Anonim

Existe um adaptador para encaixar um SSD em um slot de HDD? Você pode usar um SSD como um substituto direto de um HDD? Como você atualiza de um para o outro? O tutorial de hoje é sobre atualizações de disco rígido.

Com os preços do SSD caindo o tempo todo, a atualização de uma unidade de disco rígido (HDD) para um estado sólido (SSD) é uma das atualizações de desempenho mais eficazes que você pode fazer. Agora é possível comprar um SSD de boa qualidade por menos de US $ 0, 30 por GB. Com mais fabricantes transferindo a produção inteiramente para SSD, faz sentido comprar um, se você puder comprar um.

Por que atualizar para SSD?

Há duas razões principais pelas quais você deve considerar a atualização de um disco rígido para um SSD, economia de velocidade e energia. A velocidade é medida com a rapidez com que um disco pode ler e gravar um arquivo e a potência é quantos watts por hora são necessários para mantê-lo funcionando. Para a maioria de nós, a velocidade é a única consideração real, mas se você administra um departamento de TI, a economia de energia também é uma consideração.

Uma unidade de disco rígido padrão lê e grava entre 80 e 160MB / s. Quanto mais nova a unidade, mais rápida a leitura e gravação. Um SSD médio pode ler a 560MB / se escrever em até 530MB / s. Os SSDs M.2 mais recentes podem gravar muito mais rapidamente. Por exemplo, o Samsung 970 EVO tem uma velocidade de leitura de 3.400 MB / se uma gravação de 1.500MB / s. Compare esses míseros 80 MB / s contra 560 ou até 3.400 MB / s e você verá por que as pessoas estão atualizando.

O uso de energia é mais difícil de quantificar, pois nem sempre há dados suficientes disponíveis para tomar decisões informadas. Na maioria das vezes, um SSD normalmente oferece economia de energia, mas não da maneira que você espera. O consumo máximo de energia para um SSD será maior porque funciona muito mais rápido e executa muito mais tarefas rotineiras de limpeza. No entanto, esse consumo de energia de pico será por períodos muito mais curtos devido a essa velocidade.

Existe um adaptador para encaixar um SSD em um slot de HDD?

Se você deseja atualizar de um disco rígido para um SSD, precisará de um gabinete com slots de unidade de 2, 5 ”ou usar um adaptador. Um HDD é um dispositivo de 3, 5 ”, portanto há uma diferença de tamanho entre os dois. Embora a fixação de um SSD no local seja puramente opcional se você não transportar o PC, ele poderá diminuir a vibração e o ruído se o fizer.

Produtos como esses adaptadores de montagem em unidade funcionarão perfeitamente. Eles se encaixam no suporte do disco rígido e prendem o SSD no lugar. A maioria exigirá que você aparafuse o SSD na montagem e prenda ou aparafuse a montagem onde costumava estar o disco rígido. Leva apenas alguns segundos para fazer e usa montagens de parafusos existentes na unidade e na caixa do computador.

Outros adaptadores e varejistas estão disponíveis.

Você pode usar um SSD como um substituto direto de um HDD?

Sim você pode. Qualquer que seja o sistema operacional usado, ele deve reconhecer uma unidade SSD. O único momento em que você precisa ser cauteloso é se estiver substituindo um SSD em um Mac. Existem requisitos de compatibilidade que você precisa ter em mente se estiver fazendo isso. Se você estiver usando o Windows ou Linux, não há problemas com a substituição de um disco rígido por um SSD. Ambos reconhecerão a unidade e oferecerão formatação para que possa ser usada imediatamente.

Como você atualiza do HDD para o SSD?

A atualização de um disco rígido para um SSD é muito simples. Ainda mais se você não estiver atualizando a unidade em que seu sistema operacional está instalado. Mesmo assim, o processo ainda é possível por um usuário doméstico.

Antes de comprar um SSD, você precisa garantir que a fonte de alimentação do seu computador possua conectores SATA e que a sua placa-mãe possua conectores SATA III. Se você não tiver essas coisas, poderá usar os adaptadores de energia SATA. Um SSD funcionará no SATA II, mas você não terá tantos benefícios de velocidade. Se você tiver essas coisas, precisará apenas do seu novo SSD e de uma hora do seu tempo.

  1. Desligue o seu PC, mas deixe-o conectado à rede elétrica.
  2. Retire a tampa da caixa e reserve.
  3. Unbox seu novo SSD e tê-lo em mãos. Certifique-se de ter o cabo SATA também.
  4. Identifique o disco rígido que você está trocando e o conector SATA na sua placa-mãe para conectar o SSD.
  5. Conecte o cabo SATA ao SSD na sua placa-mãe.
  6. Conecte o conector de alimentação SATA ao SSD.
  7. Ligue o seu PC.
  8. Seu sistema operacional deve reconhecer a nova unidade, atribuir uma letra de unidade e oferecer formatação. Permita que faça isso.
  9. Copie todos os arquivos do disco rígido que você está substituindo no seu SSD.
  10. Desligue seu PC.
  11. Remova a antiga unidade de disco rígido do seu computador e remova os cabos.
  12. Aparafuse o SSD no adaptador e o adaptador no slot do disco rígido do gabinete do computador.
  13. Conecte o cabo SATA e de alimentação ao SSD.
  14. Substitua a caixa do computador.
  15. Inicie o seu PC.

Você pode clonar discos rígidos para que correspondam exatamente à unidade antiga, mas isso geralmente é um exagero. Se você possui um PC sobressalente, pode clonar a unidade do sistema operacional, mas eu sempre recomendo uma nova instalação do sistema operacional. Isso permite que você inicie novamente e use seu novo disco mais rápido com uma nova instalação.

Se você usa o Windows e está substituindo a unidade de inicialização, siga alguns dos procedimentos acima, mas apenas copie todas as pastas que deseja manter em outra unidade ou unidade ou dispositivo externo. Em seguida, substitua a unidade, insira a mídia de instalação do Windows e siga o assistente de instalação incorporado. Uma vez instalado, você pode copiar os arquivos para o Windows e usá-los normalmente.

A atualização de um disco rígido é muito simples. Contanto que sua configuração atual seja compatível com SATA III e o conector de alimentação SATA correto, o resto será arrastar e soltar e substituir diretamente. Se eu posso fazer isso, qualquer um pode!

Modifique seu slot de disco rígido e permita um ssd com esses adaptadores