Anonim

O fator de forma da placa-mãe ATX foi introduzido pela primeira vez em 1995. Se você já construiu um PC, obviamente está familiarizado com o tamanho de 12 polegadas de comprimento por 9, 6 polegadas de largura.

O microATX, um tamanho de 9, 6 × 9, 6 polegadas, seguiu logo o ATX com sua introdução em 1997.

O Mini-ITX, um formato de 6, 7 x 6, 7 polegadas, foi lançado pela VIA Technologies em 2001; ela ganhou muitos seguidores e é uma placa-mãe pequena e genuinamente boa para acompanhar quando o tamanho é uma preocupação.

O que está disponível agora há alguns anos atrás?

Quando o Mini-ITX era novo, o problema era que as CPUs disponíveis eram poucas e a maioria das placas-mãe Mini-ITX eram vendidas com o processador embutido diretamente nelas, então você não podia nem trocá-las.

Hoje, muitas mais placas-mãe Mini-ITX estão disponíveis e suportam CPUs - até um Quad Core 2 de 65W! Essa é uma velocidade séria para uma prancha super pequena.

Além disso, muitos Mini-ITX agora podem suportar até 4 GB de RAM, enquanto anteriormente você não podia ir além de 2 GB.

Você deve comprar um estojo para uma compilação Mini-ITX?

Sou da opinião de que você não deveria e optou por criar um caso personalizado. O motivo? Você provavelmente não vai gostar de quais opções estão disponíveis.

Uma opção de caixa personalizada que é relativamente fácil de trabalhar é aquela que pode surpreendê-lo - um receptor estéreo doméstico antigo. Eles seguram placas de circuito mais ou menos da mesma maneira que as caixas de PCs suportam placas-mãe e têm aberturas de ventilação na tampa superior para que o calor escape, portanto, elas são seguras de usar. Estripar uma é uma tarefa relativamente simples e você terá espaço mais do que suficiente para trabalhar. Cortar furos para ventiladores, se necessário, requer apenas as habilidades mais básicas. As portas na parte traseira podem ser modificadas facilmente para que pequenos fios USB se projetem para acomodar itens como teclados, mouses, impressoras e assim por diante.

Essa configuração pareceria 100% adequada como um PC de centro de entretenimento.

Benefícios adicionais: com alguns ajustes, você pode modificar o painel frontal para posicionar o infravermelho para poder operar o computador com um controle remoto de terceiros.

O Mini-ITX "joga bem" com os sistemas operacionais modernos?

Sempre funcionou, e com as opções modernas de CPU, a chance de um sistema operacional não funcionar corretamente usando uma placa Mini-ITX é muito pequena. O Windows XP, 7 e todas as distribuições modernas de Linux (especialmente esta) funcionarão facilmente com placas Mini-ITX.

Ainda existe a opção de ficar “sem fãs?”

Existe, mas eu não recomendo seguir esse caminho. Você terá que escolher propositalmente uma placa Mini-ITX com uma CPU incorporada que possua um enorme dissipador de calor em cima desta maneira:

… E provavelmente será mais lento se comparado ao uso de um mobo que permite o processador de sua escolha. Além disso, é bem provável que você precise encomendar a placa-mãe de um revendedor do qual você normalmente não compra apenas para obtê-la - o que significa que custará muito mais.

Para ver as opções de Mini-ITX sem ventilador disponíveis, use esta pesquisa no Google.

Uma compilação Mini-ITX pode ser usada como um PC de mesa comum?

É claro que pode, no entanto, se for uma compilação de desktop que você deseja montar, mas quer ficar menor, o microATX ainda é o caminho a percorrer. O espaço extra permite mais RAM, cartões extras e assim por diante. O Mini-ITX por natureza foi projetado para ser usado em uma configuração de estilo incorporado, portanto, suas opções para o que você pode adicionar serão menores.

Aqui estão alguns links para algumas placas-mãe Mini-ITX para ver se esse fator de forma é adequado para você:

Placas-mãe Intel-CPU Mini-ITX

Placas-mãe AMD-CPU Mini-ITX

Opções da placa-mãe Mini-itx para compilações de PCs com fator pequeno