Anonim

Todos nós já passamos por isso em algum momento. Temos um novo disco rígido virgem e precisamos mover todos os nossos programas e arquivos para ele. Você pode ter comprado um novo computador. Você pode apenas instalar um disco rígido novo e mais rápido. De qualquer maneira, você precisa mudar tudo. Você deseja que sua nova configuração funcione exatamente como a antiga. Você quer todos os seus arquivos lá para não perder nada. Qual é a melhor maneira de fazer isso?

Copiando seus programas?

Muitas pessoas novas nos computadores assumem que você pode copiar programas inteiros de um computador para outro e eles funcionarão. Infelizmente, para a maioria dos softwares, esse não é o caso. Os programas de software geralmente têm pastas inteiras e muitos arquivos necessários para funcionar sem problemas. Eles também têm entradas de registro necessárias para funcionar corretamente. Por esse motivo, é necessário dedicar algum tempo para reinstalar todo o seu software. Sim, isso significa encontrar os CDs do programa e executar todos os programas de instalação novamente. Confie em mim, não só isso é necessário para grande parte do seu software, mas seu computador funcionará muito melhor se você fizer dessa maneira.

Copiando seus dados

Seus arquivos de dados são outra questão. Eles são apenas arquivos. Eles não têm tentáculos no registro e podem ser movidos facilmente. Então, a pergunta é: como você move seus arquivos de outro disco rígido?

Provavelmente, você possui um disco rígido em outro computador. Essa unidade possui uma instalação completa do Windows, juntamente com todo o seu antigo ambiente de computação. Mas lembre-se de que tudo isso está no disco rígido. E esse disco rígido é removível do computador antigo. Agora, lembre-se disso por um momento enquanto abordo as maneiras mais óbvias de mover seus dados.

  • CD / DVD. Sim, você pode usar o computador antigo para gravar todos os seus arquivos de dados em discos. Em seguida, basta jogar o disco no novo computador e mover os arquivos. Legal e fácil. Mas, se você tiver muitos dados, precisará de potencialmente muitos discos. E isso pode ser chato e lento.
  • Rede. Se você estiver lidando com dois computadores completamente separados, poderá colocá-los na rede ao mesmo tempo e usar sua rede para mover os arquivos. Essa é uma maneira rápida e agradável de fazê-lo, mas requer tempo para configurar a rede corretamente com as permissões de compartilhamento de pasta adequadas.
  • Internet. Existem serviços de computação remota que podem ser usados ​​para mover arquivos, mesmo que os computadores nem estejam próximos um do outro. Eu uso o LogMeIn.com, por exemplo. Eles têm uma configuração de transferência de arquivos bastante rápida e você pode mover grandes quantidades de dados com ele. Porém, novamente, ele requer dois PCs completamente separados e com acesso à Internet, além de uma assinatura paga ao LogMeIn. Se você estiver usando um serviço de backup remoto como o Mozy ou o Carbonite, é provável que tenha muitos dados armazenados em backup com eles. Você também pode usar o serviço deles para restaurar todos os seus arquivos de dados no seu novo PC.

Maneira para baixo e suja

Muitas vezes, você se encontra com um computador e dois discos rígidos e precisa mover dados. Você pode fazer a transferência inteira com um computador e sem rede. Envolve simplesmente conectar AMBOS os discos rígidos ao computador ao mesmo tempo. Para ilustrar, mostrarei como fiz quando fiz o downgrade do Vista para o XP.

  1. Eu tinha dois discos rígidos, um com uma configuração completa do Vista e outro que estava em branco. Eu queria colocar o XP de volta neste computador. Portanto, desconectei a unidade Vista da placa-mãe e da fonte de alimentação para protegê-la de ser substituída. Reiniciei o computador com o disco rígido em branco e o CD do Windows XP na unidade de CD.
  2. Instalei o XP e o meu software na nova unidade da mesma maneira que faria se o computador fosse novinho em folha.
  3. Eu desliguei o computador, reconecte a unidade Vista e reiniciei.
  4. Entrei no BIOS e verifiquei se a ordem de inicialização ditaria que a unidade com XP nele inicializasse e não o Vista.
  5. O computador inicializa no XP e agora toda a minha unidade Vista é visível dentro do Windows Explorer como um segundo disco rígido.
  6. Copio e colo todos os meus arquivos de dados da unidade Vista para a unidade XP. Vai demorar um pouco, dependendo da quantidade de dados.
  7. Eu desligo o computador, desconecto a unidade Vista novamente e reinicializo.
  8. Lá estou eu, usando o novo disco rígido cheio de todos os meus dados. Nada perdido.

Se seus discos rígidos forem SATA, não será necessário se preocupar com nenhuma configuração. Apenas verifique se a ordem de inicialização está correta. Se você estiver usando o IDE, certifique-se de colocar sua antiga unidade mestre no modo ESCRAVO, para que ela funcione secundária à sua nova unidade.

Se você tiver totalmente medo de abrir o computador e conectar / desconectar discos rígidos, sempre poderá usar um gabinete de unidade USB para conectar seu disco rígido antigo via USB e fazer a mesma coisa. Mas isso exige ter ou comprar um gabinete USB. Meu caminho é totalmente gratuito.

Além disso, se a unidade da qual você está copiando os dados for de outro computador, remova a unidade do computador antigo e conecte-a temporariamente ao novo. Você nem precisa prender a unidade no gabinete. Apenas deixe descansar em algo solto. Desde que não esteja em uma superfície de metal e esteja conectado corretamente, o computador o utilizará da mesma forma, esteja ele aparafusado ou não.

Quem pensou que copiar e colar poderia ser usado para copiar computadores inteiros!

Movendo arquivos da unidade antiga para uma nova