muito grande.

Além da lei de Fitts

OK, a lei de Fitts é um modelo viável. Mas, como isso se traduz no uso no mundo real? É aí que deixo de entender o objetivo disso no design do OS X. Vejamos o uso do REAL WORLD de várias telas nos dois sistemas operacionais.

No Windows XP, várias telas são fáceis. Você instala as placas de vídeo, instala os drivers e, em seguida, todas as telas aparecem nas suas Propriedades de vídeo. Você pode movê-los em relação um ao outro, etc. Quando você opera um aplicativo em uma tela específica, a barra de menus acompanha o programa. Portanto, não importa onde esteja o aplicativo, a barra de menus fica a uma curta distância do seu espaço de trabalho.

Agora, vamos usar o OS X. A instalação do driver não é um problema, pois a Apple controla com tanta força o hardware. Ele detecta corretamente todas as telas. Nem sempre detecta a resolução nativa adequada para o monitor, mas isso é fácil de corrigir. Alterar a organização e as configurações de várias telas é realmente fácil com o OS X. Você pode dar a cada tela o seu próprio plano de fundo (mais difícil de fazer isso no Windows). Visualmente, a interface para gerenciar vários monitores no OS X é sólida.

Praticamente, porém, é um pesadelo. E isso se deve ao simples fato de a barra de menus superior estar ligada a uma tela. Claro, você pode escolher facilmente qual das telas é a principal (e, portanto, qual exibe o menu e o Dock), mas não se move. Essa barra de menu superior é usada para todas as aplicações. Todo o gênio do design de interfaces gráficas da Apple parece realmente estúpido quando eles não conseguem pensar em algo melhor que isso.

Portanto, tenho quatro telas conectadas ao Mac Pro. Se estiver trabalhando com um aplicativo na tela remota, preciso rolar DUAS TELAS para acessar a barra de menus do programa em que estou trabalhando. Eu mal posso colocar em palavras o quão idiota isso é. Aqui está uma foto do meu escritório para demonstrar:

O veredito

O suporte a vários monitores do OS X é forte. Na verdade, eu gosto da maneira como ele lida com isso melhor do que no Windows XP. Mas, praticamente , perde muito tempo para o Windows XP. O Windows é muito melhor que o OS X quando se trata da facilidade de uso em um ambiente com vários monitores.

Para contornar isso, a Apple precisa fazer um dos seguintes:

  1. Faça a barra de menus seguir o aplicativo ativo.
  2. Dê uma opção ao usuário para incorporar os menus do aplicativo dentro dos menus do programa.

O item 2 pode ser mais difícil de implementar, pois pode envolver a cooperação dos desenvolvedores de todos os aplicativos para OS X. A barra de menus superior é um grampo do OS X há algum tempo e é difícil mudar. Eu entendi aquilo. Mas, o número 1 deve ser mais fácil de implementar. Até que a Apple faça algo para facilitar isso, acho que eles terão que continuar condicionando os amantes de Mac por que essa idiotice realmente faz sentido (alguns pensam assim).

Até a Apple desenvolver um cérebro sobre esse assunto, deixe para um utilitário de terceiros para ajudar a tornar as coisas um pouco mais fáceis. O utilitário é chamado DejaMenu. Isso permitirá que você configure uma combinação de teclas que duplicará a barra de menus superior no estilo contextual. Portanto, se estiver trabalhando com esse aplicativo no monitor da extrema esquerda, posso pressionar essa combinação de teclas e obter todo o conteúdo da minha barra de menus superior (que fica a duas telas, lembre-se) na minha posição atual do cursor. Não é tão fácil quanto o Windows XP, mas isso facilita muito.

Portanto, nesta partida do Windows contra o OS X, o Windows limpa o chão com o OS X e cospe nele. O OS X é simplesmente mais difícil de usar quando você possui mais de um monitor. E é decepcionante que usuários como eu tenham que ser mais espertos do que o design estúpido usando complementos de terceiros, tornando-se reis de atalhos de teclado ou acelerando o cursor do mouse até a velocidade da luz para percorrer várias telas.

Isso deve ser mais fácil, Apple. Há tanto design inteligente no OS X. Por que não?

Vários monitores: windows xp versus os x