Reparo de componentes eletrônicos.
Se o seu computador repentinamente (ou não tão repentinamente) parar de funcionar, a placa-mãe é um dos possíveis culpados. Infelizmente, eles também são um dos componentes mais problemáticos do computador para reparar ou substituir. A placa-mãe não é apenas um dos componentes mais caros da máquina, se você precisar substituí-la, também precisará substituir a CPU e a memória - uma despesa que pode significar que um computador totalmente novo seria uma alternativa mais barata. No entanto, antes de desenterrar os cartões de crédito, há algumas coisas a serem verificadas, porque esse quadro aparentemente morto pode de fato estar bem. Vou mostrar como diagnosticar problemas na placa-mãe e algumas alternativas para substituir uma placa quebrada.
O que é uma placa mãe?
Links Rápidos
- O que é uma placa mãe?
- Sinais de alerta precoce
- Sinais de falha
- Diagnosticando o problema
- Computador passa POST e inicializa o SO
- O computador não POST ou liga
- Está morto - e agora?
- Recuperação de dados
Para pessoas que não cresceram construindo computadores e que não aprenderam a arquitetura dessas máquinas onipresentes, vamos dar um breve tutorial sobre os componentes de um computador pessoal e onde a placa-mãe se encaixa no esquema. Conceitualmente e fisicamente, os computadores possuem três tipos básicos de componentes: o processador, o armazenamento (também memória e armazenamento permanente) e o sistema de entrada / saída (E / S). O processador é sua CPU, provavelmente um microchip da AMD ou Intel, junto com sua GPU, se você tiver um. O armazenamento é sua RAM e seu (s) disco (s) rígido (s) - onde você coloca suas informações. Por fim, o sistema de entrada / saída são todos os elementos que permitem interagir com o computador - placa de vídeo e monitor, teclado, mouse e assim por diante.
Então, onde a placa-mãe se encaixa nesse sistema? Bem, a placa-mãe não é conceitualmente importante, mas é fisicamente crucial. É a placa de circuito (na verdade, um conjunto de placas de circuito juntas) onde todos esses outros componentes são colocados. A CPU se conecta à placa-mãe, onde se comunica através de um canal chamado "barramento" com o disco rígido, a memória, o teclado e todo o resto. A memória geralmente é colocada diretamente na placa-mãe; o disco rígido provavelmente está em sua própria área, mas se conecta a um controlador de disco rígido localizado, você adivinhou, na placa-mãe. O teclado e os slots USB estão conectados diretamente à placa-mãe. A placa de vídeo é conectada à placa-mãe, geralmente com seu próprio barramento.
É chamado de "placa-mãe" porque, como uma nave-mãe, é a base na qual todo o computador opera. Sem placa-mãe, sem PC.
Existem tantos fios lá.
Sinais de alerta precoce
Se o seu computador começar a desenvolver problemas, na maioria das vezes, há alguns sinais de aviso de que uma parte está indo mal. Aqui estão algumas coisas a serem observadas com sua placa-mãe:
- A placa mãe não reconhece / mostra periféricos.
- Os periféricos param de funcionar por alguns segundos ou mais.
- Inicializações lentas podem indicar que sua placa-mãe está com problemas, mas também pode haver outros componentes (mais sobre isso abaixo).
- O computador não reconhece unidades flash ou o monitor às vezes mostra linhas estranhas (particularmente relevantes se você tiver vídeo integrado na placa-mãe).
- A placa mãe não POST (Power On Self Test).
- Cheiro ou marcas de queimadura em qualquer lugar da própria placa-mãe.
- Capacitores de abaulamento ou vazamento
Sinais de falha
As placas-mãe são historicamente as peças de hardware mais difíceis de diagnosticar porque, na maioria dos casos, você precisa descartar qualquer outra peça de hardware conectada a ela. Geralmente, não existem sinais reais de falha, exceto o computador se transformar repentinamente em um batente de porta caro. Um disco rígido pode dar sinais de falha, como telas azuis ou arquivos perdidos, mas a placa-mãe para de funcionar de repente. Dito isto, aqui estão algumas coisas que você pode tentar primeiro para garantir que o problema esteja com sua placa-mãe em vez de com outro componente de hardware.
Diagnosticando o problema
Existem algumas etapas fáceis para solução de problemas que você pode seguir para determinar se sua placa-mãe está com problemas. Abaixo, dividimos o procedimento de solução de problemas em duas categorias: 1) O que verificar se o computador ainda passa no POST e inicializa (ou tenta inicializar) e 2) o que verificar se o computador não passa mais no POST ou nem liga em.
Computador passa POST e inicializa o SO
Se o computador ainda ligar e até inicializar no sistema operacional, você deve descartar outros componentes de hardware primeiro para garantir que eles não estejam causando os sintomas listados acima.
