Anonim

Matlab e Minitab são ferramentas para manipulação e representação visual de dados. Embora ambos os programas tenham um objetivo semelhante, alguns de seus recursos são muito diferentes.

Como essas ferramentas não são baratas e têm um nicho específico, você deve saber quais recursos eles oferecem e quais não têm antes de tomar sua decisão final.

Este artigo examinará as diferenças entre esses dois programas estatísticos e matemáticos. Felizmente, isso ajudará você a decidir qual é o melhor para você.

Interface de usuário

Quando se trata de interface do usuário, esses dois programas são completamente diferentes. O Minitab geralmente é muito mais fácil de usar que o Matlab.

Possui uma interface que permite inserir dados semelhantes ao Microsoft Excel. Existe uma maneira simples de inserir técnicas estatísticas usuais, como regressão ou séries temporais, em dados menores. Com uma interface de usuário apontar e clicar, é extremamente fácil para iniciantes.

Por outro lado, o Matlab é um pouco mais complexo. Ele tem como alvo principalmente cientistas e engenheiros e possui uma interface de linha de comando. Para dominar essa ferramenta, você deve aprender o idioma do programa. Realizar algo diferente dos testes mais básicos pode ser terrivelmente difícil ou até impossível, caso contrário. Como leva tempo para aprender Matlab, não é a melhor opção para iniciantes.

Objetivo

O Matlab possui muitos procedimentos internos e pode servir sozinho como uma ferramenta de pesquisa aplicada. Você pode usá-lo para matemática pura e aplicada e também para computação numérica. Ele também oferece ótimos gráficos e gráficos de funções e equações.

No entanto, o Minitab não é tão poderoso. Ele não suporta técnicas mais recentes e estruturas de dados complexas. Seu objetivo é muito maior no departamento acadêmico. Graças a uma interface amigável e sem a necessidade de aprender uma linguagem de codificação, os alunos podem se concentrar apenas nas estatísticas.

Funções

Ambos os programas podem executar uma variedade de métodos estatísticos. O foco principal do Matlab está nas operações matemáticas, para que ele possa lidar muito melhor com funções e matrizes grandes. O Minitab tem um desempenho muito melhor em estatística, com muitas técnicas disponíveis.

Ambas as ferramentas podem executar métodos como procedimentos multivariados, análise de componentes principais e estatística descritiva. Depende apenas se você pretende se concentrar em estruturas complexas e problemas de matemática ou em estatísticas puras.

Para simplificar: o Minitab é o Excel para estatísticos, enquanto o Matlab é o Excel para os engenheiros.

Exigências

Os requisitos do sistema são muito diferentes para esses dois programas. O Minitab tem baixos requisitos, enquanto o Matlab é um peso pesado.

O requisito mínimo do Minitab é 512 MB de RAM, enquanto você deve ter 1 GB ou mais para o software funcionar sem problemas. Atualmente, todos os que possuem um computador devem ter uma configuração melhor que essa. Você também precisará de 160Mb de espaço no disco rígido.

O Matlab, por outro lado, precisa de um computador mais forte. Funciona melhor se você tiver pelo menos 2 GB de RAM, enquanto também deve ter pelo menos 4 GB de espaço livre.

Além disso, o Matlab é compatível com Windows, Mac e Linux. O Minitab, no entanto, só pode funcionar com o Windows.

Preços

O Minitab tem vários planos. Se você quiser usar o software como um usuário individual, precisará pagar US $ 2.390. Há também um plano anual para vários usuários, no qual 10 usuários podem usar o mesmo programa por um ano, em torno de US $ 8.000. O preço permanente para 10 usuários é de US $ 32.250.

O Matlab possui muitos tipos de licença. A licença padrão é de cerca de US $ 2.200. Isso significa que você instalará, operará e administrará o programa por conta própria.

Há também uma licença individual acadêmica, se você é professor ou aluno de uma instituição educacional. Ele tem um desconto, onde os estudantes pagam apenas US $ 23 pela duração de seus estudos.

Qual é o melhor?

Como você pode ver, ambos os programas são caros e você deve considerar todos os aspectos antes de optar por um. Ambos têm nichos bem definidos e terão seu conjunto de fãs, além de usuários insatisfeitos.

Para iniciantes, professores e pessoas que não têm experiência em linguagens de script, o Minitab pode ser uma opção melhor. É fácil de usar e leva apenas algumas horas para aprender. Possui seu próprio assistente virtual para guiá-lo através de análises estatísticas fáceis e resumos abrangentes.

Para estatísticos, o Minitab oferece um desempenho muito mais conveniente. Possui uma excelente saída visual e você também pode importar facilmente todos os gráficos para o Microsoft Office. O programa em si é leve, mas você precisa do Windows para usá-lo.

Por outro lado, o Matlab tem muito mais a oferecer e trabalha com várias plataformas. No entanto, possui uma curva de aprendizado acentuada. Também é caro, mas oferece grandes descontos para estudantes e universidades. Se você precisar de um programa para trabalhos matemáticos complexos, poderá experimentar o Matlab.

Minitab vs. matlab - o que é melhor