O PHP é provavelmente a linguagem de script mais popular para projetos da web. Não sou desenvolvedor web, mas um dos meus melhores amigos é. Ela diz que a maioria, se não todos os projetos comerciais da Web atuais que ela conhece, estão sendo executados em PHP. Com isso em mente, aqui está o que ela considera as sete estruturas PHP mais populares para 2017.
Consulte também o nosso artigo Como enviar mensagens de texto com PHP
Primeiro, vamos cobrir a estrutura do PHP.
Estruturas PHP
Links Rápidos
- Estruturas PHP
- Sete estruturas PHP populares
- Laravel
- Symfony
- Phalcon
- Codeigniter
- CakePHP
- Zend Framework
- Fuel PHP
O que é uma estrutura PHP? Uma estrutura PHP é uma plataforma que inclui tudo o necessário para criar aplicativos da web. Como o Photoshop contém a maioria das ferramentas e bibliotecas que você precisaria para criar imagens profissionais e a capacidade de conectar outros plugins e ferramentas a itens não abordados no aplicativo principal, uma estrutura PHP faz a mesma coisa.
Possui a maioria das ferramentas necessárias para tornar o desenvolvimento mais rápido e fácil e é uma plataforma bastante independente a partir da qual se desenvolver. Você pode adicionar recursos ou ferramentas extras usando pacotes.
Para entusiastas ou pequenos projetos, uma estrutura PHP não é realmente necessária. Para projetos maiores ou colaborativos, uma estrutura PHP pode reduzir o tempo de desenvolvimento, reduzir a repetição e permitir a automação de algumas tarefas simples. Ele também pode fornecer recursos de segurança e banco de dados que você precisaria para se programar.
Sete estruturas PHP populares
Esse é o quê das estruturas PHP, agora vamos dar uma olhada em quem.
Laravel
O Laravel é amplamente considerado como um dos melhores frameworks PHP do mercado. Foi lançado em 2011 e foi constantemente atualizado e atualizado nesse período. Ele permite que você crie rapidamente aplicativos PHP em grande escala usando a arquitetura MVC. Também possui a melhor documentação de todas as estruturas PHP.
Sendo tão estabelecido, o Laravel possui muitas ferramentas, pacotes e complementos que facilitam a vida, aplicativos mais poderosos ou geralmente aprimoram o Laravel em alto grau. Aparentemente, o mecanismo de modelo Blade também facilita a vida.
Symfony
O Symfony é o segundo do Laravel em termos de popularidade e poder. Também é considerado muito estável, rápido e modular. O Drupal é construído no Symfony, assim como muitas grandes plataformas e aplicativos da web. Suportado por uma enorme comunidade de desenvolvedores, o framework possui muitos complementos, ótima documentação e um conjunto de recursos muito maduro.
Ele também usa a arquitetura MVC e trabalha com o MySQL e outras arquiteturas de banco de dados. A função Composer é aparentemente um recurso de assinatura do Symfony e uma das razões pelas quais é tão altamente considerada, pois torna o gerenciamento de pacotes PHP muito simples.
Phalcon
O Phalcon também é altamente considerado, mas não tanto quanto o Laravel ou o Symfony. É uma estrutura PHP mais recente que também usa a arquitetura MVC. Também funciona com HMVC. A força de Phalcon é a velocidade. Ele usa a extensão C, que aparentemente o torna muito rápido no processamento de solicitações e na execução de ações.
A Phalcon está conosco desde 2012 e tem sido constantemente refinada e atualizada desde então. Ele inclui suporte a vários bancos de dados, Mapeamento de Documentos para MongoDB, mecanismos de modelos, construtores de formulários e muitas outras ferramentas.
Codeigniter
O Codeigniter é conhecido por permitir o desenvolvimento rápido de aplicativos. Não é tão abrangente quanto o Symfony ou o Laravel, mas ainda tem tudo o que você precisa em uma estrutura PHP. O Codeigniter também é aparentemente mais fácil de entender do que esses outros também, graças à interface do usuário mais simples, boa documentação e uma comunidade forte.
O Codeigniter possui todas as bibliotecas necessárias para tudo o que você provavelmente precisará, além da capacidade de baixar ou criar suas próprias. A estrutura é pequena e rápida, que é a sua força. Ele não foi completamente construído com a arquitetura MVC, o que pode levar um pequeno ajuste se você for um desenvolvedor experiente procurando alternativas. Por outro lado, se você é iniciante, o Codeigniter é reconhecido como muito amigável para iniciantes.
CakePHP
CakePHP é outro framework PHP que é amigável para iniciantes. Tem mais de dez anos e foi aprimorada constantemente ao longo desse tempo. Ele ainda tem uma comunidade enorme que ajuda a mantê-lo e desenvolvê-lo, além de complementos. Ele usa a arquitetura MVC e suporta PHP5 e PHP4, o último dos quais os outros nesta lista não suportam.
Possui poderosas ferramentas de geração de código, gerencia a maior parte do código XML para você, inclui ferramentas de banco de dados, validação, tradução, autenticação e também possui muitos recursos de segurança. Também há suporte premium, caso você queira usar a estrutura comercialmente.
Zend Framework
O Zend Framework é um framework PHP modular que permite criar aplicativos de nível corporativo rapidamente. É conhecido por ser muito estável e por ter uma enorme variedade de ferramentas e plugins que você pode usar. Ele também oferece criptografia de ponta a ponta e muitos outros recursos de segurança que estão ganhando muita atenção dos clientes.
O Zend Framework usa a arquitetura MVC e funciona bem com o PHP5.3. Ele também possui ferramentas de abstração de banco de dados, autenticação, feeds, formulários e muitas outras ferramentas legais. Zend tem uma desvantagem. É grande, complicado em alguns locais e foi projetado para aplicativos de nível corporativo. Se você deseja desenvolver aplicativos menores, o Zend não será o ideal. Fora isso, é o melhor desempenho.
Fuel PHP
O Fuel PHP é outro framework PHP para iniciantes, com ótima documentação. É de código aberto e possui uma enorme comunidade de desenvolvedores e apoiadores dedicados. Ele usa a arquitetura MVC e também é compatível com HMVC e ViewModels. É leve, mas contém uma infinidade de ferramentas e bibliotecas necessárias para criar aplicativos.
Sua força reside na facilidade de uso, mas ainda existem muitos recursos, incluindo um modular construído com muitos pacotes e módulos que incluem muita segurança, dezenas de classes, geradores de código, ferramentas de banco de dados e recursos ORM.
Embora o Laravel e o Symfony sejam amplamente considerados como os melhores frameworks PHP, os outros mencionados nesta lista são alternativas credíveis se você não gostar dos dois. Cada um tem pontos fortes e fracos, mas compartilham pontos em comum o suficiente para que você possa mudar de um para outro com o mínimo de barulho.
Como você pode imaginar, tive muita ajuda para compor esta lista de sete estruturas PHP populares. Quaisquer erros ou omissões são apenas meus.
Você tem outras estruturas PHP que você usa e recomendaria? Conte-nos sobre eles abaixo se você o fizer!