Disco rígido (s): Os arquivos demoram mais para serem transferidos? Você está vendo erros ou telas azuis? O tempo de inicialização aumentou significativamente? Você ouve algum clique ou um barulho alto? Se a resposta para qualquer uma dessas perguntas for sim, seu disco rígido pode estar com problemas. Vale a pena executar os utilitários de diagnóstico no Windows e / ou no fabricante da unidade. Além disso, consulte o artigo complementar sobre Falha no disco rígido: avisos e soluções.
Vídeo: a exibição parece distorcida ou você vê artefatos na tela que não viu antes? As tarefas intensivas em gráficos causam telas azuis ou instabilidade? Nesse caso, sua placa de vídeo pode estar com problemas e exigirá mais testes. Além disso, consulte o nosso guia sobre sintomas de falha da placa de vídeo para obter mais solução de problemas.
Memória (RAM): Mesmo que não tenha partes móveis, é possível que sua memória esteja com falha e causando erros ou instabilidade no sistema. Nesse caso, recomenda-se a execução de uma ferramenta de diagnóstico como o Memtest86 ou o Memtest86 + para solução de problemas.
Processador (CPU): Embora um pouco raro, a falha na CPU pode ser uma causa de instabilidade do sistema. Se você possui um processador Intel, o download e a execução da Ferramenta de diagnóstico do processador Intel podem descobrir problemas com o próprio processador. Para processadores AMD, tente a ferramenta de monitoramento de sistema AMD.
Fonte de alimentação (PSU): uma fonte de alimentação com falha ou insuficiente (ou que esteja operando fora das especificações) pode rapidamente tornar o sistema instável e também causar danos aos outros componentes do sistema do computador. Verifique se você possui a fonte de alimentação adequada para o seu sistema e verifique as tensões da fonte para garantir que estejam operando de acordo com sua saída nominal (as tensões podem ser facilmente monitoradas no BIOS ou nos utilitários de software fornecidos pelos fabricantes das placas-mãe). Se você ainda não tiver certeza, leia também nosso artigo sobre solução de problemas da fonte de alimentação.
Atualizações do BIOS da placa-mãe: Muitas instabilidades do sistema podem ser corrigidas por uma atualização do BIOS da placa-mãe (especialmente em hardware mais recente). Consulte o site de suporte do fabricante da sua placa-mãe para obter mais detalhes.
Finalmente, também uma breve palavra sobre o resfriamento do sistema: Em muitos casos, ocorrem erros devido a um resfriamento inadequado ou mesmo a uma falha no sistema de computadores. Se algum dos componentes do sistema estiver operando fora das especificações devido ao superaquecimento, poderá ocorrer instabilidade no sistema. Uma inspeção visual do sistema é sugerida para garantir que todos os componentes estejam encaixados corretamente e sendo resfriados o suficiente (por exemplo, os ventiladores da caixa e dos componentes estão funcionando normalmente). Temps também podem ser monitorados quanto a anomalias no sistema operacional usando uma ampla variedade de ferramentas - sugerimos algumas gratuitas que você pode usar em nosso artigo sobre monitoramento de temperatura do PC.
O computador não POST ou liga
Técnicos em miniatura, trabalhando em uma placa de circuito de computador ou placa-mãe. Conceito de suporte técnico.
Se o seu computador não passar no teste POST ou sequer ligar, a falha de hardware é quase certa. Mas a placa-mãe ainda pode estar funcionando. Queremos garantir que não seja outro culpado.
A primeira coisa a fazer é realizar uma breve inspeção visual no próprio sistema. Todos os componentes estão assentados corretamente? Se o sistema ligar, todos os fãs estão girando? Se a placa-mãe possui um indicador LED visual, de que cor é (geralmente verde significa que está tudo bem)? Se houver alguma dúvida, tente reinstalar os componentes conforme necessário e tente iniciar o sistema novamente. Algumas placas-mãe mais modernas terão até LEDs para componentes individuais. Por exemplo, se houver um problema com sua RAM ou CPU, você poderá encontrar um LED perto desse componente específico, indicando se há um problema ou não (novamente, verde geralmente significa que está tudo bem).
A segunda coisa a fazer é confirmar se a placa-mãe produz códigos de erro (ou bipe) ao tentar iniciar o sistema com os principais componentes ausentes (por exemplo, CPU, RAM, vídeo). Isso pressupõe, é claro, que o sistema ainda liga. Por exemplo, se você remover a RAM e iniciar o computador, ele responderá com um bipe de erro? Observe que algumas placas-mãe modernas não suportam mais códigos de bipe (consulte o manual da sua placa-mãe para garantir que a sua). Para obter mais detalhes sobre os diferentes códigos de bipe (erro) da placa-mãe e o que eles significam, consulte estes recursos aqui e aqui.
