A Microsoft lançou hoje um novo anúncio bem-humorado para a plataforma para tablets Windows 8 da empresa. O anúncio coloca um tablet ASUS (o VivoTab Smart de 10, 1 polegadas) contra o iPad de quarta geração e usa o assistente digital Siri da Apple para destacar os recursos mais avançados da plataforma Windows.
Em ordem, a Siri informa ao espectador que o iPad não pode "atualizar assim", mostrando os blocos ao vivo do Windows na tela Iniciar; só pode "fazer uma coisa de cada vez", referindo-se à capacidade do Windows de executar dois aplicativos lado a lado; e não pode executar o PowerPoint, uma chance do que é percebido como falta de aplicativos de produtividade de escritório de qualidade no iOS.
O anúncio termina com a Siri, desanimada, perguntando se os dois tablets poderiam "apenas tocar Chopsticks", uma alusão a um comercial do iPad a partir do final de 2012 (incorporado abaixo).
O anúncio da Microsoft também destaca com destaque a diferença de preço entre os dois dispositivos, mostrando que um iPad Wi-Fi de 64 GB custa US $ 699 enquanto o VivoTab Smart de 64 GB custa apenas US $ 449. O anúncio não menciona, no entanto, que o iPad de tamanho normal custa US $ 499 para um modelo de 16GB, enquanto o iPad mini custa US $ 329. Embora a capacidade seja um fator importante para comparações, é provável que muitos compradores que decidem entre as plataformas a considerem secundária à funcionalidade e à experiência do usuário.
A atual geração de iPads da Apple foi lançada em novembro de 2012. Espera-se uma grande atualização do produto para este outono e trará um design mais fino e leve, juntamente com as melhorias de desempenho usuais. Os tablets Windows foram lançados com o lançamento do Windows 8 em outubro passado. Eles são oferecidos nas configurações “RT” e “Windows 8” baseadas em ARM e x86. A Microsoft está programada para lançar o Windows 8.1 (codinome "Blue") ainda este ano, o que trará suporte aprimorado para tablets menores.