Anonim

A Apple apresentará a próxima geração de hardware do iPhone no próximo mês e, embora ainda restem dúvidas sobre os recursos exatos dos próximos telefones "iPhone 5S" e "iPhone 5C", agora está claro que ambos ostentarão a mesma tela de 4 polegadas que a Apple introduziu no iPhone 5 em setembro passado. De acordo com dados da empresa de pesquisa Statista, no entanto, isso pode ser um problema para as perspectivas de participação de mercado da empresa Cupertino.

Além de questões de qualidade e experiência do usuário, o Android rapidamente passou e ampliou sua liderança sobre a Apple na corrida mundial por smartphones, e agora detém uma enorme liderança em participação de mercado. Isso faz dos proprietários de Android o maior grupo demográfico de compradores de smartphones e, enquanto os dispositivos Android são de todas as formas e tamanhos, uma coisa fica clara no relatório da Statista: eles adoram telas grandes.

Segundo os dados fornecidos pela Kantar Worldpanel ComTech, mais de 55% dos smartphones Android vendidos nos EUA durante o segundo trimestre apresentaram telas maiores que 4, 5 polegadas. Isso é superior a apenas 12% no mesmo trimestre do ano passado.

Apenas 16% dos compradores do Android escolheram dispositivos com telas menores que 10 cm, e 15% impressionantes optaram por grandes dispositivos "phablet" com telas de 5 polegadas ou maiores.

Rumores persistem há mais de um ano que a Apple pode lançar um iPhone de 5 polegadas, mas vazamentos de parte e fontes da cadeia de suprimentos deixam claro que isso não acontecerá com esta próxima revisão. Também é difícil dizer se o mercado leva a sério os dispositivos do tamanho de "phablet" ou se é simplesmente uma moda passageira. Os smartphones maiores tornam mais difícil para o usuário interagir rapidamente com o dispositivo usando uma única mão - algo em que a maioria dos usuários de smartphones confia - e eles são obviamente mais visíveis e se encaixam com menos facilidade em bolsos e bolsas.

Mas dispositivos maiores também têm seus pontos positivos. Jogos e vídeos são mais fáceis de ver e os aplicativos de produtividade ganham muito espaço na tela. Telas maiores e mais brilhantes também parecem mais atraentes para os consumidores, especialmente em um cenário de varejo no qual os americanos podem adotar a mentalidade estereotipada de "quanto maior, melhor".

Independentemente do que a Apple lançar no próximo mês, a empresa ainda venderá dezenas de milhões de unidades para seus clientes fiéis. A chave para garantir seu sucesso futuro, no entanto, é capturar novos membros do mercado e converter aqueles que usam Android ou outras plataformas que não sejam da Apple.

Apesar de compartilhar sua opinião, a Apple vende menos de 15% de seus iPhones por meio de suas lojas Apple, com a maioria das vendas para os consumidores cortesia diretamente das operadoras de celular. Nesse ambiente, onde os consumidores estão em uma loja olhando para uma fila de smartphones de vários fabricantes, não é surpreendente saber que os dispositivos com as telas maiores e mais impressionantes estão vencendo.

Supondo que a tendência para telas maiores continue, a Apple precisará, eventualmente, abordar o mercado com um dispositivo de 4, 5 ou 5 polegadas. Com esse produto provavelmente a menos de um ano de distância, e com o Android aumentando sua participação no mercado a cada dia, será tarde demais quando chegar ao mercado?

Mais da metade dos telefones Android vendidos no segundo trimestre tinha telas de 4,5 polegadas +