Em alguns casos, é realmente a fonte de alimentação que é ruim. As fontes de alimentação podem parecer ainda estar funcionando, pois o ventilador da fonte de alimentação ainda pode funcionar, assim como o ventilador da CPU e quaisquer luzes que você possa ter no seu computador. Mas apenas porque essas peças são ativadas, isso não significa que a fonte de alimentação esteja fornecendo suco suficiente para a placa-mãe ou outras partes do computador.
A bateria CMOS prateada dentro de uma placa-mãe.
Por fim, existem mais dois testes rápidos que você pode executar. A primeira e mais rápida é redefinir o CMOS da placa removendo a bateria . O segundo é testar os componentes fora da caixa do PC. Temos um ótimo guia passo a passo nos fóruns da PCMech que o guiará por essas etapas para determinar se você tem um componente curto ou com defeito.
Está morto - e agora?
Infelizmente, se os procedimentos de diagnóstico acima não ajudarem, talvez seja hora de uma nova placa-mãe. Não existe uma maneira real de dizer como sua placa-mãe morreu. As peças eletrônicas sofrem desgaste como qualquer outra coisa. Todas as partes acabam morrendo; é uma coisa normal, embora às vezes as placas-mãe possam morrer devido ao curto-circuito de uma fonte de alimentação de baixa qualidade. Novamente, isso é algo que você pode determinar colocando uma fonte de alimentação nova e, com sorte, de maior qualidade em sua máquina e ver se ela funciona ou não.
Se você sabe que sua placa-mãe está morta, como uma rota alternativa, você pode tentar reparar a placa-mãe, mas não é uma tarefa fácil. Você precisaria de um entendimento sólido dos componentes elétricos, como capacitores, por exemplo. Você precisa entender não apenas o risco de choque elétrico, mas também é difícil verificar se um capacitor está morto nas placas-mãe modernas. No entanto, se você quiser experimentar, o Tom's Hardware montou um guia excelente e bem pesquisado sobre a substituição de capacitores.
A diferença entre um bom capacitor e um capacitor que precisa ser substituído.
Para a maioria das pessoas, porém, é muito melhor comprar uma nova placa-mãe. Nesse caso, é melhor procurar uma substituição exata. Se for muito antigo, considere procurar uma placa-mãe mais nova para o seu sistema, desde que seus componentes funcionem com ela. Por outro lado, pode valer a pena procurar criar um PC totalmente novo, se você puder pagar.
Vale a pena ir até os fóruns da PCMech e consultar alguns de nossos especialistas sobre qual placa é melhor comprar para o seu sistema. Como alternativa, você pode obter alguns bons conselhos sobre como criar um novo PC, se esse for o caminho que você decide seguir!
Recuperação de dados
Outro conceito de suporte técnico de técnicos em miniatura trabalhando na recuperação de dados em um disco rígido.
Quanto à recuperação de dados com uma placa-mãe morta, você realmente teve sorte. Se fosse um disco rígido morto, as chances são de que você teria que enviar seu disco rígido para um serviço de recuperação de dados que cobraria centenas ou até milhares de dólares para recuperar seus dados. E isso é se seus dados foram recuperáveis.
Recuperar seus dados é tão simples quanto obter uma nova placa-mãe e montar o computador novamente. No entanto, com o disco rígido antigo conectado, você precisará selecioná-lo como o dispositivo de inicialização nas configurações do BIOS. Depois disso, todos os seus dados ainda deverão estar lá na inicialização.
Como alternativa, tudo o que você precisa é de um adaptador que transforme seu disco rígido em um disco rígido externo. Nesse ponto, basta conectá-lo a outro computador e todos os seus dados deverão estar disponíveis.
Você já teve problemas com a placa mãe antes? Quais foram os sintomas e como você resolveu o problema? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!
Temos o conjunto de informações da placa-mãe! (Pedimos desculpas por essa piada.)
Aqui está um guia para saber qual o modelo de placa-mãe que você possui no Windows … ou uma peça mais geral sobre que tipo de placa-mãe você possui.
Deseja um conhecimento aprofundado de hardware? Veja como os capacitores da sua placa-mãe funcionam.
Construindo seu próprio PC? Leia nosso guia para escolher a placa-mãe certa para sua compilação… e este guia para as diversas variações no design clássico da placa-mãe ATX.
Aqui estão algumas idéias sobre por que as placas-mãe não têm Wi-Fi embutido.
Aqui está um tutorial sobre o uso de placas-mãe Mini-ITX para PCs pequenos.
Temos um ótimo guia para diagnosticar problemas com sua fonte de alimentação e como saber quando o BIOS precisa ser atualizado.