O Microsoft Windows oferece recursos avançados de pesquisa que permitem ao usuário localizar arquivos em qualquer lugar da unidade a partir de um único local de pesquisa. Mas enquanto o recurso de pesquisa do Windows tem a capacidade de pesquisar o conteúdo do arquivo, além do nome do arquivo, as configurações padrão não permitem a pesquisa do conteúdo do arquivo para todos os tipos de arquivo. Veja como gerenciar as opções de indexação de pesquisa do Windows para incluir o conteúdo de arquivos para tipos de arquivos específicos.
Começaremos com um exemplo: temos uma planilha do Excel que lista “TekRevue Quarterly Sales”. Infelizmente, salvamos este arquivo com o nome padrão “Quarterly sales report1.xlsx”. Como a pesquisa do Windows não indexa o conteúdo do arquivo Planilhas do Excel por padrão, quando pesquisamos "TekRevue", não recebemos resultados.
O que precisamos fazer é dizer ao Windows para indexar o conteúdo de nossas planilhas do Excel, e não apenas o nome do arquivo. Vá para Painel de controle> Opções de indexação> Avançado . Se o seu Painel de Controle estiver configurado por categoria, você pode simplesmente procurar por "Indexação" na caixa de pesquisa para encontrar a janela de configurações correta.
Na janela Opções avançadas, clique na guia Tipos de arquivo . Esta é uma lista de todos os tipos e extensões de arquivo atualmente reconhecidos pelo Windows. Encontre o tipo de arquivo que deseja modificar - no nosso caso, é a extensão de arquivo .xlsx do Excel - e clique para destacá-lo.
Abaixo da lista de extensão de arquivo, o Windows pergunta “Como esse arquivo deve ser indexado?” Somente Propriedades do Índice significa que apenas o nome do arquivo e as propriedades do tipo de arquivo externo serão indexadas e pesquisáveis. Propriedades do índice e conteúdo do arquivo informa ao Windows para indexar o arquivo inteiro, incluindo todos os dados nele contidos. Em nosso exemplo, selecionaremos a última opção e pressionar OK para salvar nossas alterações.
Quando você faz alterações nas opções de indexação, o Windows precisará recriar o índice de pesquisa. Isso pode levar um longo tempo, dependendo de quantos arquivos estão configurados para serem indexados e da velocidade da sua unidade e processador de armazenamento. Você pode continuar usando o seu PC enquanto o índice é reconstruído, mas algumas funções de pesquisa podem retornar resultados incompletos até que o processo concorra.
Uma observação: por padrão, o Windows pesquisa apenas indexa arquivos na sua pasta de usuário. No nosso caso, nossos documentos são salvos em nossa pasta de usuário, então estamos prontos. Se, no entanto, você desejar pesquisar rapidamente outros locais da unidade, retorne ao painel de controle Opções de indexação, escolha Modificar e selecione as unidades ou pastas que deseja indexar.
Além de recriar o índice de pesquisa do Windows, você também pode precisar reiniciar para ver as alterações entrarem em vigor. Após a reinicialização e a reconstrução do índice de pesquisa do Windows, agora vemos que nossa planilha do Excel aparece como resultado ao pesquisar "TekRevue" porque a pesquisa do Windows encontra esse termo no próprio arquivo.
Nosso exemplo abordou arquivos do Excel, mas as mesmas etapas básicas se aplicam a outras extensões de arquivo. Simplesmente repita o processo acima para qualquer tipo de arquivo que você deseja indexar completamente. Observe, no entanto, que quanto mais informações a pesquisa do Windows tiver para indexar, maior será o índice mestre, de alguns megabytes a centenas de gigabytes, dependendo da quantidade e complexidade dos arquivos indexados. Portanto, certifique-se de encontrar um equilíbrio entre a conveniência e os recursos do seu sistema, e não basta dizer ao Windows para indexar o conteúdo de cada arquivo em sua unidade.